Trocar the ligação ethernet para wifi após instalação do Hassio

Olá pessoal.
Sou novato nestas andanças, mas instalei esta semana o Hassio no RPI3b+. Tenho tido algumas dificuldades mas tenho lido todos os tópicos aqui para ver se percebo melhor.
Em relação a esta dúvida não encontrei em lado nenhum.

Quando instalei o hassio não alterei o ficheiro no cartão SD para configurar o wifi. Agora quando retiro o cartão do rpi e insiro no windows surge uma mensagem a perguntar se quero formatar o cartão? Eu penso que não posso carregar, mas a verdade é que não tenho outra forma de aceder às configurarações da rede.Idealmente gostaria de ter as duas opções de ligagas (quando tivesse o cabo ficaria por ethernet, caso contrário wifi) Conseguem ajudar?

Bem vindo @carlosdeazeredo!

Vamos por partes.

Isso é perfeitamente normal. O cartão está formatado com partições Linux que o Windows não reconhece. Ignora os erros e usa apenas a partição que é reconhecida pelo Windows.

O HA não deve ficar ligado por WiFi devido às (pouca) fiabilidade da ligação. A ligação por cabo é a preferível para sistemas de automação doméstica e para todos os sistemas que necessitem de ligação 24h/7.

Além disso deves usar sempre IP fixo no HA.

Obrigado @j_assuncao.
Eu no futuruo iria manter a ligação por rede, neste momento estou a testar num cartão as funcionalidades para quando entrar na casa nova já ter alguma experiencia. Em relação aos erros ele apenas me pede para formatar. Quando ignoro essa mensagem o cartão fica inacessivel e quando volto clicar aparece de novo a mensagem para formatar ( não sei se estou a ser muito noob)

Já tenho o IP fixo instalei o duckdns e o lets encrypt, mas não consigo aceder pelo endereço dns. Eu penso que o problema está no router da vodafone com a porta não ser aberta ainda não percebi porque.

Depois dessa mensagem há sempre uma partição que fica acessível ao Windows.

Isso vai por ai uma confusão enorme.