Trocar the ligação ethernet para wifi após instalação do Hassio

Olá pessoal.
Sou novato nestas andanças, mas instalei esta semana o Hassio no RPI3b+. Tenho tido algumas dificuldades mas tenho lido todos os tópicos aqui para ver se percebo melhor.
Em relação a esta dúvida não encontrei em lado nenhum.

Quando instalei o hassio não alterei o ficheiro no cartão SD para configurar o wifi. Agora quando retiro o cartão do rpi e insiro no windows surge uma mensagem a perguntar se quero formatar o cartão? Eu penso que não posso carregar, mas a verdade é que não tenho outra forma de aceder às configurarações da rede.Idealmente gostaria de ter as duas opções de ligagas (quando tivesse o cabo ficaria por ethernet, caso contrário wifi) Conseguem ajudar?

Bem vindo @carlosdeazeredo!

Vamos por partes.

Isso é perfeitamente normal. O cartão está formatado com partições Linux que o Windows não reconhece. Ignora os erros e usa apenas a partição que é reconhecida pelo Windows.

O HA não deve ficar ligado por WiFi devido às (pouca) fiabilidade da ligação. A ligação por cabo é a preferível para sistemas de automação doméstica e para todos os sistemas que necessitem de ligação 24h/7.

Além disso deves usar sempre IP fixo no HA.

Obrigado @j_assuncao.
Eu no futuruo iria manter a ligação por rede, neste momento estou a testar num cartão as funcionalidades para quando entrar na casa nova já ter alguma experiencia. Em relação aos erros ele apenas me pede para formatar. Quando ignoro essa mensagem o cartão fica inacessivel e quando volto clicar aparece de novo a mensagem para formatar ( não sei se estou a ser muito noob)

Já tenho o IP fixo instalei o duckdns e o lets encrypt, mas não consigo aceder pelo endereço dns. Eu penso que o problema está no router da vodafone com a porta não ser aberta ainda não percebi porque.

Depois dessa mensagem há sempre uma partição que fica acessível ao Windows.

Isso vai por ai uma confusão enorme.

  1. IP fixo não tem nada a ver com DuckDNS nem com Let’s Encrypt,
  2. Se instalaste o addon do DuckDNS não precisas do da Let’s Encrypt para nada,
  3. Os acessos não têm a ver com a porta mas sim com o port forwarding,
  4. Se o port forwarding não estiver bem feito, o DuckDNS não criou o certificado,
  5. Sem um certificado não consegues aceder pelo endereço do DuckDNS,
  6. Caso o certificado tenha sido criado estás a aceder por HTTP ou HTTPS?

Faz as coisas por partes. Começa por dar um IP fixo ao Rpi. Depois desinstala o DuckDNS e o Let’s Encrypt e tornas a instalar o DuckDNS. Se não conseguires pôr a funcionar pesquisa aqui no forum pois praticamente todas as tuas duvidas já foram respondidas aqui. Se mesmo assim não conseguires abre um novo tópico para colocar o problema colocando as tuas configurações.

Não esqueçer de ler a FAQ, os Termos de Serviço/Regras e de formatar devidamente o código.

Olá,

Sim eu já consegui por a funcionar a ligação externa. Secalhar expliquei me mal. Estava a querer dizer que não conseguia aceder ao cartão depois de instalar o hassio porque o windows não me permite.

2a parte - Expliquei que não conseguia aceder ao endereço do duckdns criado mas que andava a ver em aqui no forum soluções. O problema estava no config a aspa no “http” :confused:

Pelo que estas falar não é preciso o let’s encrypt? Eu pensei que era necessário para aceder por https. Neste momento estou a aceder por https o endereço que criei no duckdns. Mas se não preciso do let’s encypt desinstalo já…

3a parte (nova) Agora estou com problemas no google home que não reproduz tts. Pelo que li tenho algum trabalho pela frente

Se queres aceder ao cartão, usa o addon Samba que te permite aceder ao cartão sem teres de o tirar do Rpi.

Não percebi a questão da aspa…

O addon da DuckDNS gera o certificado, por isso o addon da Let’s Encrypt não é necessário.

O TTS da Google precisa de um endereço seguro e funcional para poder comunicar com o servidor.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade