Trocar MR16+transformador por GU10, compensa?

Boa tarde.
Não é uma dúvida relacionada com HA, mas uma vez que parece haver muita gente com conhecimentos de electricidade, aqui vai.
Tenho um tecto falso em casa com 6 focos (eram halogéneo mas já substituí por led) com ligação MR16 (12v) mais os respectivos transformadores (220v-12v).

Em termos de redução de consumo, justifica tirar os transformadores e trocar tudo por GU10 (220v)?
Obrigado.

Bem vindo ao fórum da CPHA @trkicks e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

Isso depende de bastantes factores, e como não referes a potencia das lâmpadas que tens nem das que vais ter não dá para dar uma resposta concreta.

Quer as que tenho quer as que pretendo substituir, seriam de 5w.
É mais para perceber se justifica retirar os transformadores e colocar casquilhos GU10 (https://www.factorled.com/pt/lampadas-de-led-acessorios/50-casquilho-adaptador-gu10-8400000002165.html).

Os transformadores criam um “desperdício” de energia que a médio/longo prazo ainda vale algum dinheiro. Se tens uma lampadas de 5W com transformador estás sempre a consumir mais que os 5W pois o transformador está a consumir sempre mais alguma coisa. E no teu caso será “mais alguma coisa” vezes 6…

1 Curtiu

Muito obrigado pela ajuda.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade