Tema
Transformar o “velho” sistema de som inteligente
Resumo
Aproveitar o sistema de som de quando era adolescente para um sistema de som ambiente e inteligente na minha casa nova.
Descrição
1 - Flashar com tasmota o ESP8266 com o programa tasmotizer e a bin do site GitHub - tasmota/tasmotizer: ESP… The time has come to… Tasmotize!
2 - procurar o IP do Esp8266 atraves de um programa tipo AngryIp Scanner e entrar no endereço para configurar o Esp8266 que ja tem Tasmota
3- usando o IP no meu caso é (http://192.168.1.96/) e configurar:
- Entrar em Configure WIFI - a rede WIFI,
- nome que se pretende ( escolhi coluna),
- entrar em Configure module e escolher de acordo com a imagem;
- entrar em Configure MQTT - usando de acordo com a imagem - o IP é o do Home assistant
- no home assistant ir a configurações, Integrações, MQTT aparecendo 2 entidades . Neste caso 2 grupos de colunas.
- Com as entidades podemos brincar um pouco… tipo:
- associar a sensor de movimento de quando entrar no WC, activar as colunas que estao no WC durante um determinado tempo.
- podemos ligar e desligar as colunas como um interruptor Zigbee.
- Depois de se ter o ESP configurado vamos ligar o rele de acordo com as imagens e consegurmos ter “som” aonde se quer.
Lista de Material
- esp8266 Placa de desenvolvimento WiFi ESP8266 - CP2102 NodeMCU V3 Lua (mauser.pt)
- rele de 4 canais ( dependendo do numero de grupos de colunas que pretende ligar) no meu caso usei apenas 2 colunas - Módulo de 4 relés 5V compatível com Arduino (mauser.pt)
- cabo de coluna
- Wagos - comprei 2 unidades de 5 “espaços”
- fio jumper
- caixa para armazenar e esconder o Esp e o Rele