Tracking de pessoas em divisões

Olá a todos,

Gostava de fazer o tracking no Home Assistant de pessoas com base na localização dos seus telemoveis.
Tenho dois APs Aruba que são suportados como device tracker.

Não consigo perceber se será possivel associar o tracking de um mac address com base no AP que o deteta.

Exemplo: Mac Address XPTO detetado pelo AP 1 então Mac Address XPTO Area = Sala
Tanto quanto percebo da documentação, o home assistant vai apenas considerar esse equipamento em casa ou fora de casa.

Alguém já tentou algo parecido?

A micro-localização em HA não é simples. Existem alguns projectos actualmemte, quase todos baseados em Bluetooth, o que permite utilizar wearables (smart watch, pulseiras de fitness, tags, etc) para localizar o utilizador.

O projecto mais recente é o ESPresence que se baseia em ESP32, é específico para o HA e baseia-se no antigo ESP32 MQTT Room.

Podes saber mais em http://espresence.com

Bluetooth talvez já sofra por ter um alcance grande de mais… o mais certo era quase todos os receptores estarem a ver o Beacon e ter que se andar a verificar qual o que tem maior rssi… No entanto seria uma opção acessível, um D1 Mini esp32 custa cerca de 2€ e pouco na china…

Outra opção talvez pudesse ser o RFID, usando também um ESP + RC522, mas iria também necessitar de alguma antena externa, para permitir ler o Beacon com alguma distância.

Este tópico fez-me lembrar o livro “Bill Gates - Rumo ao futuro”. No livro, descreve alguns pormenores sobre a sua mansão e a tecnologia lá usada. Se a memória não me falha, que li o livro ainda no século passado, há quase 30 anos, os membros da sua família usavam uma espécie de Tag Wireless que os acompanhava sempre, e conforme iam andando pela casa o som ambiente, luzes, … iam-se adaptando e com hierarquias, conforme os membros presentes na divisão!

Obrigado pelas respostas!

Em verdade, no meu caso, com a integração de APs Aruba, isto até seria mais ou menos simples de fazer (até certo ponto).

Como tenho mais do que 1 Access Point, bastaria que o MAC Address “tracked” tivesse uma propriedade que informasse qual o AP que o “descobriu” pela ultima vez.

Desta forma podiam ser tomadas ações de acordo com essa “localização”.

Naturalmente não seria “perfeito” mas já dava para fazer algumas coisas.

Infelizmente a integração Aruba não permite “logar” junto ao Mac Address o ultimo Access Point por onde ele passou.

Sim mas por isso mesmo todos os projectos que conheço usam um método de triangulação para determinar a distancia para cada receptor.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade