Tornar portões "burros" mais inteligentes

Boas pessoal, estou a precisar aqui de umas luzes sobre um assunto a ver se me conseguem elucidar, então passo a explicar.

Vou começar a remodelar (fazer uns novos) os meus portões e gradeamento para a vivenda, um será o portão de correr com motor para a entrada do carro e o outro será o de serviço para pessoas, o motor já existe a funcionar no portão antigo, o antigo de serviço apenas tem uma fechadura normal e uma botoneira no pilar ao lado do portão e a campainha normal dentro de casa os unicos fios são da botoneira para dentro de casa.

Agora a minha ideia era automatizar os portões para utilizar o Google Assistant e mais tarde com o HA , o do motor da entrada do carro pelo que tenho andado a ver aqui no forum pode levar um Shelly ou SonOff, (este penso que deve estar resolvido) o motor é um BFT (não sei o modelo da placa de cabeça) .

Agora o de serviço irá levar uma fechadura elétrica (a eletricidade virá de uma caixa de derivação que dá apoio ao motor ali ao lado) , e também será para trocar a campainha normal por uma tipo Ring, Nest Hello, ou algo assim ( aqui começam as minhas duvidas para integrar no Google Assistant e HA) a ideia será poder ver quem toca á campainha nos telemóveis, tablets, Google Nest Hub, falar com a pessoa (Quem é? Sim já abro ou Só um momento já ai vou. Ok Google abre o portão pequeno, tipo isto), e poder abrir o portão, para deixar a pessoa entrar.

A campainha estava a pensar instalar no próprio portão visto que este vai ser todo chapeado, colocar ao centro do portão ai a 1,60m de altura, visto que a botoneira da campainha antiga está ai a 70/80cm de altura num pilar do portão (eliminava esta botoneira) e só aproveitava a parte da campainha que está dentro de casa.

Alguém acha que isto tem pernas para andar e pode ajudar a ir na direção certa

O que tu pretendes fazer é possível vê a cama da DAHUA, tens aqui um video que mostra a marca que te falo. Deves conseguir isso por menos de 200 eur.

1 Curtiu

Boa tarde @RodolfoVieira já tinha visto esse vídeo mas confesso que não tinha tomado atenção (mais um daqueles que foi visto á pressa).

A ver se eu percebi bem o vídeo e os desenhos que vi no site, é preciso ligar/passar cabos CAT entre o switch e tablets e a unidade que está no portão e switch?
È que se for isso implicava andar a abrir roços desde o sitio do switch e todos os pontos onde queria um tablet, o que se torna difícil, e menos flexível, ou posso ligar só o switch á unidade do portão, e instalar a app nos tablet´s, telemóveis, Google Hub´s, sem usar os display´s deles?

A minha ideia era usar já o que tenho cá em casa, sem estar a passar cabos, ou seja por Wi-Fi, pelo que vi da Ring (e aqui é só um exemplo) só preciso de ligar os fios entre a unidade do portão e a campainha dentro de casa, instalo a app nos telemóveis, tablet´s, HUB´s e siga.

Quanto ao preço deve andar ai pelos ~220€ o kit, o tablet de 10" está a volta de 180€, com uns cupões fica um pouco mais barato, mas quase ao preço da Ring/Nest Hello.

Oh dúvidas, dúvidas…

Uma solução com cabos, é sempre melhor que uma solução sem fios.
Infelizmente sim, a passagem de cabos nem sempre é uma solução fácil…
Se não tens mesmo essa possibilidade, este tipo de solução não é para ti.
Aqui terias a certeza que terias uma solução local, sem depender de terceiros (clouds), dependerias só e unicamente do teu sistema.
Não conheco na integra essas marcas que falaste, nem sei se terás ou não uma obrigatoriedade de mensalidade.
Mas isso pertence a ti estudar, para veres qual a melhor solução.

1 Curtiu

Sim, eu sei que a solução melhor é sempre com cabos, mas no meu caso andar a abrir roços pela casa toda não consigo.

Eu tenho de estudar a situação, se fosse remodelar a casa no interior, ai sim passava tubagem e deixava pontos em todas as divisões para meter um monitor, sem duvida seria o melhor.

Obrigado pela ajuda @RodolfoVieira em chegando a uma conclusão meto aqui para quem precisar.

1 Curtiu

@RodolfoVieira mais umas pesquisas e mais algumas coisas para ficar aqui registado no fórum:

As campainhas como as:
Ring
Nest Hello
Dahua DHI-DB11
Hikvision DS-HD!

Pelo que consegui apurar são muito parecidas, aqui fica um vídeo que consegui encontrar onde se vê 3 das 4 cameras Lado a Lado, mas todas necessitam de um Shelly para abrir a fechadura elétrica do portão.
A Nest Hello existe uma app no Github FoggyCam, para gravar o streaming de vídeo para uma unidade local.
Existe uma “igual” ás mencionadas acima que é a Dahua VTO2111D-WP-S1 que é wi-fi mas também abre a fechadura elétrica e tem para sensor de abertura do portão, etc…

Quanto as Dahua mencionadas acima de PoE (com cabo CAT), fazem tudo num só pacote e “acho que é possível gravar localmente???”.
Mas existe também uma alternativa em que só é preciso passar 2 fios, ou seja uma 2-wire version do modelo PoE, que é este modelo e fica também o vídeo .
Aqui fica a pagina com os varios kit’s so tem de alternar entre IP, Analógico e 2-Fios.

E aqui fica uma solução Dahua só em wi-fi, com abertura do portão também por RFID.
Aqui existem alguns vídeos da Dahua muito interessantes

Fiquei curioso por saber a solução que optou. Tenho uma situação semelhante

1 Curtiu

Campainha sem fio num portão chapeado pode não funcionar por perder sinal devido a chapa defracionar o sinal wifi…

Ja instalei videoporteitos ip da hikvision e safire que sao o mesmo mas todos por cabo utp com poe . Se der para passarem um cabo utp mesmo que meio enterrado meio por calha tecnica será sempre melhor. Estes videoporteiros ligam para o telemovel e dependem de um servidor remoto gratuito

Na minha casa tenho o cabo passado a espera de montar um( casa de ferreiro espeto de pau) mas uso uma campainha baseada em mysensors que é um Arduino com placa sem fios rfm69 ,e no HA tenho o gateeway mysensors por serie,que recebe a campainha. Mas nao faz chamada so recebe video da camera hikvision e o HA notifica me que alguem tocou a campainha


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade