Topico MQTT alterado, swicth deixou de funcionar

Olá !

Alterei um shelly (substituido por outro) e alterei o MQTT topic. Já alterei a configuração do HA e reiniciei-o mas o switch deixou de funcionar…

O que é preciso altrerar mais para que ele reconheça o novo MQTT topic ?

Se estiver tudo bem configurado devia estar a funcionar. Coloca aqui o tópico antigo, o tópico novo e a tua configuração do HA para esse Shelly.

Ora aqui está a atual:

# Shelly v2.5 Garagem #1
- platform: mqtt
  name: "shelly_garagem_1"
  state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/0"
  command_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/0/command"
  payload_on: "on"
  payload_off: "off"
  retain: false

# Shelly v2.5 Garagem #2
- platform: mqtt
  name: "shelly_garagem_2"
  state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1"
  command_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1/command"
  payload_on: "on"
  payload_off: "off"
  retain: false

A anterior:

# Shelly v2.5 Garagem #1
- platform: mqtt
  name: "shelly_garagem_1"
  state_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/0"
  command_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/0/command"
  payload_on: "on"
  payload_off: "off"
  retain: false

# Shelly v2.5 Garagem #2
- platform: mqtt
  name: "shelly_garagem_2"
  state_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/1"
  command_topic: "shellies/shellyswitch25-BA8525/relay/1/command"
  payload_on: "on"
  payload_off: "off"
  retain: false

Não entendo porque não funciona. Tento ativar o switch, mas ele ao final de segundos, volta novamente a ficar desligado… e a luz não acende, claro…

Configuração do shelly (IP removido)

Vê no mqttfx se os tópicos novos existem

@feiticeir0 quando publicares código ou logs deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ .

Vê um exemplo:

Isso é mudar o ip do servidor de mqtt no shelly certo ? Em vez de ir para o HA, enviar para um servidor à parte (tenho o mosquitto no meu PC) e ver lá as mensagens ativando o interruptor por exemplo e ver se ele envia a mensagem ?
É que eu tenho alguma dificuldade em fazer debug do mqtt no HA… Não faço ideia onde posso ir ver mais coisas, sem ser no log od mosquitto

As minhas desculpas, esqueci-me desse detalhe. Corrigido

1 Curtiu

O que o @tmarquespt te disse foi para usares o MQTT.fx para analisares o tráfego.

Mas porque é não fazes da maneira mais simples que é colocar o mesmo tópico no novo que tinhas no antigo e mudares o tópico no antigo?

@feiticeir0 não sei se reparaste mas não tens o endereço do broker de MQTT configurado no Shelly…

Foi removido antes de colocar aqui a imagem (está indicado) :slight_smile:

1 Curtiu

Ainda só não o fiz porque queria que o próprio tópico indicasse de onde vinha … Mas se não houver alternativa, lá terá que ser

Então instala o MQTT.fx e vê se há comunicação entre o Shelly e o HA.

P.S.: Quando apagares dados pessoais de imagens é preferível fazer com uma cor diferente para se perceber que foi apagado, assim como está parece que não tem lá nada…

Viva,
O que tu estás a definir é o Will topic, não é o topic onde o shelly recebe comandos nem envio a estado (que tanto quanto sei não é editável).
Se voltares ao HA e alterares para os topicos antigos, deve funcionar tudo na mesma.

Se alterar para os antigos, funciona… A questão é que este shelly é outro, não é o mesmo que lá estava. Se for como dizes, tenho que alterar tudo, uma vez que os tópicos mantêm-se (e este shelly que coloquei estava noutro local).

Irei ver com o MQTTFX o que é que ele transmite e colocarei aqui depois se é isso mesmo.

Obrigado

Pelo que li na api da shelly, os topicos usam o device ID, que é unico e não se altera… É mesmo manter o device ID no topico e deverá funcionar… ! obrigado a todos

Não podes alterar o state_topic: "shellies/shellyLuzesGaragem/relay/1"
Tens de ver no shelly qual é. Se reparares no código antigo tens um código único do antigo shelly. É só trocar para o do novo shelly e deve de ficar a funcionar.

Mete tasmota, fazes o que queres (e coisas que ainda não sabes que precisas) :slightly_smiling_face:

1 Curtiu

Já coloquei a funcionar.
O tópico tem mesmo que ser o device id.

Obrigado a todos.

Vou experimentar colocar tasmota num dos outros e ver o que ele oferece.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade