Tomada elétrica para carregar veículo híbrido

Alguém no grupo já integrou no HA uma tomada para carregamento de veículo híbrido?

Se sim, pode partilhar marca(s), conceitos, erros, cuidados a ter, etc.? O meu objetivo é ligar e desligar a carga de um veículo em função da produção solar e preço de energia. Ao mesmo tempo, gostava de dar uma ideia visual tipo “qual o custo da carga” junto à tomada.

Obrigado!

Eu tenho um Shelly EM, com automação numa tomada monofásica. O meu EV tb é monofásico. Vai até aos 2700W instantâneos. Para o meu perfil de utilização tem sido suficiente, mas, mas, não é ideal. Aquilo que pretendes parece exequível desde que consigas os sensores para a recolha dos dados que irão contribuir para os teus cálculos/tomada de decisão.

Atenção !!!

Um carregamento desse tipo pode ter valores demasiado elevados para uma normal tomada. Uma das soluções é utilizarmos um device com pinça (ex: shelly em) ligado a um contactor devidamente dimensionado para a amperagem necessária para ligar/desligar o circuito.

Entretanto, fui estudar… A Legrand tem uma ficha própria para carregamento de EV que funciona em modo 2. O kit dela vem com um disjuntor diferencial de 20A/30ma. Com isto, a carga da bateria é bem mais rápida.

Fica de fora a minha intenção que seria informar a quem carregou o veículo, o quanto custou… Para este efeito eu não vejo alternativa que não seja um Shelly EM a informar para o HA o consumo e ter um node no Node Red a calcular o preço e mandar, por exemplo, o custo via um e-mail.

Outra coisa que eu queria (muitos vão querer se tiverem tarifas bi/tri horárias) era só ligar a tomada de carregamento nos horários de vazio.

Daí resulta em:

1 medidor de corrente (Shelly EM???);
1 dispositivo relé eletrónico (TRIAC) de elevada potência, controlado pelo dispositivo acima.

Resumindo,

Tomada Legrand: https://www.legrand.pt/diy/index.php/as-nossas-solucoes/itemlist/category/514-tomadas-carregamento-veiculos-eletricos

Qualquer opinião/feedback será muito bem vinda!

Aconselho a ver o projeto openevse. Deve ser a solução que procura

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Com o Shelly EM, consegues controlar as várias tarifas por horário. Dá uma olhada no tópico para esse efeito aqui no canal. Foi lá que aprendi a implementar os automatismos e a criar as tarifas. Tenho 3 totalizadores (diário, mensal e anual) x o n° de tarifas que vão somando de acordo com a hora do consumo.

Obrigado @Jcorreia. A nível de medidas de consumo/produção eu tenho tudo sobre controle, com medidas à cada minuto a utilizar o medidor de solução de painéis solares.

Fui dar uma olhada no projeto OPENEVSE proposto pelo @Sergio_Silva1 e parece-me mesmo bom. O problema é que se somarmos o custo do kit, com o disjuntor diferencial, a solução passa dos 450 euros.

Para aquilo que pretendo (comandar a hora de início da carga e saber o quanto custou) acho que a minha solução acima dá-me o que quero e tem um custo bastante inferior.

A solução que estás a propor parece muito boa.

Eu tenho algo mais simples porque o meu carro carrega a 10A (não tenho wallbox). Tenho uma tomada inteligente de 16A (a que estou a usar é uma TP-Link).

Uma coisa que não faço é desligar a tomada quando o carro está a carregar. Se o fizer o carro apresenta imediatamente erro de falha de tensão e apenas desaparece depois de abrir e voltar a fechar o carro.

Tens alguma solução para a questão de querer parar com o carregamento no caso de estar a acabar o período da tarifa mais barata? Ou apenas pretendes ativar a alimentação e ligar o carregamento?

@lopitos
Viva João! Eu ainda não tenho um EV… Tudo a correr bem, chega dentro de uns 3-4 meses. Acho que o erro que o teu carro apresenta, caso desligues a alimentação, é por ele assumir que houve uma sobrecarga (desligou o disjuntor) e que não deve se “auto-ligar” à carga até que alguém faça um “reset”. Parece-me correto…

A potência aqui da casa (2 casas) é de apenas 6.9kVA. Se eu meter à carga 3,2kW, basta ligarmos o forno elétrico e vai tudo a vida. Entretanto, durante a noite (após 1 da manhã) a casa entra em repouso. Logo, quero carregar ao máximo via modo 2, com 16A (3.2kW) a partir de 1:00h. Entretanto, se for carregar durante o dia, e houver sol, quero também carregar pois, neste caso, terei 5,3kW a ser gerado pelos painéis mais os 6,9kW contratados, pelo que nunca teria uma sobrecarga do sistema.

Depois do que disseste, não sei se poderei ligar, com sucesso, a alimentação da ficha de carga numa hora específica e o veículo aceitar…

Eu tenho um EVSE inteligente integrado no HA.
Ele consegue funcionar com o solar (altera a potência conforme a produção), faz agendamentos horários, pode alterar a potência conforme o consumo total da casa e outros cenários mesmo sem HA. Eu só integrei para puder criar cenários com um sistema de armazenamento de baterias que possuo.

EVSE:
https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=52&t=7538

A minha integração:

Em relação a tomadas, não sei qual a potência de carregamento do carro, mas podes sempre instalar uma tomada azul de 32A por cerca de 10€.
Tens de ter cuidado de ter disjuntor próprio e cabo elétrico bem dimensionado conforme a potência da tomada que vais usar.

@Luis_Basto, obrigado!
Falta a informação mais importante: Qual o custo do EVSE?

Tens de enviar MP ao user lá no fórum ou pergunta no tópico que ele responde.
À uns tempos ele estava com falta de peças para fazer os EVSE, não sei como estará agora.

Eu até tentei me registar no site… Mas acho que eles deveriam repensar a validação de quem entra, pois não consigo entrar com nada na resposta contra os spambots que o site aceite. Já agora, como responderias a esta pergunta por forma que o site aceite:
image

Automatismo do Home Assistant. Trigger “Hora certa” no arranque e depois outro automatismo para a paragem tambem por hora certa. De acordo com o meu tarifário. Só trabalha no período das 22:00-08:00. Se quiser utilizar a tomada para outras utilizações (às vezes acontence). Ligo à “manápula” com um switch no Home assitant. Nestes casos, a contagem vai cair no contador Fora do vazio.

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@lopitos e @Jcorreia, eu ainda não tenho um veículo híbrido (leva ainda uns 4 meses para cá chegar)… Entretanto, já tomei uma decisão técnica: Ficha “inteligente” da Legrand que permite carga em modo 2, controlada (on-off) por um Shelly EM + um TRIAC de alta potência. Obviamente, o circuito protegido por um disjuntor diferencial tal como especificado.

Eu controlo tudo aqui em casa via Node Red. Como tenho garagem com outras tomadas, esta será exclusiva para cargas. Via Shelly posso ligar/desligar a ficha quando me convier. Por outro lado, posso saber o quanto de energia foi consumida e reportar o custo. Como o Shelly EM tem 2 pinças, posso ainda controlar o momento correto durante o tempo de produção solar e injetar no veículo ao invés de injetar na rede (GRID).

Não sei, contudo, o que acontecerá se ligar o veículo na ficha durante o dia e só ligar a alimentação da ficha inteligente num determinado horário que me convenha. Entretanto, o @lopitos revela que, se desligares a alimentação da ficha, tens de reativar a carga no veículo. Creio que isto acontece porque a ficha que ele tem não é inteligente, mas, de certo, vou aprender se der errado.

@Moacir_Ferreira @lopitos : 2 correções: Embora tenha Shelly EM, o que tenho aplicado nesta tomada é um PM. É de certeza mais fácil de implementar e também vai até aos 16A.
Quanto é questão desligar a carga durante a mesma, julgo que seja uma situação generalizada para todos os veículos e é meramente informativa do erro. Se a energia regressar julgo que permite carga novamente. Nunca identifiquei no meu se isso acontece. No meu caso a informação é meramente informativa. O que comanda é a chave para não permitir que arranques com a plug metida.
Quanto à proteção diferencial, embora não seja desaconselhada é uma sobre medida por redundância, caso a instalação esteja bem feita, a tua tomada já tem essa proteção e de 30mA. Os produtos comerciais trazem essa proteção, porque desconhecem onde ela será ligada. Os próprios carregadores dos veículos também estão equipados com controladores que detetam tudo, por questões de segurança, obvio. Já experienciei isso! Uma fuga ao neutro num eletrodoméstico, o carregador bloqueou-me a carga, dando sinal luminoso de alarme. E eu que pensava que era do carro.

Só para informar quem tem ideias de usar os excedentes do Solar para carregar o carro que o standard IEC 61851 define como corrente minima para o carregador 6A, abaixo disso o carro não vai carregar…

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