Tomada Aqara Zigbee sem indicação energia

Malta,

Estou com mais um problema na integração de produtos Xiaomi. Desta vez das tomadas Aqara Zigbee.
Tenho 3 conectadas via integração do Hub Aqara no HA.
Acontece que apenas me permitem o ON/OFF e não dão as entidades relativas à potência e energia, como já aconteceu no passado (não sei precisar quando aconteceu esta alteração).
Deixo uma imagem do HA:

Se calhar o teu problema de integração com o produtos da Xiaomi tem a ver com o HUB e não com os dispositivos em si. Experimenta trocar isso por uma boa pen Zigbee baseada em CC2652 com a integraçãoZigbee2MQTT e vais ver que acabas de vez com esses problemas todos.

@j_assuncao obrigado pela dica.

Vou ter de explorar melhor essa solução, mas aproveito para colocar apenas 3 questões:

1. Já ouvi falar do Conbee. Será algo do género? Ou pelo menos com o mesmo fim?
  2. Numa pesquisa rápida, aparece logo equipamentos do Aliexpress. É isso ou há algo mais “fiável” ?
  3. Tenho um Rpi3+. É para ligar a este? Estando dentro de um móvel, a antena irá captar bem de 2 pisos? (No caso do Hub, capta bastante bem)

Obrigado

1. Sim, é como a Conbee. A diferença é que a Conbee já é um pouco antiga e o chip já não deverá ter update para Matter.

2. Ser no AliExpress não tem grande problema, é mais a questão do tempo que leva a ser entregue. E tendo em conta que tens as Sonoff ZBDongle-E na Mauser com entrega praticamente de um dia para o outro não se justifica masdar vir “de fora”.

1. Não deverás ter problemas se optarem pela ZBDongle-E pois tem antena. Além disso os equipamentos ZigBee que tem energia permanente (tomadas, lâmpadas, interruptores, etc.), ou seja os que não trabalham a pilhas, servem como repetidores de sinal. Se o sinal não chegar onde queres/precisas podes sempre meter um destes equipamentos pelo meio. Pela minha experiência as lâmpadas são os melhores repetidores entre pisos por estarem praticamente junto ao tecto.

(P.S.: Com a pen ZigBee convém comprar também um cabo de extensão USB 2.0 com uns 20cm para afastar a pen do Rpi e evitar interferências)

1 Curtiu

@j_assuncao muito obrigado pela resposta completa e pelo tempo!!!

Já estou a tratar de encomendar o dito e vou começar a explorar.
Darei notícias dos desenvolvimentos!

1 Curtiu

Comprei a dita Dongle da SonOff, instalei e configurei.
Adicionei o 1º device (interruptor simples xiaomi) com sucesso e aparece na lista do Zigbee2mqtt.
Acontece que este não aparece na lista de “Devices”.

Alguma dica?

Bem, este problema ficou resolvido apos reinstalaçao do Mosquitto Broker, mas removendo tambem das Integraçoes.

Acontece que de certa forma permanece um problema parecido ao que acontecia com o Hub. Neste caso, com um interruptor da Xiaomi, em que nao mostra valores das entidades:

Alguma ideia?

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade