Todos os meus dispositivos deixaram de funcionar

Boa tarde a todos! :wink:

Já a algum tempo que sou leitor do fórum cpha e já usei os conhecimentos aqui adquiridos para algumas instalações e configurações, sem até à data ter tido necessidade de publicar algo, encontrando sempre o que procurava. Hoje não…

De manhã, ao tentar ligar uma das minhas luzes reparei que não estava a funcionar, o mesmo aconteceu a todos os interruptores e switchs que tenho em casa, sonoff e shellys (todos com tasmota), nenhum funcionava pelo HA, nem mesmo clicando fisicamente!

Constatei que houve um corte de eletricidade durante a madrugada, tendo em conta os relogios do forno e micro-ondas, mas no quadro eletrico estava tudo OK, sem nenhum disjuntor em baixo.

Ao ligar o wifi, vi todos os dispositivos tasmota disponiveis na rede, como se tivessem levado com um reset automatico. Testei ligar-me a um dispositivo e refiz a configuração, conseguindo ligação à rede wifi e fazer o toggle do switch até mesmo através do HA, mas sem que este tivesse qualquer acção na lampada/tomada. Fiz reset, update do Tasmota… nada! Conclusão, os dispositivos estão ‘configuraveis’ mas não passa a informação para a lampada/tomada, nem se ouve o relay a fazer o click ao fazer o toggle.

Alguém já passou por algo semelhante? Os dispositivos foram à vida?

Agradeço desde já a vossa ajuda

Aparentemente os dispositivos perderam a configuração. Confirma na consola do dispositivo e no HA se as configurações estão correctas.

Sim, eles perderam a configuração. Mas reconfigurei, e no HA o client aparece no MQTT.
Na consola do dispositivo também aparece o estado ON ou OFF conforme eu alterno o switch mas não liga a luz.

Até ja testei remover o shelly e o interruptor funciona bem.

Testaste desliga-los da electricidade uns segundos, não vá algum componente estar “bloqueado”?

Rui, foi isso mesmo que fiz. Ja tinha desligado 1 deles e deixei-o “a repousar”.
A noite desliguei os disjuntares da luz durante algum tempo e voilá! Estão operacionais.

Tive que os reconfigurar os restantes, e só ainda não percebi o porquê de se terem passado todos com a falha de luz.

Obrigado a todos

O problema não foi a falha de energia, foi a volta da mesma. Muito possivelmente a energia voltou “aos soluços” com falhas e retornos consecutivos tão rápidos que nem se notam. Esse tipo de problema faz com que os dispositivos com Tasmota se desconfigurem pois para eles estás a tentar repôr as configurações. Isso pode ser ultrapassado dando o comando SetOption65 1 na consola dos dispositivos.

https://tasmota.github.io/docs/Device-Recovery/#fast-power-cycle-device-recovery

Já me aconteceu com alguns equipamentos electrónicos, nomeadamente a minha caldeira Ecoforest, que com falhas de energia, nem sempre volta a ficar a funcionar, somente desligando da energia algum tempo.
Ou algum pico de corrente, ou diminuição na tensão (que faz aumentar a intensidade nos dispositivos), …

Isto também já me aconteceu com um sonoff que tenho no estore (mas só num, tenho mais quatro e não aconteceu)

A luz foi abaixo durante a noite, e de manhã era como se estivesse desligado. Desliguei o disjuntor desse sonoff e voltei a ligar, e já funcionou

@j_assuncao esse comando pode ser dado a todos os tasmotas? Achas conveniente para prevenir esses povos de luz momentâneos?

Sim, podes dar esse comando em todos os dispositivos com Tasmota sem problema.

1 Curtiu

Já estive a ler sobre essa Opção e pode mesmo ter sido isso. Vou desactivar por prevenção.

Obrigado!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade