Termostato para frigorifico

Bom dia,
Tenho a pretenção de utilizar o home assistant para substituir o termostato dos frigorificos de lá de casa, alguém conhece algum projeto similar?
Obrigado,

1 Curtiu

E como é que vais controlar o on/off do compressor? Desligas a eletricidade? Como é que alimentas o sensor de temperatura? É a bateria? O sinal passa do interior para o exterior do frigorífico? Qdo estiver desligado da eletricidade ficas sem luz no interior. Como é que diferencias a temperatura do frigorífico do congelador?

Resumindo: achas que isso é uma boa ideia? :thinking:

Podes explicar melhor qual o objetivo em substituir o termostato do frigorífico? Controlo total do equipamento, só medir temperaturas, manter o sistema atual, mas controlar pelo HA?
Qual o frigorífico em causa? Dependendo do frigorífico a implementação poderá variar.

Não vejo porque não…
A ideia é utilizar um esp32 ou 8266 ligar a uma sonda de temperatura dht ou ntc e controlar o compressor através de modulos de reles. A instalação do frigorifico mantém-se apenas a gestão do compressor é controlada pelo hass. Para além do que mencionas ainda à mais parametros a controlar tipo descongelações, ventiladores interiores etc. No meu trabalho tenho muitos equipamentos de frio que tem que ser calibrados de dois em dois anos. Para além desses equipamentos ainda temos sondas para monitorização que tb são calibradas, tudo isto tem custos e não faz registo informático das temperaturas que era otimo. era um projeto muito util…

Se estás dentro área, e até já sabes como queres desenvolver o projeto agora é avançar. Um ESP8266, um sensor de temperatura e um relé para já parece-me bem.
Acho que não deveria ser o HA a controlar totalmente o frigorífico, em caso de falha do HA o que acontece? No HA deverias definir os parâmetros de funcionamento, o controlo do frigorífico deveria ser independente.
Se não, o HA falha e as minis ficam quentes :wink:

podes usar os Shelly H&T que são a bateria
Há pessoal que já os meteu dentro de frigorificos e funcionam bem.

Nem mais… Tenho um sensor aqara lá dentro…

A questão do controlo pela HA é que não me parece a melhor pois sem HA não há controlo. O que podes (deves) fazer é arranjar um equipamento onde possas instalar o Tasmota e usar o HA como interface com o equipamento.

O Tasmota permite o funcionamento com regras, assim podes usar o HA para fazer a programação e ler valores. Por exemplo, se quiseres mudar a temperatura a que o compressor arranca usas um input_number para alterar o valor e depois o HA envia o comando para o Tasmota alterar a regra. Deste modo consegues ter um funcionamento separado do HA.

O @Maddoctor usa precisamente deste modo para controlar o programador de rega do jardim. Mesmo sem HA tudo funciona.

Muito obrigado pelas sugestões, se tiverem mais conselhos… sou todo ouvidos…
Outra questão que tenho é que quero armazenar os valores de temperatura para posterior consulta em grafico o history-graph permite isso? ou está limitado no tempo de armazenamento?
Se alguém tiver essa informação agradeia.
Obrigado,
Abraço

Depende do que consideres histórico. Para registos de longa duração (o meu já tem 2 anos) uso InfluxDB e Grafana. O primeiro grava dados de histórico e o segundo pega nos dados e cria gráficos.

Era isso tudo que precisava…
podes ajudar com alguma literatura ou é melhor eu googlar…?
Obrigado pela dica já ajuda…

Não há grandes dicas, se usares Hassio existem addons para os dois.

Obrigado Jorge,
Já tenho um sensor de temperatura a gravar para a base de dados e a mostrar um grafico no HA
Esta parte ja está… falta o resto.
Obrigado mais uma vez

image

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade