Tasmota Switch state

Pessoal preciso de ajuda.
Tenho um sonoff de 1 canal para controlar 1 portão.
Nele coloquei dois sensores magneticos para saber quando o portão está fechado e aberto:
image
image
Contudo tenho sempre esta mensagem na consola:

Não deviam estar a Off tal como estão na pagina inicial?
Pelo que percebo apareçem invertidos, ou seja quando estão ON diz OFF, e vice versa:


Como corrijo isto?

Tb ando às voltas com controlo de dois portoes com wemos.
Na config tenho Relay1 e Relay2 (para comando) , Switch1 ~4 (para os sensores magneticos reed portão aberto fechado),
image

Depois na consola do tasmota, desacoplei os switch dos relays com “SwitchTopic finscurso”.

No HA já vejo os estados,

image

Não que seja essencial mas tb gostava de saber se é possivel por o estado dos Switch no web interface

Usei o tutorial do DrZzs para configurar um portão de um amigo com a indicação de abertura com um reed switch, mas também podemos usar um switch normal.

Configurei o sonoff da seguinte forma:

GPIO 4 to Relay2 22

GPIO 14 to Switch2 10

Inseri estes comandos na consola do Tasmota:

Pulsetime1 5
Switchretain 1
Powerretain 1
switchtopic2 garagestate
switchmode1 0

Para configurar a indicação de abertura:

switchmode2 2

ou

switchmode2 1

groups.yaml

    name: Garage Door
    view: no
    control: hidden
    icon: mdi:garage
    entities:
      - cover.sonoff_sv_garage

costumize.yaml

    cover.sonoff_sv_garage:
      device_class: garage
      friendly_name: Garage 

garagem.yaml

cover:

  - platform: mqtt
    name: "Sonoff SV Garage"
    state_topic: "cmnd/garagestate/POWER2"
    command_topic: "cmnd/sonoffsv01/POWER"
    payload_open: "ON"
    payload_close: "ON"
    payload_stop: "ON"
    state_open: "ON"
    state_closed: "OFF"
    optimistic: false

image
image

Configuração manual da cover:

entities:
  - entity: cover.sonoff_sv_garage
title: Portões automáticos
type: entities

1 Curtiu

Tens de perceber uma coisa do tasmota: os botões que aparecem no webui e o correspondente estado correspondem aos relays e nao aos switches… Ou seja, mesmo que não tivesses switches, esses botões apareciam

@Maddoctor Até entender bem, o tasmota é um bocado confuso, já percebi que que os botões só aparecem no WebUI tastmota se definirmos GPIOs como Reles.
A minha duvida, considetra apenas uma curiosidade não tenho necessidade absoluta que tal aconteca, embora possa dar jeito para “debug” directo do que se está a passar com estado dos sinais do campo, é sobre a possibilidade de aparecer o estado dos switch que ja foram desacopolados e não estão associados a reles , tendo por exemplo o meu projecto de dois portoes

image

Seria possivel ver o estado dos switch 3 e 4 na zona onde normalmente aparecem dados sobre sensores?

Não é importante de todo para o meu caso, que hei-de ter o HA a funcionar, mas pode dar jeito nos entretantos, imagina tambem uma situação “€co” de comando de 2 portoes (aprox. de 4€, já com modulos de reles :slight_smile: ) que não temos não queremos ou não podemos ter HA e apenas queremos comandar os portoes e receber “feed back” dos estados dos fins curso aberto e fechado de cada portão.

PS: há um erro na config do template, os switch estão mal configurados, e falta sw5 e 6 ,não ligues , a ideia é ter

  • Relay1 e 2
  • Switch 3 e 4 para portão 1
  • Switch 5 e 6 para portão 2
    Para a minha duvida isso é irrelevante

Não percebo o interesse, sinceramente… Não vais controlar o tasmota pelo UI dele… vais usar HA, não?

No meu caso com digo anterioemnte talvez não venha a servir, embora enquanto ando a ambientar ao HA até podia dar jeito, pelo menos essa parte funcionaria sem HA.

Agora uma situação real onde seria aplicavel, … o meu vizinho forrreta,

O Sr. que já perguntou ,
"qd voce chega tem sempre o portão está aberto, isso é porreiro pk não ficamos com o carro no meio da estrada a estorvar ( a grd banheira Mercedes ) , como é isso, cutta miuito? ".
Lá explico que tenho um PLC um modem bla bla , na altura custou mais de 50 contos .
“epá foi caro”,
mas olhe que agora há uns sistemas chineses c/modem com meia duzia de IO por cerca de 20 ~ 30€ , “epá 30 Paus? …mesmo assim é um bocado " (forreta do carago)
agora se lhe disser que há uma hipotese que só custa 4€,e ainda dá para ver se o portão está aberto ou fechado … bem … bom … as tantas … ainda vem um
" 4€?”
Ai fico com a certeza que estáá espera que lhe ofereça o sistema :rofl:

Conclusão : dá para isso ou não ?

Já tenho a resposta para a minha duvida para já é não :frowning:

Como dizia o outro “não, não sou o unico…” Parece que ao momento é um …

Há a solução de substituir os Switch por Relays , mas não queria que aparecam 6 botoes no webUI qd só vou accionar 2


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade