Tasmota realmente é seguro? problema real!

Boa noite pessoal, hoje venho-me perguntar se realmente o tasmota é realmente seguro, vou passar a explicar o que aconteceu comigo, recentemente fiz varias automações numa habitação, um dos meus maiores receios era colocar módulos tasmota tanto na garagem como no portão exterior na casa, a pessoa em questão tem dois cães que andam sempre soltos, esta tudo a funcionar á mais de 2 meses, na garagem coloquei um sonoff basic modificado para contacto seco, com um switch de feedback de portão fechado, tudo funcionou perfeito até esta sexta feira, sábado acordo com o dono a mandar um vídeo da câmara de segurança com o portão abrir às 4 da manha simplesmente sozinho, vou já esclarecer o seguiste,

  • Nãoo existe automações que façam a garagem abrir
  • Os comandos powerretain , powerOnstate estão desativados
  • O sonoff publica apenas o estado de aberto e fechado para um tópico com a mensagem retida
    (é um regra criada nele)
  • O HA não detetou a mudança de estado do switch do sonoff
  • Tenho uma automação que se a garagem for aberta antes do nascer do sol, liga um projetor a automação não foi acionada ( não percebi esta parte) visto que o trigger da automação é o estado Aberto ou Fechado da garagem
  • O sonoff deixou de publicar corretamente o estado da garagem diz sempre fechado mesmo quando esta aberta, a informação é sempre que o switch esta off.
  • Nunca foi dado ordem do HA para abrir a garagem ou fechar , ( o sistema ainda não tinha sido entregue ao cliente) logo não poderia haver mensagens retidas no servidor mqqt

acredito que o modulo ficou com algum defeito, ele também tem um sensor de temperatura a esta a fazer as leituras corretas e a mandar para o HA, simplesmente o estado da garagem esta incorreto e o que me assusta mais é como é que deu ordem para abrir o portão?? o HA não viu a mudança de estado, logo teria que ser um defeito de processamento dele.
Esta com a versão 9.2.0(tasmota) e o wifi dele anda à volta dos 50%

Será que o tasmota é realmente seguro?


O Tasmota é tão seguro quanto a pessoa que o programa. Não havendo registo da abertura no HA, o log do Tasmota tem de ter registada essa abertura.

Estás a usar um syslogger? A interface do Tasmota está protegida com password? Já ouviste falar em ghost switching?

Bom dia, o tasmota esta protegido com password e o switch ghost neste caso não faz sentido visto que os switchs estão desacoplados dos reles, apenas esta configurado 1 switch que é o do sensor da garagem que é magnetico .

Na minha rede, tudo o que é IoT está bloqueado na firewall do router… (tenho uma vlan só para este tipo de equipamentos…)

E qual o comprimento do fio do sensor? Condensadores de desacoplamento, tem?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade