Tasmota > ESPHome

Boa Tarde,

estou a pensar passar todos os meus sonoff’s de tasmota para ESPHome para que eles sejam integrados diretamente no HA.

Mas antes de me aventurar no meu sonoff mais “sensivel” un SV que uso para abrir a porta da garagem e onde também tenho um sensor para saber se a porta está fechada ou aberta, gostava de pedir ajuda na configuração para não fazer asneiras :smiley:

Isto é o que tenho agora no tasmota:

Como poderei configurar o ESPHome para ter o mesmo resultado?

Muito obrigado.

Já leste isto?

Já, mas como diz no titulo: The following is a possible configuration file for garage doors that are controlled by two relays:

O meu só tem um relay.

E para não fazer asneiras, pedi ajuda. pois antes de vir aqui andei pela net fora a procura de soluções.

Mas obrigado pela ajuda.

Já agora, se tens a funcionar com tasmota, porquê mudar? Só porque sim?

Para não trabalhar com mqtt e integrar diretamente com o HA. Assim elimino uma layer.

E não ter mqtt achas que é bom?

E se a layer do HA também falhar? O ESPHome consegue fazer os devices falarem entre eles ou teres regras internas nos devices para caso fiquem sem comunicação durante algum tempo agirem de determinada forma?

Já agora… é possível o tasmota não utilizar o mqtt para falar com o HA.

O MQTT é um protocolo de comunicação extremamente robusto e que foi criado pela IBM para comunicação entre máquinas. Por algum motivo grande parte dos componentes e dispositivos no HA utilizam o MQTT como por exemplo o Zigbee2MQTT, Shelly, etc.

É mais fácil teres problemas com o HA do que com o MQTT.

Essa configuração é para usar dois reles sim , mas podes só usar 1.

Vi hoje um video do Dr. Zzs onde ele configura um sonoff SV com esphome para funcionar num portão de garagem. Tem na descrição do video a configuração. Vê se te ajuda. :wink:

Ontem falei com ele no discord e ele disse que estava a acabar o video :smiley: aí está ele lol


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade