TASMOTA / ESPHome personalizado para IO´s Expander PCF8574 / MCP23017

Com MCP não te vai aparecer nada na interface, nem para configurar IOs nem botões para ligar desligar.

The original approach (now called Mode 1) supports one MCP23008 or MCP23017 with many user configurable features using commands and rules

Podes ler aqui com mais detalhe.

https://tasmota.github.io/docs/MCP230xx

Andei de volta dos MCP há uns anos, para ter um devidce para controlar 12 Lampadas e Input para12 botoes, acabei por ir para um ESP32 com tasmota
Se é apenas para teres mais I/O pk não vai para um ESP32?

1 Curtiu

Com um ESP32 consegue-se ter perfeitamente 20 outputs para controlo de relés.

Estou a utilizar um esp32 mas o objetivo era usar 32 io. Vou precisar cerca de 12 input e 20 outputs.
Será mais fácil utilizar o esphome?

Sim é mais visível. Tens tudo num yaml.

Mas não tens um web interface como o tasmota.

É mais básico.

Tens de ter atenção pk há uns pin que tem comportamento diferente no boot e isso pode afectar, vê a imagem que postei acima. De forma geral, nºs a verde podes usar sem problema.
Tenho ESP32 com 12 in e 12 out , e está a funcionar bem há uns anos.

1 Curtiu

Pode orientar-te por este guia que é dos melhores que conheço.

Obrigado a todos, vou tentar com o esphome para ver o que consigo fazer.
A ideia e ligar os interruptores e luzes para funcionar de forma independente com o esp32 e depois integração com o HA. Se algo correr mal no HA fica a funcionar tudo na mesma.
Estou a pensar no esp32 eth para ficar ligado por cabo de forma a minimizar as falhas WiFi.

Ao preço a que ficam os ESP, eu preferiria até usar dois ESP32, caso fosse necessário.
Tipo separar um para luzes, outro para interruptores.

Em tempos tentei comandar uma placa de 8 relés com D1mini com um 74hc595, no entanto aquilo deu problemas, os relays ficavam ativos e no ESPhome estavam como desligados (e a relva a ser regada o dia todo), … Acabei por trocar por um ESP32 e tudo direto e nunca mais deu problemas.

Ontem estive a fazer uns testes e aconteceu-me mesmo, desliguei os fios de comunicação entre o esp e o mcp23017 e na página web é indiferente se está ligado ou não fico sem saber o estado real, mas pensei que fosse algo mal configurado.
Não é pelo valor mas estava a pensar minimizar a quantidade de equipamentos e evitar o wifi.
Daí estar a pensar no esp32 eth, mas este tem menos IOS.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade