Tasmota em equipamentos Blitzwolf

Boas malta, tenho alguns equipamentos Blitzwolf bw-shp2 e bw-shp8 e pretendo flashar com o tasmota para ter acesso aos consumos no home assistant.

Já li que para adicionar no HA, basta adicionar os equipamentos na app tuya mas neste caso não dá para medir os consumos.

Qual é a solução mais simples para alterar para o Tasmota? Sem soldar vi um tutorial que exige ter um raspberry pi mas não o tenho.

Obrigado

As vezes o simples é relativo.
Não tens um FTDI, para que possas flashar com fios?

Não é necessário ter Rpi.

Basta ter uma máquina em Linux.

Usei um método parecido com este: https://siytek.com/how-to-flash-tuya-devices-with-tasmota-over-the-air-using-ubuntu/

Olá Vitor,

tive a mesma dúvida e entretanto consegui resolver com o localtuya. dá algum trabalho a configurar mas funciona muito bem.

unico senão é que como usa as keys de acesso da app, sempre que acedes à app bloqueias o acesso via localTuya.

Não tenho mas se for mais simples ir por aí, posso comprar.

Será que uma VM com Linux faz o mesmo efeito? Obrigado

Ficas com hardware para poderes flashar mais equipamentos, acho que seria um bom caminho nem que fosse para aprender.

Uma vez adicionado no HA, talvez não precise mais de utilizar o localtuya de modo a não ficar bloqueado.

Pois, sendo assim que material necessito de comprar? FTDI USB to serial? É preciso soldar por este método?

Eu tentei com uma VM.
Não consegui (penso que o problema foi passar a pen USB para a VM).
Mas deve dar.
Usei um portátil muito antigo com Xubuntu.

O problema de funcionar ou não, tem a ver com a placa de rede wifi (integrada ou pen) que tem de suportar o modo AP.

@vpnobrega exacto é relativamente barato e podes comprar por exemplo na mauser.pt.
Quanto a soldar existe equipamentos em que apenas podes encostar os fios aos contactos sem necessidade de solda.

Aconselho também a compra de jumper wires que são fios de ligação.
Podes comprar macho/femea , femea/femea , macho/macho.

Obrigado pela ajuda. Já vi que tanto a placa USB como os fios são relativamente baratos. Talvez se soldar, será mais “seguro” para garantir que as ligações estão bem feitas. Para soldar é sempre preciso fio para soldar, certo?

Será necessário Estanho para soldar é esse o nome, mas estamos a fugir um bocado ao tópico caso queiras aparece no discord para discutir este assunto.

Há cerca de um ano tentei o método Tuya-Convert numa BW-SHP2 mas sem sucesso. Acabei por ter que soldar os fios e usar o FTDI e funcionou à primeira.

Pelo que tenho lido, novos firmwares não permitem o método OTA, pelo que ultimamente nem testo e recorro logo ao ftdi.

Pois , está visto que é melhor solução. Vou optar por comprar o equipamento aqui falado.
Podem fechar o tópico.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade