Switch de Porta - Cartão de ponto

Eu tenho a isso feito com o telegram a enviar uma foto do hall de entrada sempre que a porta abre.

E como queres distinguir a empregada do resto das pessoas de casa?

epá eu tive uma Axis a fazer isso durante algum tempo (por email). Fartei-me de receber fotos minhas e da famelga e desactivei. Aqui a ideia era mesmo dia da semana x e y se a porta abrir entre as z e w notificar. Não sei se dá para fazer assim.

Eu de HA ainda só vou na parte de inserir e controlar. Ainda não cheguei às automações. O correio chinês é muito lento.

Vou instalar o telegram para ver como funciona que não conheço. Há para aí uns tutoriais num forum pt de ha vou ver se são bons :wink:

Usas detecção de presença no HA para saberes se estão todos em casa ou não?

Supostamente devias conseguir ver 10 dias, by the way

Release Notes 0.64

Home Assistant now defaults to purge recorded history that is older than 10 days. If you want to keep your recorded data for longer than that, you must configure the number of days to retain before starting 0.64 for the first time, for example:

  recorder:
    purge_keep_days: 30

If you want to keep the previous default of never deleting history, use this configuration:

  recorder:
    purge_interval: 0

Que versão do HA estás a usar @tmarquespt?

hassio 0.67 . isto precisa de 20 caracteres

20 caracteres é para evitar spam

@tmarquespt usas detecção de presenças no HA para a família toda?

não tenho isso ainda. tentei meter o gpslogger (no dia em que instalei o HA) mas na altura não consegui e não voltei a isso.

Estou a tentar criar uma automação para o telegram me avisar quando se abre a porta. Estou a utilizar o editor de automações.

no serviço: telegram_bot.send_message
como é que coloco o title e a message? Diz dados para o serviço {}

deixa estar. já encontrei.

Ok, ficou da seguinte forma:

O Hassio manda-me por telegram uma mensagem quando a porta da rua é aberta entre as 9:30 e as 18:00h

Em princípio está a funcionar. Abri agora e não avisou, amanhã venho cá ao almoço só para testar :slight_smile:
Este telgram é muito engrçado

1 Curtiu

Se precisares de alguma coisa é só dizer.

Com a detecção de presenças para a família toda depois podes configurar para seres avisado da abertura da porta só se não estiver ninguém em casa

Boas. Como se faz a deteção da familia? Obg

Se todos tiverem telemóvel a detecção pode ser feita por bluetooth ou por uma aplicação tipo Zanzito ou Owntrack

@tmarquespt para alem de definires a hora entre x e y podes tambem definir os dias em que queres ser avisado. Mas com o Jorge disse caso a tua familia use android ainda podes melhorar isso. Por bluetooth tambem da.
Mas supondo que a tua empregada vai a dias especificos entre x horas o que ja tens mais os dias que podes definir fica resolvido.

Isso da localização é interessante, mas na prática o que é que fazem com a informação? Isto é, que tipo de automações fazem arrancar baseadas nisso?

@j_assuncao -> Um tópico dedicado a isto?

@tmarquespt eu e o Jorge usamos o zanzito já há um tópico criado 📑 Como configurar o Zanzito (device tracker android) da para fazer muita coisa.

Como por exemplo:
Avisa te quando os teus filhos chegam à escola se eles saiem.

Qnd a tua mulher chega sai do trabalho.

Abre te a porta ou a garagem quanto tas a x metros.

Acende te as luzes de casa ou apaga quando tas a x metros usando o componente proximity em conjunto…ou avisa alguem quando ta por exemplo entre a bobadela e o tunel do grilo etc etc…a imaginacao é o limite para alem de conseguires ver no mapa onde as pessoas tao…ou até mesmo ouvires mensagens de voz em vez de leres…o zanzito tem n possibilidades. Caso tenhas duvidas coloca lá no post correspondente.

Sim, vamos ter um tópico dedicado a isso. E dependendo da aceitação até mesmo uma Categoria própria. Alem da detecção por GPS com uma aplicação e por BT ou WiFi em casa, existe uma outra maneira utilizando BT LE chamada de micro-localização que basicamente te diz em que divisão da casa estás! E aí as possibilidades são infinitas…

Além daquilo que o @RodolfoVieira disse, ainda podes acrescentar:

  • Ligar um equipamento quando sais do trabalho e chegas a x kilometros/metros de casa (ar condicionado, maquina de café, etc)
  • Ligar automaticamente o alarme quando ninguém está em casa
  • Se ninguém estiver em casa durante mais de x horas, colocar a casa em modo férias para que a iluminação automática não acenda
  • Se tiveres filhos com idade para ter telemóvel, é quase obrigatório para saber se saem da escola sem autorização
  • Ainda sobre os filhos, criar uma geo fence que se for ultrapassada te informa por mensagem
  • Também é útil, se criares zonas, para te enviar um lembrete ao chegares a uma das zonas configuradas (por exemplo, ao chegar ao trabalho não esquecer de picar o cartão de ponto)

A imaginação é mesmo o limite…

1 Curtiu

Vou ver isso… …

Realmente tenho de colocar um presence, porque hoje vim a casa 2 vezes durante o dia e cada vez que entrava e saía lá me vibrava o relógio a dizer “Porta Aberta”

Quando cheguei à tarde isto não funcionou. Chamei uns nomes à gw e pensei já se passou outra vez, depois logo vejo. E vi! A automação só funciona entre as 8:30 e as 18:30 e eram 19:20h :slight_smile: A culpa não era da chinoca.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade