Suporte Tablet com imans e wireless charger

Olá, partilho o projeto para o tablet que vai servir de dashboard para o HA assim como videoporteiro.

A ideia foi segurar o tablet na parede através dos imans, de forma a permitir também ser usado “normalmente”, evitando estar sempre fixo e o carregamento sem fios facilita a utilização e fica mais “clean”, nomeadamente pelo “Wife Approval Factor”

A base foi feita na impressora 3d com material ASA-X branco
STL: https://www.thingiverse.com/thing:5176934

Material:

Tablet 10’’ - Teclast M30

3 x Íman Neodymium 40x20x4mm

1 x Qi Wireless Charger 10 W

1 x Adaptador para carregador sem fios Type-C

3 x Chapinhas de metal

Cerca de 25€ no total + o Tablet

Ainda estou a adaptar o design final, mas até agora os testes estão a correr bem.

Boas Festas!

1 Curtiu

Projeto interessante! Já tinha ideia de fazer isso com um shelly 1 por trás de modo a carregar o tablet consoante a % de bateria do tablet.

Podes colocar os links dos materiais utilizados?

Olá, ainda não analisei o desgaste da bateria do tablet 24h ligado, mas caso veja necessidade será essa a solução.

Em relação aos materiais, não sabia se podia partilhar, cá vão:

Imans (ou reutilizar algo que já tenham, de discos hdd por exemplo)

Chapinhas para o tablet (no aliexpress é mais barato)

1 Curtiu

Wireless charger (mandei vir este pela urgência):

A versão original usava este, bem mais barato e mai fino, mas veio partido, entao encomendei da amazon:

1 Curtiu

Receptor de carga Type-C:

A fonte de alimentação para o Wireless Charger vai ficar dentro da parede, atrás do suporte, provavelmente vou usar um transformador normal de telemóvel.

1 Curtiu

Olá…tbm aproveitei um tablet do séc. passado para fazer isso.



A bateria do tablet , sempre à carga não fica viciada?

Já me inchou 2 baterias à custa disso :confused:

Podes sempre tirar a bateria. Ando para fazer isso ao meu, dizem que ligando o GND da ficha USB ao GND de onde ligava a bateria que o tablet é enganado e mostra a bateria carregada a 100.

Do que li diziam que não era possível “enganar” o tablet, mas também nunca testei mesmo. O acesso não era muito prático e acabei por desistir…
Está nos planos migrar para um nextion, que não usa bateria

Eu também sempre ouvi dizer isso mas apanhei uma publicação num site que tinha um vídeo a provar.

Vou fazer o controlo pelo HA da percentagem da bateria do Tablet, e controlo com um relé (shelly, sonoff, esphome ou assim) o carregador, evitando assim o carregamento constante.

Boa noite, onde foi buscar a energia?

Eu vou montar isto no sitio previsto do video-porteiro, que tem tubagem para uma caixa próxima ao quadro eléctrico, e vou usar um simples carregador usb para o efeito, com um relé de forma a desligar e ligar conforme a percentagem de bateria do tablet.

Na realidade a casa ainda não está totalmente pronta, isto são ainda testes.

Talvez…espero que não acabe de vez com o tablet…a bateria já está está acabada…a duração já é pouca.

Cá está ele na localização final:

7 Curtiram

Ta muito bacana. Tens alguma capa no tablet? O tablet fica mesmo à justa no suporte em 3d? Ou dá para adaptar em qualquer tablet de 10"?

Não tem capa, em princípio qualquer um de 10 dá…

Boas, como é que fixaste o tablet?

Podes indicar a que altura do chão colocaste o tablet?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade