Estou a iniciar neste mundo fasci nante. Preciso de ajuda para anular temporizador analogico por shelly controlado por Home assistant. Como devo fazer as ligacoes e qual o shelly mais adequado?
Boas. Com essa confusão de fios não é fácil ajudar nas ligações!
A primeira coisa que me salta à vista, é a falta de proteção térmica para o motor. Tens o contactor, mas falta o relay térmico, algo tipo isto: https://new.abb.com/low-voltage/products/explosion-protective-components-systems/eppc/electronic-overload-relays
Depois é “só” trocar o relógio analógico pelo Shelly, mantendo o botão lateral para comandar com as 3 funções (Sempre ON / OFF / Shelly Auto).
Eu tenho algo semelhante, não com um shelly, mas com com um controlador DIY de 8 canais, para rega, filtro e iluminação:
o
estás 50% errado/certo… sim falta o aparelho que querias mencionar, mas não pela razão que mencionaste. o disjuntor tambem faz a proteção térmica e magnética do motor mas não numa intensidade correcta, e como não tem ajuste não é o indicado para proteger o motor mas sim os condutores até ao motor.
em relação ao problema inicial aconselho chamar um electricista para corrigir a falta de proteção ao motor e aplicar o shelly.
Duarte Santos, muito obrigado pelo conselho, que é o que vou fazer.