Tinha no roadmap experimentar o node-red e gostei do conceito, na forma prática de visualizar os automatismos, no copy/paste, import json e na possibilidade de ligar com outros plugins, para notificações, …
Fiz uma primeira automação para substituir uma que tenho para notificar quando determinada porta está aberta há mais de 2 minutos:
Mas vim aqui para vos pedir feedback:
Gostava de ter a vossa opinião de quem passou por isto no sentido de perceber se justifica de facto mover todas as automações para aqui? Sei que vai ser penoso e é tarefa para demorar quase um dia.. mas depois parece-me que será mais fácil de gerir e até replicar situações similares.
O que acham??
PS: Também reparei que com o Lovelace os automatismos ficam mais fáceis de fazer, mas para coisas mais elaboradas é praticamente igual fazer lá ou à mão..
Não sei hardware usas mas quando usava Rpi ao mudar do HA para o NR passei de um tempo de reboot de 2m30s para 25s… E de umas centenas de automações passei para 8 flows (só uma das flows substituiu cerca de 60 automações).
Tens também a vantagem de não precisares de fazer reboot ao HA para activares as automações. Basta clicares em Deploy e um segundos ficas com as automações a correr.
E finalmente consegues integrar diversos serviços no NR sem teres de depender do HA, tipo Telegram e outros. Se os tirares do HA ficas com a máquina mais leve.
P.S.1: Lovelace e automatismos não têm nada a ver uma coisa com a outra. O próprio HA é que tem um editor de automações que sempre existiu mas nesta ultima versão está um pouco melhor.
P.S.2: O switch node que tens liga apenas pela saida de cima e o timer também.
Apenas uma correcção ao que o @j_assuncao disse.
No HA não precisas de reiniciar para recarregar as automações… Basta fazer “reload automations” que também demora apenas alguns segundos…
Boas,
Também já substitui grande parte das automações pelo node-red.
Tenho alguns horários configurados no node-red para ligar e desligar o ar condicionado a determinadas horas. No entanto, pretendia fazer a alteração do horário num card do lovelace.
Já criei os input_datetime, mas estou com dificuldade em configura-los no node-red.
Alguém pode dar umas dicas?
O que pretendes é que o que escolhes no input do card seja a hora de início usada pelo NR, certo?
Eu uso o bigtimer e faço um override_on com o valor do input_datetime…
Obrigado @j_assuncao e @Maddoctor pelas dicas.
Sim, o que pretendo é que o que escolho no input do card seja a hora de início usada pelo NR.
Estou a tentar, mas não estou a chegar lá…
No poll state tenho assim:
Ok, já vi …Segundo percebi tu queres receber uma fotografia quando a camera detecta algum movimento na garagem , essa foto é gravada automaticamente dentro de /snapshots é isso?
Pergunto te isto para perceber a lógica…
Ok entendi, não te posso ajudar porque não sei também como se faz a parte inicial.
Teria que ir tentando por tentativa e erro, talvez alguém com mais conhecimentos em NodeRed que eu, te possa elucidar. @Maddoctor , @j_assuncao
Olá
Eu estou a usar o Telegram no Node Red para notificar-me quando o HA quer dizer alguma coisa. Envia-me mensagens de texto, fotos e vídeos.
Atualizei o HA (coisa que já não fazia há muito tempo) e passado um tempo dei conta que as massagens de texto funcionam mas o enviar fotos e vídeo não.
Alguém teve o mesmo problema ou foi alterado a maneira de enviar fotos e vídeo?