Substituir o automations pelo Node-Red

Viva,

Tinha no roadmap experimentar o node-red e gostei do conceito, na forma prática de visualizar os automatismos, no copy/paste, import json e na possibilidade de ligar com outros plugins, para notificações, …

Fiz uma primeira automação para substituir uma que tenho para notificar quando determinada porta está aberta há mais de 2 minutos:

Mas vim aqui para vos pedir feedback:
Gostava de ter a vossa opinião de quem passou por isto no sentido de perceber se justifica de facto mover todas as automações para aqui? Sei que vai ser penoso e é tarefa para demorar quase um dia… mas depois parece-me que será mais fácil de gerir e até replicar situações similares.

O que acham??

PS: Também reparei que com o Lovelace os automatismos ficam mais fáceis de fazer, mas para coisas mais elaboradas é praticamente igual fazer lá ou à mão…

Não sei hardware usas mas quando usava Rpi ao mudar do HA para o NR passei de um tempo de reboot de 2m30s para 25s… E de umas centenas de automações passei para 8 flows (só uma das flows substituiu cerca de 60 automações).

Tens também a vantagem de não precisares de fazer reboot ao HA para activares as automações. Basta clicares em Deploy e um segundos ficas com as automações a correr.

E finalmente consegues integrar diversos serviços no NR sem teres de depender do HA, tipo Telegram e outros. Se os tirares do HA ficas com a máquina mais leve.

P.S.1: Lovelace e automatismos não têm nada a ver uma coisa com a outra. O próprio HA é que tem um editor de automações que sempre existiu mas nesta ultima versão está um pouco melhor.

P.S.2: O switch node que tens liga apenas pela saida de cima e o timer também.

Apenas uma correcção ao que o @j_assuncao disse.
No HA não precisas de reiniciar para recarregar as automações… Basta fazer “reload automations” que também demora apenas alguns segundos…

Excepto se estiver a usar packages…

Boas,
Também já substitui grande parte das automações pelo node-red.
Tenho alguns horários configurados no node-red para ligar e desligar o ar condicionado a determinadas horas. No entanto, pretendia fazer a alteração do horário num card do lovelace.
Já criei os input_datetime, mas estou com dificuldade em configura-los no node-red.
Alguém pode dar umas dicas?

Agora que já fizeste o mais difícil, basta no NR usar um poll state node para ler os valores dos input_datetime.

1 Curtiu

O que pretendes é que o que escolhes no input do card seja a hora de início usada pelo NR, certo?
Eu uso o bigtimer e faço um override_on com o valor do input_datetime…

1 Curtiu

Obrigado @j_assuncao e @Maddoctor pelas dicas.
Sim, o que pretendo é que o que escolho no input do card seja a hora de início usada pelo NR.
Estou a tentar, mas não estou a chegar lá…
No poll state tenho assim:
poll_state_flow
poll_state_config
Qual é o tipo de configuração do If State e do State Type (string, number, boolean, …)?

No Big Timer não sei como fazer o override_on. É um opção na configuração? Onde se encontra?
bigtimer

Boas,

Se usar o poll state diretamente ligado ao call service, a cada update interval, envia uma ordem. Ou seja, não funciona.

Após algumas pesquisas, encontrei a solução aqui no forum, com um post do @j_assuncao:

Adaptei este exemplo à minha configuração, e ficou assim:

Mais uma vez, agradeço as dicas.

1 Curtiu

Já nem me lembrava de ter escrito esse tutorial e isso é exactamente o que uso nas minhas automações no NR.

Parabéns, mais um excelente tutorial.

1 Curtiu

Boas,

Tenho mais uma automação que pretendia passar para o Nod-Red, mas estou com dificuldades. Alguém pode ajudar?

A automação é a seguinte:

- id: Camara Garagem
  alias: Camara Garagem
  description: Camara Garagem
  trigger:
  - event_data:
      event_type: modified
      path: /config/www/snapshots/deepstack_person_detector_garagem_latest.jpg
    event_type: folder_watcher
    platform: event
  condition:
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.camara_garagem
    state: 'on'
  action:
  - data:
      caption: Deteção Garagem
      file: /config/www/snapshots/deepstack_person_detector_garagem_latest.jpg
    service: telegram_bot.send_photo
  mode: single
  max: 25

O que já tentaste fazer @JSilva já instalaste a pallet do Telegram no Nodered? Qual a dificuldade que estás a ter?

Sim, já tenho o pallet do Telegram.

A parte inicial e a final, acho que não tenho dúvidas. Está assim:

image

O meu problema está no trigger (verificar a alteração do ficheiro na pasta):

      path: /config/www/snapshots/deepstack_person_detector_garagem_latest.jpg

Ok, já vi …Segundo percebi tu queres receber uma fotografia quando a camera detecta algum movimento na garagem , essa foto é gravada automaticamente dentro de /snapshots é isso?
Pergunto te isto para perceber a lógica…

Isso mesmo. Recebo sempre a ultima foto.
Na automação está a funcionar 5*.

Ok entendi, não te posso ajudar porque não sei também como se faz a parte inicial.
Teria que ir tentando por tentativa e erro, talvez alguém com mais conhecimentos em NodeRed que eu, te possa elucidar.
@Maddoctor , @j_assuncao

Obrigado Rodolfo.
Vou aguardar por ajuda.

Olá
Eu estou a usar o Telegram no Node Red para notificar-me quando o HA quer dizer alguma coisa. Envia-me mensagens de texto, fotos e vídeos.
Atualizei o HA (coisa que já não fazia há muito tempo) e passado um tempo dei conta que as massagens de texto funcionam mas o enviar fotos e vídeo não.
Alguém teve o mesmo problema ou foi alterado a maneira de enviar fotos e vídeo?

imagem
imagem

Consegui que o nodered enviasse imagem para o telegram… No nó call Service snapshot use no data “filename” : “/config/www/…”

Já no nó do telegram SendPhoto use “photo” : “homeassistant/www/…”

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade