Sonoff TH16 vs Shelly 1 - Instalação e configuração

Boa noite a todos. Já tinha consultado alguns posts neste forum e vi que há pessoal bastante avançado na IOT. Por isso, decidi inscrever-me. Desde já peço desculpa por algumas duvidas que tenho, que talvez sejam básicas demais para alguns utilizadores deste forum.
Preciso de colocar um destes dispositivos a controlar luzes externas numa empresa. As minhas dúvidas são as seguintes:
1). O Shelly já traz a função de sunrise/sunset automática, logo não é preciso mudar o firmware. Se optar pelo Tasmota e colocá-lo no Sonoff, poderei ter a mesma função automática?
2). A rede wireless tem mudanças periódicas de password. Como é possível aceder ao Shelly ou Tasmota quando for necessário atualizar a password? É que terão de ser colocados numa caixa estanque fora do edificio.
3). Ao usar o Shelly numa caixa estanque, acham que seria uma boa ideia usar um interruptor externo estanque para poder fazer o reset caso seja necessário?
Agradeço qualquer ajuda nestes assuntos, já que os posts que consultei são para instalação em casa e não numa coisa mais especifica. Cumps.

Bem vindo @Ralex!

1. Penso que é possivel, pelo menos este post refere isso:
  1. Quanto ao Shelly não sei mas o Tasmota pode ser forçado para o modo AP e com um simples telemóvel alteras a password e voltas a colocar em funcionamento normal. Mas podes sempre ligar-te fisicamente ao equipamento por consola.

2. Podes sempre desligar a alimentação à caixa para fazer reset ao Shelly se for o único equipamento na caixa. Mas podes ter sempre o botão para ligar /desligar manualmente as luzes.

Nota 1: Se vai ficar numa caixa estanque no exterior podes optar por outro equipamento que não o Shelly, como por exemplo o Sonoff Basic ou Dual. Os Shelly são melhores para colocar nas caixas dos interruptores.

Nota 2: Pelas tuas perguntas presumo que não estejas a pensar utilizar um software de automação. Será uma mais valia para poderes utilizar posteriormente funções mais avançadas e “inteligentes” que não são possíveis apenas com os dispositivos de IoT. Além disso, utilizando um software de automação, podes sempre tornar o ponto 2 automatizado e com um pouco de magia alterar automaticamente a password antes de o fazeres no router.

Boa noite j_assuncao. Obrigado pela ajuda!
Por acaso, estava a pensar em colocar o Sonoff TH16 com o ESP Easy e um sensor BH1750, porque assim ficaria independente da internet. A minha dúvida é se estes sensores são muito influenciados pelo mau tempo ou basta estar o dia nublado, por exemplo, para que o Sonoff ligasse as luzes apesar de ainda estar muita luz de dia.
Cumps.

Como firmware o Tasmota é mais robusto que o ESPeasy e com o sensor ligado podes criar regras para ligar/desligar as luzes em função da iluminação ambiente. Podes até enviar comandos via MQTT para qualquer outro equipamento na tua rede (por exemplo para fechar um toldo motorizado).

A opção do TH16 também é bastante boa e já tens uma ficha para poder ligar sensores.

Bem, luz é luz… Se liga por estar nublado é porque a luminosidade desceu… Portanto, no fundo, é irrelevante se está nublado, a chover ou sol radiante… Ou há X luminosidade ou não há.

Boa tarde a todos.
Obrigado pela vossa ajuda. Alguém me pode indicar um exemplo das regras para usar no Tasmota com o sensor BH1750? É que tudo o que encontrei era sobre utilizar a IDE do Arduino para programar o sensor.
Cumps.

Olá Rui,

1. se não precisas de ligar o Shelly a lado nenhum (pe homeassistant) e faz o que precisas, não vejo motivo para mudar o software (excepto o de garantir que não existem comunicações para o exterior). Digo garantir porque há relatos de que quando desactivas o serviço cloud, ele deixa mesmo de comunicar, mas não me parece que tenha havido um estudo muito aprofundado nessa matéria.

2. Como regra, e especialmente numa empresa, eu não colocaria IoTs no wifi ‘geral’. Deveria existir uma rede só para eles, sem comunicação com o resto da rede para evitar problemas. Aí poderias optar por não alterar, com tanta frequência, a pwd do wifi IOT dado que o risco é bastante inferior. De qualquer maneira o ideal é ir ao shelly (por web) e alterar a password do wifi antes de alterar no ‘router’. Desta forma não tens necessidade de andar a usar AP mode.

3. Reset ou restart? O ideal é colocares o shelly ‘dentro de portas’. Não conhecendo o cenário é difícil de opinar, mas possivelmente existirá um circuito para essa iluminação a sair do quadro e poderias colocar aí. Se tiver de ficar mesmo em caixa estanque, convém que seja estanque à água, mas não à pressão. As diferenças de temperatura vão provocar alterações na pressão interna e possivelmente provocar condensação dentro da caixa. O ideal nestes cenários é usar uma válvula que permita equalizar a pressão interna/externa, e deixe sair a humidade mas não deixe entrar.
    https://www.gore.com/products/gore-protective-vents-for-lighting-enclosures

Tem também atenção a uma coisa. O sol quando nasce não é igual para todos. Dependendo da altura do ano e/ou das condições climatéricas o sunrise/sunset pode ser problemático. Convém existir algum controlo de offset para esses parâmetros de modo a funcionar correctamente. Não se se isso é possível com o software da shelly, mas com o homeassistant podes configurar isso tranquilamente. Se eu esperar pelo sunset para ligar as luzes da entrada, já ando à luta para conseguir abrir a caixa do correio :wink:

Boa tarde a todos. Quanto à rede, há uma para guests, logo poderia ficar associado a essa rede. Quanto à possibilidade de condensação dentro da caixa, não tinha pensado nisso ainda. No que toca ao sunrise/sunset, o Shelly permite opções de tempo antes da hora ou depois da hora que ele busca na net. Mas, se calhar estou a complicar demais e para evitar confusões, é melhor colocar um sensor destes menos “avançado”. O que pensam dessa ideia? Cumps.

https://bit.ly/2BDty0a

IoT numa rede guest?? Para qualquer um aceder ao IoT??

Boa tarde.
Estava a falar durante a configuração, utilizar essa rede. Depois disso, o dispositivo iria ficar isolado do resto da rede normal, mas para evitar mais confusões ou possíveis quebras de segurança, vou optar por pelo sensor menos tech que indiquei antes.
Cumps.