Sonoff Tasmota mantém LED com baixa energia ligado

Boa tarde,

sou novo no fórum e comecei recentemente um projecto com o Hassio.

Instalei um Sonoff Basic (firmware Tasmota) a controlar um projector LED (que tem sensor de movimento próprio), com automação pelo Hassio para ligar ao anoitecer e desligar ao amanhecer.
Está a funcionar impecável na questão de ligar e desligar.

No entanto notei que quando em desligado, ou seja durante o dia, os LED tem energia residual tendo um brilho baixo e por isso provavelmente algum consumo. É normal? É possível anular esta energia residual?

Obrigado

Bem vindo ao fórum da CPHA @rmp e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Não sei se percebi bem a tua questão…
Vou inverter…Falas do Led do sonoff basic (verde)?
Se sim, por norma aquando desligado o led está apagado, contudo esse sonoff estando energizado terá sempre um consumo…devido à componente electrónica,wifi etc…

Obrigado Rodolfo.

Não, não me refiro ao LED do Sonoff. Esse tem o comportamento esperado e claro que haverá consumo de energia para manter a componente electrónica e o assegurar da comunicação wifi.

Os LED que me refiro são os do projector. Portanto, quando em estado “ON” o projector à passagem de uma pessoa liga na sua potência normal como seria de esperar. Já quando desligado, estado “OFF” durante o dia, parece haver energia residual no projector. Os LED apresentam um brilho, mas mais baixo que o normal.

Ok entendi agora, mas efectivamente o titulo que deste ao tópico não ajudou na intrepretação…Esse é um problema que nada tem haver com o firmware tasmota pois esse está no sonoff e não no projector. Mas sinceramente eu não consigo te ajudar como resolver esse problema, talvez com ajuda de uma resistência???

Esse problema deve-se a um problema no relé do Sonoff ou à parte electrónica que faz actuar o rele. Ou é defeito de fabrico ou é de má qualidade, seja como for a substituição do relé resolverá o problema. Experimenta medir a saída do Sonoff quando está desligado para saber quantos volts passam.

Testa inverter os cabos de alimentação… considerando que estamos a dar entrada de 220v AC no sonoff.

1 Curtiu

Luís Andrade obrigado,
a troca da fase e neutro funcionou, embora tenha de ter feito à entrada e saída do sonoff para que ficasse totalmente resolvido.
Com a troca apenas à entrada, resolveu quando o sonoff estava “desligado”, mas surgiu a mesma energia residual quando este estava “ligado”, mas não havia movimento no sensor que coloca a lâmpada em OFF. Trocando à entrada e saída resolveu ambas as coisas.

Cumprimentos

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade