Sonoff Tasmota - Estado inicial

Olá,

Estou com um problema.
Cada vez que reinicio o computador ou o hassio, 2 dos vários módulos com o firmware tasmota ficam ativos.
O problema, é que tenho um portão que abre e fecha de cada vez que reinicio o computador ou o hassio.
Sei que deve haver uma configuração nos módulos para isso não acontecer.
Podem ajudar-me?

Obrigado desde já pela ajuda.

Quando fizeres um pedido de ajuda, deves pôr mais informação:
Que aparelhos, que versão de tasmota…

Passando à resposta:
Depende das configurações que tenhas… Provavelmente tem a ver com o retain das mensagens de mqtt…
Põe aqui o resultado do comando (na consola):
backlog status; status 1; status 2; status 5; status 6

E também o config do home assistant para esses aparelhos

1 Curtiu

Olá novamente,

Tens razão, escapou-me…
O módulo que estou a usar é um Sonoff Dual

backlog status

04:32:23 MQT: stat/sonoff0/STATUS = {"Status":{"Module":39,"FriendlyName":["Sonoff","Sonoff2"],"Topic":"sonoff0","ButtonTopic":"0","Power":2,"PowerOnState":0,"LedState":1,"SaveData":1,"SaveState":1,"ButtonRetain":0,"PowerRetain":0}}

status 1

04:33:02 MQT: stat/sonoff0/STATUS1 = {"StatusPRM":{"Baudrate":115200,"GroupTopic":"sonoffs","OtaUrl":"http://xxxxxx:9541/data/firmwares/sonoff.bin","RestartReason":"Power on","Uptime":"0T04:11:30","StartupUTC":"","Sleep":0,"BootCount":122,"SaveCount":264,"SaveAddress":"F4000"}}

status 2

04:36:43 MQT: stat/sonoff0/STATUS2 = {"StatusFWR":{"Version":"6.2.1","BuildDateTime":"2018-09-09T16:45:33","Boot":31,"Core":"2_3_0","SDK":"1.5.3(aec24ac9)"}}
04:36:45 MQT: tele/sonoff0/STATE = {"Time":"1970-01-01T04:36:45","Uptime":"0T04:15:13","Vcc":3.187,"POWER1":"OFF","POWER2":"ON","Wifi":{"AP":2,"SSId":"XXXXX","RSSI":52,"APMac":"XXXXXX"}}

status 5

04:39:10 MQT: stat/sonoff0/STATUS5 = {"StatusNET":{"Hostname":"sonoff0","IPAddress":"XXXXXX","Gateway":"XXXXXX","Subnetmask":"XXXXXX","DNSServer":"XXXXXX","Mac":"XXXXXX","Webserver":2,"WifiConfig":3}}

status 6

04:40:36 MQT: stat/sonoff0/STATUS6 = {"StatusMQT":{"MqttHost":"XXXXXX","MqttPort":1883,"MqttClientMask":"DVES_%06X","MqttClient":"DVES_9E9081","MqttUser":"XXXXXX","MqttType":1,"MAX_PACKET_SIZE":1000,"KEEPALIVE":15}}

Obrigado

Falta a configuração do home assistant para este sonoff…

Olá,

Estão aqui, mas o mesmo acontece com outros sonoff basic

  - platform: mqtt
   name: "Portão"
   state_topic: "stat/sonoff0/POWER1"
   command_topic: "cmnd/sonoff0/POWER1"
   optimistic: false
   payload_on: "ON"
   payload_off: "OFF"
   qos: 1
   retain: true

- platform: mqtt
  name: "Videoporteiro"
  state_topic: "stat/sonoff0/POWER2"
  command_topic: "cmnd/sonoff0/POWER2"
  optimistic: false
  payload_on: "ON"
  payload_off: "OFF"
  qos: 1
  retain: true

Obrigado

Embora isto não responda à tua questão, a utilização de optimistic: false é dispensável pois tens definido um state_topic e quando assim acontece o optimistic é sempre assumido como false, e só deve ser utilizado para forçar a true.

o teu erro é teres o retain: true. Apaga essa linha.
Entretanto é necessário apagar o retain no broker, para isso, vai à developer tools do HA e tens lá um local para enviar comandos mqtt.
Envio para o tópicos cmnd/sonoff0/POWER2 e cmnd/sonoff0/POWER1 sem payload
Depois reinicia e dá feedback

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

Agora, se reiniciar o hassio, os módulos já ficam off.
Mas quando reinicio o Ubuntu só 2 dos 11 módulos que tenho é que ficam On.

Já estou farto de tentar saber o que se passa e não consigo descobrir.
No ficheiro switches.yaml está tudo igual por isso deduzo que tem a haver com a configuração dos módulos.

O firmware é o tasmota 6.2.1 estou com o addon TasmoAdmin e a única coisa que está diferente é o “Wifi Config” que nalguns aparece 1, noutros 3 e noutros 5. Também não sei o que isto é.

A informação do estado deve estar retida ainda no servidor mqtt. Segue as instruções do @Maddoctor deu para esses devices também.

Não percebi o que é que queres dizer com “não ligam”… O relé não fica activo quando devia estar ou não aparecem no home assistant?
Manda a configuração do home assistant de 1 deles e o resultado dos status como mandaste para os outros…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade