Sonoff T1 EU e comando Digoo DG-HOSA

Deixei no carro, mas amanhã já posto aqui

Obrigado pelas fotos isso é sem dúvida estranho. Mandas te vir da bangood?

Não, por acaso comprei a uma pessoa que os mandou vir por engano e queria os europeus. Como não o ia encastrar na parede fiquei com ele.
Agora queria arranjar uma solução para eliminar o touch e ficar com o interruptor normal, mas a coisa não está fácil e não encontro por aí nenhum documento. Não gosto do touch prefiro o botão de pressão original, mas o facto de poder ter interruptor, wifi e RF tudo ao mesmo tempo era uma solução interessante.
Já agora se houver por aí alguém com mais conhecimentos em electrónica que me possa ajudar, agradecia.

@miruim

Apesar de nunca ter trabalhado com esse equipamento em específico, não vejo motivo aparente para não conseguires utilizar no mínimo 2 gpios (rx e tx) directos pelos header pins para a função de interruptor manual. Devendo, antecipadamente, salvaguardar a forma de instalação e tipo de interruptor de parede, por dois motivos:
1 - Consegues instalar o equipamento e os interruptores dentro da caixa de parede?
2 - Que tipo de interruptor pretendes ( tipo campainha ou posição fixa)?

Numa análise mais simplista e direta… Se instalares o tasmota e desativares o serial console… podes utilizar 2 interruptores de campainha ligando o tx e rx a gnd para comando individual de cada relé. Contudo, explorando mais os gpios disponíveis dos header pins, podes utilizar, eventualmente, interruptores de posição fixa. Adicionalmente, até podes também instalar (não obrigatoriamente) um low pass filter para evitar o ghost switch (ligarem ou desligarem não intencionalmente, por interferências) com um outro mod.

1 Curtiu

viva.
Desde já gradeço o esclarecimento e toda a disponibilidade em ajudar
O interruptor que vou usar é um botão de pressão da legrand. da serie suno.
Quando falas em TX e RX, são esses mesmo do IC ??
no tasmota posso aparece-me o GPI01 como serial out , o 02 não tem nada e o 03 tem serial in
seria aí ??

Sendo um interruptor de pressão (tipo campainha) podes utilizar os gpios do tx ou rx, visto não ficarem “agarrados” à gnd quando o equipamento liga/ reinicia.

Primeiro, deves configurar no tasmota esse módulo ( equipamento) que estás agora a utilizar. Posteriormente, deve ficar identificado corretamente já os gpios atribuídos ao tx e rx. Estes gpios são os mesmos que deves ter utilizado para fazer Flash ao equipamento. Adicionalmente, podes conferir no esquemático do equipamento quais são gpios, para teres garantia que são efetivamente os gpios referentes ao tx e rx.

Se seguires os passos acima, não deves ter dúvidas em relação aos gpios atribuídos ao tx e rx.

A título de observação adicional, creio que tens mais um gpio disponível. Visto só pretenderes um interruptor, podes testar primeiro esse, evitando inutilizar a serial console por utilização do tx ou rx… que é bastante útil para debug e parametrização off line.

mas já tem o tasmota
isto é o que me aparece

Podes utilizar então esses 3 gpios, directamente, para interruptor. Basta definir como switch.
Visto só pretenderes um interruptor, escolhe o gpio2 (não necessitas desabilitar a serial console), identifica na placa,… e fecha o circuito a gnd para saberes quando é pressionado.

São 2 interruptores. Um para descer o outro para subir.
uso o GPIO2 e o 3 ?

no datasheet diz isto
GPIO2 I/O UART Tx during flash programming; GPIO2

Vais utilizar para a função de estores, certo?
Sendo assim, recomendo seguires o tutorial do dual para os estores aqui do fórum. Em princípio será tudo idêntico, com excepção de teres o gpio2 disponível neste equipamento.

Ora aí está… Tudo resolvido e a funcionar como devia.
vou é colocar as resistencia e o condensador, que é para não me acontecer o que aconteceu na sala.

Muito obrigado a todos

1 Curtiu

@miruim depois mostra nos como ficou isso no final com umas fotos :slight_smile:

Ora bem.
Depois de tudo acabado coloco aqui umas fotos para que possam ver como ficou.
A primeira foto é para se saber onde estão os pinos
Inkedsonoffttt_LI

agora nestas outras já estão os fios ligados e aproveitei e coloquei as resistencias e os condensadores para o filtro para que não me aconteça o que me aconteceu na sala.
Por uma questão de arrumação, coloquei as resistencias por trás e os condensadores à frente.
Resistencias vão do positivo ao GPIO2 e GPIO3 e os condesadores vão do GND aos mesmos GPIO2 e GPIO3

Para finalizar , estes são os interruptores

Text

Volto a dizer que optei por esta solução apenas para o quarto.
A casa é pequenina e tem 3 persianas . A do quarto, cozinha e sala. Cozinha e sala controlo pelos interruptores que são iguais à foto em cima, pela net e por google home. Agora no quarto e como é o sitio onde existe maior preguiça, optei por esta solução, porque fico com RF, o que me permite mal acorde ligar de uma forma mais rápida com o comando.

Desde já agradeço a todos aqueles que me deram uma ajuda e me fizeram perceber mais um pouco de como tudo isto funciona

2 Curtiram

Obrigado pela partilha das fotos.

Obrigado eu por toda a ajuda prestada

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade