Sonoff POW - Como saber consumo mensal e valor mensal

Olá amigos lusitanos! Postei essa mesma dúvida no forum brasileiro, mas não obtive retorno. Será que alguem aqui ja fez e sabe ajudar?

Vamos lá: Possuo um Sonoff POW R2, e gostaria de saber o consumo mensal, e também esse consumo convertido em dinheiro.

No home assistant, consigo adicionar a entidade normalmente, para ver a tensão, consumo e corrente

Para saber o consumo do DIA, em kwh, eu tenho esse código no sensors.yaml. O valor apresentado é igual ao do app ewelink, e ele zera todo dia, então está funcionando corretamente.

consumo_dia_kwh:
    friendly_name: Consumo DIA 
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{{ state_attr('switch.sonoff_1000fe1f6c', 'consumption').0 }}"

Informação do consumo do dia no HA e Informação do consumo do dia no Ewelink:

E esse é o cósigo que utilizo para saber o consumo MENSAL. Esse código eu peguei na internet, e na verdade ele não informa o consumo do mês corrente, e sim dos últimos 30 dias, ou seja, hoje é dia 29, ele pega o consumo de 29 dias do mês corrente + 1 dia do mês anterior… (Nao eh assim que eu quero)

consumo_mes_kwh:
    friendly_name: Consumo MÊS 
    unit_of_measurement: kWh
    value_template: "{% set p=state_attr('switch.sonoff_1000fe1f6c', 'consumption') %}{{ p[:30]|sum if p }}"

Alguem sabe como eu faço para saber de fato o consumo do MÊs atual?

Me indicaram utilizar o “utility meter”, então eu pus no configuration.yaml o seguinte código (estou a apontar para a entidade do “consumo dia”)

utility_meter:
  consumo_mensal_utility_meter:
    source: sensor.consumo_dia_kwh
    cycle: monthly

No momento:

  • Utility Meter informa que o consumo mensal é de 5.03Kwh
  • A entidade mês, que pega os últimos 30 dias, informa que o consumo mensal é de 39.68Kwh
  • O app ewelink, que tem o valor CORRETO, informa que o consumo é de 37.34Kwh

Obs: Para atualizar as entidades, tem que “call service”, e escolher “sonoff.update_consumption”, então criei uma automation para toda hora esse serviço ser chamado para atualizar no HA.

Desde já agradeço, e quem quiser ajuda em algo, é so falar.

Att.

O Utility Meter apenas te dá o consumo desde que foi activado, portanto caso não tenha passado ainda um mês o valor não vai estar certo.

Para fazeres o que queres podes procurar aqui no Fórum por “base de dados leve”


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade