Boa noite está é a minha primeira publicação cá, e possivelmente uma dúvida de maçarico.
Nós últimos meses tenho estado a desenvolver um pequeno sistema de rega(sonoff 4ch pro) , consegui construir uma pequena estação meteorológica com alguns sensores(esp32 com esphome).
Fiz a instalação do home assistant num rpi 3+ ligado a minha rede de casa através de cabo.
Mas agora deparei me com um problema o objectivo é ligar os sonoff 4ch, e a estação a um hotspot Wi-Fi da Vodafone que vão ficar num local distante de onde tenho o home, e não sei como criar a ligação ao meu rpi.
Pois realmente não estava a encontrar na primeira opção no host para alterar, agora já percebi.
Mas assim tenho de então fazer tudo na mesma rede Wi-Fi, não dá para ligar os componentes numa é o HA noutra.
O que queres fazer é complicado em termos de rede mas pode ser feito desde que tenhas IP fixo ou um serviço de DDNS. Basicamente ligas os dispositivos ao hotspot a enviar dados para o teu IP ou DDNS, o que vai implicar que depois em casa andes a abrir e reencaminhar portas para o trafego entrar para o sitio certo e a expor portas para fora (o que é inseguro se for mal feito).
Existe também a possibilidade de teres duas instalações de HA e ligar as duas, uma remota e outra local mas tens sempre de ter IP fixo ou DDNS.
Tens tutoriais para a instalação do DuckDNS aqui no fórum.
Nunca penses que a segurança não é muito importante, lembra-te que não é apenas o HA que fica exposto mas sim TODA a tua rede (telemóveis, computadores, televisões, dispositivos IoT, camaras, etc).
Não, a sonoff tem o serviço deles, em vez de ires ver o estado e controlares através da lan, ligas o outro dispositivo a internet e controlas através da tua conta sonoff,
Instalas o HACS
Instalas esta integração
E usas a opção Cloud, onde configuras com os dados da tua conta
Estou a usar duas fitas de led da sonoff tipo Magic Home dessa maneira