Sonoff numa rede diferente da implementada no home

Boa noite está é a minha primeira publicação cá, e possivelmente uma dúvida de maçarico.
Nós últimos meses tenho estado a desenvolver um pequeno sistema de rega(sonoff 4ch pro) , consegui construir uma pequena estação meteorológica com alguns sensores(esp32 com esphome).
Fiz a instalação do home assistant num rpi 3+ ligado a minha rede de casa através de cabo.

Mas agora deparei me com um problema o objectivo é ligar os sonoff 4ch, e a estação a um hotspot Wi-Fi da Vodafone que vão ficar num local distante de onde tenho o home, e não sei como criar a ligação ao meu rpi.

Alguém já fez algo do género?

Cumps

Bom vindo @Roberto_Lourenco1 !

Em que sistema operativo está a correr o HA, HassOS ou Raspbian?

Olá, Home Assistant OS 5.10 segui a instrução diretamente do site oficial.

Para ligares o HA via Wifi deves seguir este guia:

Pois realmente não estava a encontrar na primeira opção no host para alterar, agora já percebi.
Mas assim tenho de então fazer tudo na mesma rede Wi-Fi, não dá para ligar os componentes numa é o HA noutra.

Mas já me ajudaste obrigado.

O que queres fazer é complicado em termos de rede mas pode ser feito desde que tenhas IP fixo ou um serviço de DDNS. Basicamente ligas os dispositivos ao hotspot a enviar dados para o teu IP ou DDNS, o que vai implicar que depois em casa andes a abrir e reencaminhar portas para o trafego entrar para o sitio certo e a expor portas para fora (o que é inseguro se for mal feito).

Existe também a possibilidade de teres duas instalações de HA e ligar as duas, uma remota e outra local mas tens sempre de ter IP fixo ou DDNS.

Obrigado vou explorar melhor essa possibilidade.

Quando te referes a um serviço ddns estás te a referir como por exemplo duckdns?

Também pode ser usado embora eu não goste por ser demasiado conhecido.

A segurança não é um factor muito importante, já agora sabe como teria que fazer ao utilizar esse?

Tens tutoriais para a instalação do DuckDNS aqui no fórum.

Nunca penses que a segurança não é muito importante, lembra-te que não é apenas o HA que fica exposto mas sim TODA a tua rede (telemóveis, computadores, televisões, dispositivos IoT, camaras, etc).

Experimentaste usar a integração da sonoff por Cloud?

Estive a ver a questão da cloud, tudo que apareceu foi a pagar, estive a tentar era perceber se com mqtt consigo fazer isto.

Não, a sonoff tem o serviço deles, em vez de ires ver o estado e controlares através da lan, ligas o outro dispositivo a internet e controlas através da tua conta sonoff,

Instalas o HACS
Instalas esta integração
E usas a opção Cloud, onde configuras com os dados da tua conta

Estou a usar duas fitas de led da sonoff tipo Magic Home dessa maneira


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade