SONOFF mini r2 em interruptor duplo

Boas estou com uma duvida na montagem de um sonff mini r2 num interruptor duplo. Neste momento tenho o equipamento instalado e integrado no homeassistant mas não consigo ligar 1 dos interruptores (que é duplo). Seguem as fotos.

O problema e que só tenho um fio para ligar no s1. Conseguem ajudar?

Obrigado

Boas,

Querias o Sonoff a controlar só um dos lados do interruptor, certo? Ou querias o Sonoff a controlar uma comutação de escada (como está no manual)?

edit: mais concretamente a ser controlado e não a controlar.

Certo, tenho já o sonoff instalado e a controlar um lado, não consigo agora é ligar o interruptor (apenas a um lado). Tentei fazer um jumper s2 lout mas não funcionou!

Essa ligação Lout-S2 não faria sentido nem num relé que utilizasse 220vac como sinal… mas o resumo é que com esse interruptor não vais conseguir (a menos que inutilizes o segundo botão).

Nesse relé, terias que ter o interruptor entre S1 e S2. Tendo em conta que o teu interruptor partilha a entrada com as duas saídas, isso não é possível. De qualquer das formas confirma pelo modelo do interruptor, mas pelas fotos, pareceu-me que sim.

A partir daqui tens duas opções:

1. trocas o interruptor por um com interruptores com ligações independentes
  2. usas um relé capaz de usar 220vac como input (Shelly 1 mini, por exemplo)

Numa pequena side note… aproveita e vê se não te interessa arranjar um relé duplo e fazes logo os dois lados do interruptor (Shelly 2PM, por exemplo)

Se quiseres posso-te fazer uns desenhos caso não tenhas percebido alguma coisa!

Obrigado pela dica. Acho que vou optar por substituir o interruptor.

1 Curtiu

isso quase de certeza que deve ser um comutador escada, e para isso funcionar com o snoff ou shelly (é indiferente) tens de ter o aparelho no ultimo interruptor na serie antes de ir para a luz…exactamente como mostra a imagem no site da snoff:

PS: a alimentação do primeiro interruptor não precisa vir do snoff. só tens de garantir que tens 230Vac sempre alimentados. no caso de não teres as condições necessárias na caixa do ultimo interruptor podes sempre passar mais um fio caso a tubagem o permita.

Viva Duarte, não é um interruptor de escada…quero dizer que não sei se é um comutador de escada ou não…mas de momento não faz comutação em 2 pontos…apenas activa duas luzes diferentes. Penso que a solução vai passar um interruptor duplo com 2 fases diferentes…assim passo mais um cabo para o comutador e consigo ligar o s1 e o s2. Dado os meus limitados conhecimentos, penso que será o mais fácil. Depois posto aqui o sucesso (ou o insucesso) :wink:
Obrigado pelas dicas.

Tenho o sonoff a aparecer no homeassistant e a funcar, mas agora o problema são os estalidos…penso que fica baralhado com as redes…

Vou tratar do interruptor e posto aqui o desenvolvimento.

Cmps

Caros,

Volto ao tema, uma vez que não consigo por o iterruptor a funcionar…troquei o interruptor para um interruptor com comutação de escada…consegui por na mesma a segunda luz a funcionar (que está independente do sonoff). coloquei mais um fio para ligar ao sonoff para ter assim dois fios a ligar ao S1 e S2 do sonoff…já experimentei todas as posições mas não consigo. Alguma sugestão?

Obrigado desde já.

Sanity check: liga um interruptor normal entre o S1 e o S2 e testa sozinho, sem mais nada… não sei se com aquela brincadeira do Lout-S2 não queimaste alguma coisa. Testa só para ter a certeza.

Se funcionar, arranja o modelo/desenho do teu interruptor e partilha aqui que ajudamos-te com as ligações.

Fiz esse teste e claro…não funcionou…qq das maneiras mudei o sonoff…e tenho agora o interruptor a funcionar…mas volto ao meu problema inicial ligar as duas luzes um mesmo interruptor
Nesta foto tenho o sonoff ligado e tudo a funcionar:

Nesta próxima foto tenho a outra luz a funcionar sem sonoff.

Desafio é por tudo num interruptor com dois botoes para acender duas luzes…

Gonçalo agradeço desenhos :wink:

1 Curtiu

já habilitaste o segundo interruptor no software? é possível que o snoff tenha só um interruptor activo e o outro desligado. ou isso ou está avariado.

O software, equipamento son off só tem 1 interruptor…eu tenho é dois interruptores fisicos.

mas este aparelho pelo que vi tem o S1 e S2 que significa que tem dois inputs.

PS: vi mal e assumi que era dois inputs…

@oakpeter se ainda conseguir hoje já te faço uns desenhos

Bem… desenho feito:

Notas:

• a linha a amarelo está aí só para separar as ligações de cada lado do interruptor
  • usei umas cores malucas para os fios de baixa tensão mesmo para se perceber que são diferentes
  • o neutro da lâmpada que está ligada ao Sonoff não precisa de vir do Sonoff como é óbvio… desenhei assim só porque costuma dar mais jeito ligar desse modo
  • de cada lado do interruptor, nos terminais que têm as setas, podes trocar o fio do sitio onde liguei no desenho para o do lado, isso so vai alterar para que lado é que o interruptor liga

Depois conta como correu e qq coisa apita!

@gprata obrigado. Está perfeito…funciona!

Tinha quase tudo bem feito, mas tinha um jumper de uma fase para a outra que estava a baralhar o sistema…realmente quem sabe sabe.

Obrigado mais uma vez. Vou alterar outro que tenho com exactamente as mesmas condições!

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade