Sonoff mini não liga

o meu sonoff que já tinha conseguido flashar deixou de aceder a luzinha que tem lá dentro e já não é descoberto pelo HA. será que queimou ? é possível ? como saber ?

Foi flashado com tasmota?
Não tem ip na rede?

Não funciona com o botão que vem no sonoff?

foi flashado com tasmota e ontem estava a funcionar ( sem nada ligado).
Hoje tentei ligar num interruptor e como a luz estava sempre ligada , retirei.
nunca mais ligou.
nem o botão do sonoff nem ip. (não pinga).

até já mudei os cabos que ligam à eletricidade (não fosse esse o problema)

Não se pode ligar 230v nos bornes S1 e S2, terá sido isso?

não devia. aí liguei o fio que vai para a lampada e outro ao interruptor. ( só se me enganei neste ultimo).

já tenho uns 10 dispositivos. apenas esta tomada é mais estranha porque é dupla e uma delas faz comutação. mas o sonoff estava a ligar onde não faz comutação.

mas a luz acendeu. sóo que não apagava :frowning_face:

Passaste um cabo de um interruptor para o outro, para fazeres a comutação?

Ou como é que ligaste a comutação ao sonoff?

Parece-me estar aí o erro.

Este dispositivo sonoff não deve entrar na comutação.

Tenho 1 interruptor duplo de uma lado e um simples do outro.A comutação tem um shelly mas está no interruptor simples ( e a funcionar). Neste int.duplo coloquei o sonoff mas para uma lkampada que não faz comutação. A unica duvida que tenho é se o fio que saia do interruptor e que eu pensei que não fosse live ( o fosse) - como o quadro esta muito longe , não tive para ir ao quadro ligar e ver se tinha corrente antes de ligar. mas amanha ainda vou ver se aquele cabo tem corrente corrente.

No sonoff mini nos bormes S1/S2 só podem ser ligados fios directamente ao interruptor, sem estar em contacto com mais nenhum fio. Normalmente os fios do interruptor ( no teu caso será um comutador de escada duplo, logo o teu interruptor é um desses comutadores) são a fase e saída para a lâmpada, a fase sai do interruptor liga no L do sonoff e a saída para a lâmpada sai também do interruptor e liga no L1 do sonoff. Ficando o interruptor livre para os bormes S1, S2, que têm baixa tensão, 3,3v.

Eu pensava que era isso que tinh feito. Ha alguna forma de confirmar se está queimado? Abrindo a caixa? Posso fazer alguma coisa ou é para o lixo?

Se queimou, basta abrires e deveras ver alguma coisa.

Mas só para esclarecer, nesse comutador duplo, deveras ter um fio que faz um “xanto” entre as teclas. Retiraste esse fio?

a ver se me lembro:
esta eram as minhas ligações antes de instalar 1 shelly no interruptor da esquerda e que ficou a funcionar bem :

o que fiz agora no interruptor da direita foi :

o Neutro que passava na caixa entrou e saiu no sonoff mini.
o “xanto” ( quando fiz o boneco pensei que se escrevia “chanto”) retirei e do “C” de cima fiz a ligação para o “Live in” do sonoff. O “Live out” tirei do 4 do interruptor. os sw’s liguei onde estava o xanto e o live no interruptor.

acho que é isto :

faz sentido ?

já abri e não vejo nada queimado. deveria ver ?

image

Sim, parece-me que como está, está bem,se foi memso assim que ligaste. Essa questão do “shunt” é realmente muito importante. De qualquer maneira é estranho isso ter “morrido” depois de ter sido ligado ao interruptor.

o estranho é que a luz ficou sempre ligada. não desligava nem pela aplicação nem pelo interruptor.

portanto, confirma que a retirada do xanto está correta, certo ?

Sim, pela tua explicação foi tudo feito correctamente.

Agora pelos sintomas que referes do funcionamento ( não dar para desligar em lado nenhum e depois “morrer”) é exactamente os sintomas que referem quem ligou nos bornes S1/s2, 230V.

1 Curtiu

mandei vir outro, a ver se desta vez não estoura. se estourar passo para shelly. estes pelos menos nuncas de deram chatice. são é mais caros.

Este sonoff está no interruptor simples?

A lâmpada só acende neste interruptor?

Nao esta no duplo. E sim, só acende neste interruptor. Nao tem comutação

Parece estar tudo bem.

Tens então no duplo, uma tecla com sonoff que acende uma lâmpada num sítio, e uma comutação a 220v acender uma lâmpada em 2 sítios.

Eu tive um problema idêntico em casa e não ficou a funcionar muito bem, mas não estraguei sonoff nenhum. E resolvi logo colocar um sonoff em cada tecla.

1 Curtiu

e se ligares isso só com 220v, a ver o comportamento.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade