Sonoff legislação portuguesa, licença de habitabilidade, seguros

Este tópico já foi mencionado algumas vezes em diferentes sitios mas nunca vi esta questão clarificada.

Eu estou a fazer o meu projecto de domotica e queria entender os requisitos legais existentes, nomeadamente que possam afectar seguros (incendios sobretudo) e licença de habitação.

Pelo caminho deparei-me com algumas informações sobre a marca CE

E ainda no site da ited tem lá informação sobre as certificações dos diferentes modelos.

https://www.itead.cc/wiki/Sonoff_4CH


Bom, no meu caso pretendo usar o sonoff 4CH, será que é certificado?
E se usarmos o input extra que vem no device continua certificado?
Podemos usar isto “legalmente”, ou seja sem poder ter problemas com seguros ou entidades de certificação.

@Mervoes Tens algum insight da tua experiência e conhecimento que possas partilhar? Seria muito util e julgo que é uma questão muito pertinente.

Também ainda não consegui resposta a essa questão. Isso é um tema que penso apenas o ISQ ou outra entidade certificadora poderão responder.

Não sei o que actualmente é requerido para a licença de habitação mas podes sempre contornar isso, não instales nada de domótica até teres a licença na mão. Depois de teres a licença avanças com isso.

E em termos de seguros nem sei o que te diga… Certificado ou não, as companhias de seguros têm gabinetes inteiros com pessoal perito em fugir com o cú à seringa e arranjar maneira de não pagar um tostão. Por isso fica-te pelo seguro obrigatório e se fizeres de recheio não incluas os equipamentos de domótica.

A licença de habitação nada tem a ver com a instalação eléctrica.

Desde janeiro que acabaram as inspeções eléctricas até uma determinada potência.

Agora basta o termo de responsabilidade do electricista.

2 Curtiram

@Mervoes obrigado pelo esclarecimento. Resta saber se o electrecista com estas alterações estará disposto a assinar esse termo. Se eu fosse electrecista sem muito conhecimento sobre estas coisas talvez pensasse duas vezes. Será? :confused:

Se o electricista te instalar os aparelhos de domotica tem que se responsabilizar por tal.

Na minha sou eu que estou a fazer é sou eu que vou assinar Confio no meu trabalho. Hihi

3 Curtiram

E depois parte se do principio que mesmo que os sonoffs fossem certificados, o pessoal ao hackear os firmwares estariam a quebrar essa certificação, duvido que algum eletricista queira responsabilizar-se por tal

Quando os equipamentos vêm de Portugal já têm mais garantias para os eletricistas… A Mauser já vende sonoffs https://mauser.pt/catalog/advanced_search_result.php?keywords=sonoff

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade