Sonoff dual e BMP280

Boas… Queria fazer uma pergunta. Tenho dois sonoff dual a controlar as persianas mas adicionei a cada um deles um SI7021 para medir a temperatura e humidade, mas a verdade é que estes sensores muitas das vezes de um momento para o outro deixam de dar informação e nem fazendo um restart resolve a coisa. Só funciona mesmo se fizer uma de duas coisas. Ou desligo um dos fios do sensor e volto a ligar, ou vou ao quadro e desligo aquele estore e volto a ligar. Isso não me agrada e a verdade é que tenho aqui uns sensores BMP280 que para além de medir o que o outro mede ainda posso ter valores da pressão atmosférica, mas exige ligar mais um fio, ou seja precisava de utilizar mais um gpi que não há.
Posso em alternativa aproveitar dos 3 fios que iam para o SI7021 , o VCC e GND para alimentar um d1 mini e assim solucionar as coisas, mas ficava com mais um IP e a ideia era fazer tudo num só aparelho.
Existe alguma forma de contornar a coisa ?? Podia ir e soldar um fio no GPI04, mas depois não tenho como o controlar.

Alguma sugestão ??

Obrigado a todos

Quanto à solução não te sei ajudar, mas atenção que o BMP280 só mede Temperatura e pressão. O BME280 é que mede Temperatura, humidade e pressão.
BMP280 são muito mais baratos do que o BME280. Apesar de haver sites que dizem que o BMP280 mede humidade, quando fores a testar não dá. E por vezes dizem ser BME280 e na verdade é o BMP280 que vão enviar, tens de os identificar pela foto.

P corresponde a Pressure enquanto que o E corresponde a Environment.

Datasheet BMP280
Datasheet BME280

Conclusão:

Se realmente tens o BMP280 e queres ter sensor de humidade, é melhor esqueceres a ideia ou comprar o BME280.

1 Curtiu

Olá Ricardo, peço desculpa de só ter respondido agora, mas quando li achei que estavas enganado, mas como só falo quando tenho a certeza esperei chegar a casa e confirmar aquilo que eu julgava ter visto.
eu tenho exactamente o que na foto diz ser BMP e tenho as 3 coisas.
Algo está mal, mas neste caso ainda bem para mim.

Agora eu é que fiquei confuso, eu tenho exatamente o mesmo que tu tens, BMP. E não consigo de maneira nenhuma ter a Humidade. Foi aí que procurei e apercebi-me que era apenas temp + pressão ao contrário do BME.

Se fores ao datasheet dos sensores, por exemplo o do BMP não encontras nada a falar da humidade. Só no BME

Mas a ti, no Tasmota, ele reconhece sendo o BME280. Estranho!!

Toca a flashar o teu com tasmota! Pode ser que tenha brinde :grin::grin:

Mas atenção a uma coisa que eu vi na foto
Está lá BM E /P

Vendo bem está exactamente como nas tuas fotos

1 Curtiu

Bom, mas continuando, existe alguma alternativa e adicionar um gpi ao dual? Alguma hipótese de alterar o sonoff e poder adicionar o gpi04 por exemplo?
Se disser ao tasmota que não é um dual e disser que é outro qualquer onde lhe possa meter 2 interruptores, poderá ser feito?

Tens sempre o generic que dá para configurar tudo manualmente… Dito isto, boa sorte a soldar directamente no esp! :wink:

Tenho o mesmo problema com os meus, estou a utilizar os sensores dht22, tanto aguentam um dia como uma semana e a solução também é a mesma desligar um fio do sensor ou desligar a alimentação do sonoff, já fiz varios testes e ainda não descobri o porquê de acontecer isto.
Os sensores ligados ao nodemcu funcionam sem problemas.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade