Sonoff Basic com Tasmota para portão de Garagem

Este é o meu primeiro projeto DIY que resolvi partilhar, por isso agradeço que se estiver a dizer grandes asneiras corrijam-me sff:slight_smile:

O motor do Portão de Garagem tem a possibilidade de ser usado com um botão de pressão, pelo que esta abordagem pode ser replicada para qualquer botão de pressão em qualquer motor penso eu.

Primeiro de tudo e MUITO IMPORTANTE é converter o Sonoff Basic Num Dispositivo de contacto seco:

Para Isso é necessário des-soldar o fio assinalado:
2020-10-26_16-27-17

Cortar a placa onde está a linha vermelha tendo o cuidado de nos certificarmos que os contactos estão totalmente separados e soldar o fio separado onde está a seta:

Depois deste procedimento, podemos flashar o Sonoff com o Tasmota seguindo um dos tutoriais deste Forum e na Consola escrever:

PulseTime1 10

dar Enter, para simularmos o botão de Pressão.
A partir daí é só configurar no HA para ficarmos com este botão, partindo do principio que o MQTT já está configurado no HA.

2020-10-26_16-47-31

O resultado final é este (o meu portão tem outra solução DIY para o motor, pois pela forma como abre, o motor não pode ser colocado no teto e esta foi a solução encontrada :slight_smile: - um motor de teto colocado… verticalmente):

Espero que seja útil para alguém. Se calhar não é nada de especial mas gostei muito de fazer este projeto e resolvi partilhar

1 Curtiu

É sempre uma boa iniciativa a partilha de projetos.

Na minha opinião deverias completar mais este tutorial. O código usado no HA, a forma como configuraste o módulo no sonoff, e mais alguma coisa que aches importante.

Já agora usando o Tx/Rx és capaz de colocar aí um reedswitch para te informa se o portão está aberto ou fechado :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade