Sonoff Acende-se sozinho

Bom dia.

Tenho vindo a reparador de alguns dias para cá que por vezes a luz da minha cozinha sem mais nem menos se Acende. Desde o meu primeiro sonoff instalado que lhe coloco as resistências e condensadores por causa do ghost switch e por isso, supostamente esse problema está descartado.
Hoje dei-me ao trabalho e fui ver os eventos e o log tanto do da cozinha como de um outro para ver as diferenças e o que vi, vou postar aqui para ver se alguém me diz o que é que eu posso fazer e muito provavelmente esse mesmo interruptor pode ter um comando que os outros não.

Aqui fiquei a perceber que a uma determinada hora fiquei sem net e que passado algum tempo voltei a ter. Tudo ficou off à excepção da luz da cozinha que ficou off.

Aqui coloco os dois log diferentes.
Um é da cozinha que indica que ficou on e o outro onde se mantém off.

Terei de por o retain ou algo do género?
Obrigado a todos.

Tasmota? Com os Onofre que tenho e o tasmota, acontecia em todos, funcionavam bem durante alguns dias, depois do nada, piscavam, acendiam depois já não ligavam. Desde que meti o firmware do Bruno, nunca mais aconteceu

Pois. Hoje vou receber 2 e vou experimentar

Da uma olhada nesse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=31IyfM1gygo&t

Pode resolver seu problema.

Isso que puseste para o ghost switch é tudo escusado…há videos que isso é tudo problemas de configuração.
Tens que ler na wiki do tasmota os comandos…tasmota não é só flashar…tens que colocar mais alguns comandos.

Desculpa @RodolfoVieira, mas não concordo com isso. A minha primeira instalação foi o estore da sala. Apanhei uns sustos valentes na primeira noite, pois ele subia sozinho. Desde que soldei as resistência e o condensador, nunca mais tive problema algum, aliás não tenho problemas com nenhum à excepção do da cozinha que se passa de vez em quando.

Fazes bem em discordar… São opiniões…eu não tenho dedos nas mãos para contar as pessoas que conheço…que não usam isso. Uma vez que não dás importancia à configuração… Muda então a eletrónica que puseste.

Peço uma vez mais desculpa em discordar. Dou importância à configuração e muita. No topico onde tão bem explicas como por um sonoff dual a controlar os estores, repito, explicas e bem como configurar o sonoff e está lá o powerretain e todas essas coisas. Não foi por falta de colocar as configurações que deixei de ter o dito ghostswitch que só o solucionei com a resistencia e o condensador. Não digo que isso seja a solução para tudo, porque acredito que não seja, mas a verdade é que resolveu. Neste momento já tenho mais de 12 switchs ligados e em nenhum me acontece o que estava ou está acontecer com este.

@miruim, quando tiveres tempo…

Isso é o que o @phoerus me indicou para ver e que eu vi e segui e já fiz e espero que resolva

@miruim

Como tens o PowerOnState desse tasmota? e já agora que equipamento é?

e um sonoff basic e o poweronstate está a 3
não estava , mas agora está

Bem, já agora junto a minha opinião…

Em primeiro lugar, @miruim, já devias saber que é proibido publicar fotos com texto! Deves colocar o texto directamente l, uma vez que o armazenamento não é infinito… Corrige ASAP!

Em segundo lugar, ambos têm a sua razão, o @miruim e o @RodolfoVieira,em algumas coisas.
Há essencialmente 2 causas para os tasmota se ligarem sozinhos - ghost switching, causado por interferências eléctricas e que se resolve com o low pass filter (resistência e/ou condensador) e má configuração, em que, em alguma altura, se pôs retain true no Home assistant… Se o @miruim já tem o low pass, o problema é mesmo da configuração… É preciso tirar o retain true do home assistant relativo a esse sonoff e “limpar” o tópico, o que pode ser feito na consola do tasmota, escrevendo (depois de actualizar para a versão mais recente) publish2 cmnd/luzcozinha/POWER

1 Curtiu

@Maddoctor, bom dia. Peço desculpa de ter colocado as fotos e como o fiz um screen shot em casa o o computador desligado, foi tudo feito através do telemóvel e daí as fotos, mas para a próxima vou ter mais atenção.
Parece-me que agora tenho a situação resolvida, mas queria fazer uma pergunta.
Falas em actualizar para a versão mais recente? Qual é? A 6.3.0? É que essa versão já a instalei mas apenas é só no caso dos sonoff Basic tive de fazer um downgrade, porque pura e simplesmente se passaram, perdiam net e umas coisas estranhas. Em relação aos outros que não o Basic, funciona tudo ok.

sim, a 6.3.0, porque suporta o comando publish2 para “limpar” o tópico… Podes sempre fazer doutras formas, como, por exemplo, escreveres na consola backlog switchretain on; switchretain off. Isto já funciona na versão que provavelmente terás…
Dizes que a solução está resolvida… - deves explicar como para que outros também saibam como resolver situações idênticas. :wink:
Quanto à imagens que puseste, apaga-as e substitui por texto ou faz upload para um serviço de hosting de imagens e coloca aqui só o link.

Ok ok irei substituir as imagens. Em relação a postar a solução embora tenha passado por fazer o que o vídeo indica, ainda não postei nada porque tal como disse em cima “parece” estar resolvido. Até agora não acendeu mais e vou dar um tempinho para ver se fica ou não resolvido e então digo mais qualquer coisa.
Novamente em relação à versão 6.3.0 não tive lá grande experiência com os Basic. Tive inclusive de desmontar um e fazer um downgrade com cabos porque não consegui fazer por ota.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade