Sonda de pressão de agua

Boa tarde,

Tenho um sistema de bombagem com bombas e eletrovalvulas num pomar de fruta programado com home assistant,

quero estalar um sensor de pressão para que quando a pressão for maior que x que desligue a bomba,
estalei um sensor de pressão na tubagem com um wemos mini como na foto, ( a foto nao e minha, mas e a mesma ligação)

ou seja liguei o sinal da sonda ao adc0, o positivo nos 5v e negativo ao gnd , e com esphome programei o wemos, o que tenho no esphome e

sensor:

  • platform: adc
    pin: A0
    name: “Sonda_Pressao_Daniel”
    id: ‘Sonda_Pressao_Daniel’
    filters:
    • offset: 0.0
      update_interval: 1s

aparece-e o sensor mas os valores nao estão correctos as vezes tem algumas variações se desligar o sensor fica a zero mas com pressão ou sem pressão varia entre os 0,1 ou 0,8 mas mesmo sem pressão ora esta 0,8 como 0,3 a mesma coisa quando esta com pressão, a minha duvida , como posso resolver esta situacao ou algum projecto com sondas ou outro esquema diferente para que possa funcionar corretamente, ou mesmo algum sensor mais directo tipo sonoff ou um shelly, estou aberto a outras opinios e prejectos eu quero e que funciona corretamente

inicialmente o pomar estava estalado um sistema de rega e fertirega por uma empresa que me fez toda a instalação da mesma no pomar, infelizmente houve um incendio no armazém e a parte dos programadores e fertirega ardeu tudo,
Inicie este projecto proprio sou muito amador com vontade de aprender,

deixo umas fotos

2 Curtiram

O nodemcu só aceita 3.3v no adc.

Podes usar mais filtros

Apenas como exemplo:


  - platform: ultrasonic
    trigger_pin: 5
    echo_pin: 4
    name: "${dev} Ultrasonic"
    update_interval: 2s
    accuracy_decimals: 2
    timeout: 1.0m
    filters:
      - filter_out: nan
      - median:
          window_size: 5
          send_every: 5
          send_first_at: 5
      - sliding_window_moving_average:
          window_size: 5
          send_every: 5
1 Curtiu

Primeiro que tudo, parabéns pelo projeto. Gostei muito do aspeto dessa caixa. Tudo arrumado, visível, … bem melhor que a minha que só tem 8 relays!

Quanto ao sensor de pressão, seria importante saber-se qual é e quais as especificações. Se for de 5v, com o output a variar entre os 0 e 5v, necessita de um divisor de tensão com duas resistências, mas para calcular os valores das mesmas é necessário saber qual o output máximo do sensor.

Também li que se pode usar um ADC externo (ADS1115) pois já permite a entrada a 5v.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade