Som ambiente moradia

Boas pessoal,

Estou em processo de construção de moradia, e estou com dúvidas relativamente ao som ambiente a colocar lá, não em termos de hardware de som, mas se a escolha que estou a pensar fazer é a mais acertada relativamente ao HA :joy::joy:

Uma vez que o Amplificador que vou utilizar permite, a ideia que tenho é colocar um RPi zero por cada uma das zonas, interligando nele um sw dedicado nele, como por exemplo o Volumio. Aí cada uma dessas zonas fica independente e com o som de cada uma.
Só tem um pequeno problema, que é a necessidade de ter (por exemplo) uma conta Spotify para cada um deles, ou estar a descarregar som para cada um… outro problema seria o som na sala teria de ter duas saídas, uma para TV quando quisesse ou então a saída “Spotify”

Estive a procura aqui no fórum e não encontrei muitos exemplos de algo similar.

Alguém fez algo do género?

Obrigado,

Nuno

acho que não tens obrigatoriamente que ter conta de Spotify, primeiro o home assistant tem praticamente todas as radios portuguesas para reprodução, e depois o volumio da ultima vez que tive instalado poderia aceder a uma biblioteca pessoal na rede (NAS) e reproduzir as musicas que quisesses.

Eu também estou a construir uma moradia estou perto de terminar e penso que vou optar pelos amp das sonos para controlar várias zonas.

Tu sempre usaste os RPi?

Usa o snapcast. Mandas o som que quiseres para um servidor e o snapcast sincroniza o output de todas as colunas.

Em alternativa, se estás a construir a casa, passa cabos de colunas! Pões em cada divisão colunas passivas e um amplificador central.

tens algum amplificado central multirroom que possas sugerir que integre bem com o home assistant?

eu já tenho os tubos passados para o sistema de som para todas as divisões da minha casa. em breve irei passar os fios e definir posições para as colunas no tecto.

Estava só a pensar conceptualmente, mas nunca investiguei o que de facto existe em termos de produtos, porque essa solução não é viável no meu caso. Eu estou a usar o snapcast.

Vai depender muito das features que queiras, mas acho que o home assistant não é a ferramenta certa para isso. Eu tentaria fazer o sistema independente do home assistant e depois permiti-lo contralar algumas coisas por algo como DLNA

então mas que hardware tens para o teu sistema de som? o problema para mim é o hardware, o software pode ser corrido por docker.
a vantagem dos sonos amp é que é só integrar no home assistant e funciona independente do home assistant. o problema é que implica um sonos por divisão, no meu caso implica 10 amps o que é muita fruta.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade