Solução para Fita Led (Contolador LC01) + Interruptor Físico

Boas,
Nestes dias tive interesse de instalar um controlador wifi numa fita led que tenho na bancada de cozinha em que a mesma está alimentada por um aplique de parede (interruptor).
Mas surge um problema que ao desligar a luz pelo interruptor depois nunca mais tenho acesso por wifi Até voltar a ligar o interruptor.

Gostava de saber umas soluções para estes casos, o interruptor não precisa de controlar o DIM mas sim o liga e desliga da luz.

Todas as sugestões são bem vindas :+1:

O controlador da calha tem de estar sempre com energia, no interruptor deixas sempre ligado e metes lá um shelly por exemplo só para captar a mudança de estado do clique. E metes o Home assistant a fazer toggle na calha com a mudança de estado do interruptor.

Contras: Se o home assistant estiver desligado ou a reiniciar, não funciona o interruptor.

Solução para este problema: Arranjar firmware que conecte diretamente à calha em vez de passar pelo homeassistant. O esphome não dá mas estão a tratar disso https://github.com/esphome/feature-requests/issues/52

1 Curtiu

Podes sempre utilizar um H801, Shelly RGBW2 ou Shelly Dimmer.

1 Curtiu

Se ficar resolvido essa é uma boa opção. Ou seja já não precisaria do meu controlador LC01 mas sim de um nodemcu?

@j_assuncao esse H801 é diferente deste que uso? Shelly RGBW2 parece-me bem. Até faz com que possa remover o trasformador da fita led

Sim, tens pinos ligados a GPIOs e podes depois ligar lá o interruptor.

E se removes o transformador como é que a fita LED funciona? A 230V?

Esquece. Li que trabalhava a 12v/24v e associei outra coisa.
Então e optando pelo H801 posso ligar um interruptor comum ?

Sim, mas tens de usar Tasmota e fazer soldaduras. Eu tenho um H801 com um interruptor de pressão e com um receptor IR que funciona à cerca de 18 meses sem problemas.

Atenção que o H801 também precisa de transformador tal como o Shelly RGBW.

1 Curtiu

Já agora, alguma solução WIFI para controlar uma fita de led com quase 10 metros e que consome pouco mais de 6A?
De momento tenho um controlador RF (433mhz) que indica 10A e vai funcionando…

Sim, tens o H801 e o Shelly RGBW2.

Mas o Shelly só faz 45W (3.75A) por canal e o H801 diz 4A por canal.

A fita que tenho é só de uma cor e não pretendia segmentá-la.

1 Curtiu

Eu tenho o H801 e posso dizer-te que é um equipamento de combate. Tendo em conta que tem RGBWW tem 5 canais e a 4A por canal dá 20A.

Acredito que não queiras segmentar a fita mas se não o fizeres (em partes de 4 ou 5m) o que vai acontecer é que vais ter os primeiros LEDs da fita com um brilho forte e os últimos com um brilho mais fraco pois o tamanho da fita introduz uma perda de tensão.

1 Curtiu

Eu evitei esse problema, alimentando a fita em 3 locais, no centro e nas duas pontas.

Se é robusto e não sofre dos problemas frequentes dos “Amperes chineses”, talvez ainda teste um RGBWW, segmentando a fita em dois (uso os dois whites) e ainda deixo o RGB para adicionar uma fita RBG (só tenho de encontrar uma que em 9 metros, não atinja os 4A/canal).

Obrigado.

1 Curtiu

Demorou mas lá chegou o H801. Flashado com Tasmota com sucesso.
Usei a opção SetOption37 128 para separar os canais WW e CW do RGB e usei esses dois canais cada um para metade da fita de led.

Infelizmente não encontrei no Tasmota forma de ao colocar o slider da temperatura de cor no meio, ficarem as duas fitas no máximo. Tenho de usar o comando Color FFFFFFFFFF para o conseguir, só que cada vez que mexo naquele slider, mesmo pondo o brilho no máximo as duas fitas não atingem o brilho máximo.

No entanto o raio do H801 emite um zumbido, baixo e constante, mas muito irritante quando não há barulho.
Alguém mais sofre deste mal? Será defeito do controlador ou dará para eliminar ou reduzir este zumbido de alguma forma?

o zumbido poderá ter a ver com o modo como as ligações estão feitas. Eu tenho um e não ouço nenhum zumbido.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade