Mas não utilizas o Broadlink porque exactamente ?
Primeiro porque só tenho um e está aplicado em outras funções.
Segundo, porque é mais caro que os componentes esp.
Terceiro, porque o esp faz a função receiver, logo a patroa pode usar o comando original quando lhe apetecer, e o esp vai transmitir ao HA a informação (com o broadlink, se ela usar o comando para ligar o ventiloconvector, o HA continua a pensar que o mesmo está desligado, e dá barraca nas automações)
Quarto, porque o esp é mais pequeno e fácil de esconder dentro do ventiloconvector.
Quinto, porque o meu ventiloconvector tem uma porta para comando com fio, e ainda quero tentar lá ligar o esp e transmitir os códigos IR por lá a ver se funciona.
Ok, fiquei esclarecido.
Julgo que em outro tópico que por aqui anda não me lembro onde está agora alguem fez algo semelhante.Contudo se avançares, deixa aqui todo o teu progresso.
Sim, é também a minha intenção! E agradeço qualquer ajuda que me dêem!
Então e depois de fazer um bocado de fumo com o cérebro e procurar mais na net, encontrei a resposta aos meus problemas: Tasmota!
Em vez de usar o Esphome para flashar o meu wemos d1 mini com lolin IR Controller, usei o Tasmota. Começou logo a reconhecer o protocolo do meu comando Daikin. E como Daikin! Depois tive que criar um climate component com platform: tasmota_irhvac e protocolo DAIKIN64.
Depois foi só criar o climate card com o climate component criado e ficou a bombar.
Mas flashaste a versão normal do tasmota? Eu por acaso também tenho 3 ar condicionado da daikin inverter modelo para aí de 2007 e uso o smartir com o broadlink. Mas isso também é capaz de funcionar para mim. Não conhecia essa platform
Ainda bem que conseguiste uma solução!
Mas, deixo uma pergunta. Porque não a abordagem de ler os códigos dos botões do comando original e criar somente botões no EspHome e passar a parte do “Climate” para o Home Assistant?
Mas flashaste a versão normal do tasmota? Eu por acaso também tenho 3 ar condicionado da daikin inverter modelo para aí de 2007 e uso o smartir com o broadlink. Mas isso também é capaz de funcionar para mim. Não conhecia essa platform
Sim, flashei a versão normal do tasmota para esp8266, com generic platform e GPIO0 como IR transmitter e GPIO2 como IR Receiver. Quando conseguir coloco aqui o tutorial!
Ainda bem que conseguiste uma solução!
Mas, deixo uma pergunta. Porque não a abordagem de ler os códigos dos botões do comando original e criar somente botões no EspHome e passar a parte do “Climate” para o Home Assistant?
Eu ainda andei à procura sobre como o fazer, mas não consegui descortinar o assunto! Pelo que me fui apercebendo, e se forem ler os ficheiros dos códigos IR na integração SmartIR, não basta copiar código para cada botão do comando do AC. Cada valor de temperatura tem o seu código IR, e ainda varia mais conforme a velocidade da ventilação, ter ou não oscilação, etc. Cada vez que se carrega num botão do comando, envia toda a informação! E isso torna quase impossível guardar os códigos todos, aliás, tentei fazer metade com esphome, mas fica-se com uma quantidade absurda de botões.
Sendo assim, com tasmota e ao contrário do que acontecia com esphome, é só seleccionar a plataforma e já envia os dados todos, sem ter que copiar os códigos do comando original!
Ah, ok. É dos comandos mais completos. Se fosse daqueles comandos que só tem “meia duzia” de botões, tipo ligar, temp +, temp - , … ainda daria. Reproduzir tantos códigos, seria penoso de mais!
Boa , depois deixa aqui partilhado sff
estive agora a ver, tu usaste isto certo?
é engraçado isto ainda funcionar, pois se for isto já não é actualizado há bastante tempo.
Foi exactamente isso. Porque não haveria de funcionar? E pelos vistos foi actualizado há cerca de 8 meses… é assim tanto tempo? E desde que os códigos funcionem, irá funcionar sempre, não? Comigo, pelo menos, está a trabalhar!
Eu tenho é isso mais simples e compacto em termos de dispositivo, agora é só arranjar alimentação!
O que tenho é isto:
O pins são todos soldados de uma placa para a outra, mas fica bastante pequeno. E consegue emitir a pelo menos 3m de distância, mas ainda não experimentei de mais longe. Mas a ideia é colocar dentro do próprio ventiloconvenctor, com a alimentação do mesmo.
sendo um custom componet, pode vir a falhar com alguma actualização, ,mas a partida poderá ser resolvido caso haja alguem com interesse, caso o autor não resolva, contudo boa partilha não conhecia e está na calha para fazer.
E acabei de descobrir outra coisa porreira! Se usar o comando original, o wemos apanha o sinal e muda o estado no HA!
Sim, mas isso é o que faz deste projecto interessante.
Tens link dessas placas
No Aiiexpress se procurares por “d1 mini ir controller shield” aparecem a bom preço. Juntando uma encomenda de 10€ até chega rápido.
Ex:
+
Olha muito fixe obrigado.
Realmente eu conhecia essas shields mas com IR sender e receiver nunca tinha visto .
E não é nada caro, para este projecto aquilo falado é TOP.
Acho que vou mandar vir 3 para os meus ACs.
Há uns anos atrás fizemos nisto aqui na comunidade
Como prometido, aqui vai o princípio do tutorial de como estou a automatizar a climatização em casa.
O setup por aqui é o seguinte:
- Bomba de Calor Samsung (penso que o modelo seja irrelevante), com um controlador Samsung Gen6 (na imagem), que permite ligar um termostato externo.
- Depósito de Inércia de 100L (alimenta AQS e climatização e é alimentado pela bomba de calor e por recuperador de calor a lenha com caldeira de água)
- Tinha este termostato externo, a funcionar por radiofrequência (866MHz)
![IMG_ - O termostato foi substituido por um Shelly 2.5 (o termostato original tem os seguintes fios: Fase, Neutro, C-Wire (novo fio Fase), fio para relé Calor e fio para relé Frio), os quais foram ligados de acordo no Shelly, como sendo dois interruptores diferentes.
![IMG_ - Bomba circuladora para a climatização (tem outra bomba que circula para as AQS, que se mantém como está, e outra bomba que circula a água do recuperador de calor), controlada por Shelly 1.
- Sensor de Temperatura Zigbee da água do depósito de inércia de marca Owon:
![IMG_ - Ventiloconvectores Daikin Split
- ESP8266 Wemos d1_mini clone com Lolin IR Controller
- Cabo Micro-USB
- Carregador 220V a Micro-USB 5V
As ligações foram as seguintes (tinha fio azul e fio preto)
- Fio azul liga no N do split, fio preto liga no L. Depois de fechado, fica tudo escondido dentro da carcaça do split, e o esp detecta os comandos do comando original até 4 metros.
Para programar o ESP8266:
- Abrir https://tasmota.github.io/install/
- Seleccionar Tasmota IR e ESP8266
- Install Tasmota IR (Tasmota PT não funciona, não deteta o protocolo IR utilizado)
- Erase Device
- Dar Install e esperar que apague a memória do ESP e que instale e dar next
- Seleccionar Rede Wifi a usar e fornecer respetiva password e dar “Connect”
- Seleccionar “Visit Device”
Já na página própria do ESP:
- Seleccionar Configuration → Configure Module → Escolher “Generic (18)” e Save
- Main Menu → Configuration → Configure Module → D3 GPIO0 = IRsend 1 e D4 GPIO2 = IRrecv e Save
- Main Menu → Configuration → Configure MQTT → Fornecer Host (ip do broker) e credenciais de acesso ao broker e save
- Main Menu → Configuration → Configure Other → Device Name = O nome que quiserem dar e Friendly Name = O nome que queiram que apareça no Home Assistant
- Menu Principal → Console → Procurar no log por “MQT: tele/tasmota_******” e anotar o que está na vez dos asteriscos, que é um código alfanumérico
- Na consola, e caso utilizem outro tipo de aparelhos, para encontrar o protocolo utilizado, é só apontar o comando IR original ao ESP e clicar num botão, que o receptor encontra algo do género: MQT: tele/tasmota_******/RESULT = {“IrReceived”:{“Protocol”:“DAIKIN64”
De seguida, embora para o HA.
No HA, ir ao HACS e adicionar o repositório “https://github.com/hristo-atanasov/Tasmota-IRHVAC”. Baixar o mesmo e reiniciar o HA, o resto é feito em yaml.
No meu caso uso lá o Studio Code Server para editar yaml.
- Se ainda não tiverem criado o ficheiro “climate.yaml”, criam esse ficheiro e fazem referência ao mesmo no “configuration.yaml” inserindo no mesmo a linha “climate: !include climate.yaml”
- No climate.yaml, inserir o seguinte código, devidamente adaptado às vossas necessidades, e posteriormente fazer o restart ao HA.
- Neste código, pode-se seleccionar qualquer sensor para obter a temperatura da divisão, este dispositivo não lê os dados do sensor próprio da unidade split. No meu caso, tenho um sensor de humidade e temperatura da sonoff em cada divisão que me interessa, e é esse sensor que configuro em “temperature_sensor:”
- platform: tasmota_irhvac
name: Clima Cozinha
command_topic: "cmnd/tasmota_******/irhvac"
state_topic: "tele/tasmota_******/RESULT"
temperature_sensor: sensor.termometro_cozinha_temperature #optional this sensor is used to display current temp on the AC card
protocol: "DAIKIN64"
min_temp: 16 #optional - default 16 int value
max_temp: 30 #optional - default 32 int value
initial_operation_mode: "off" # optional - default "off" string value
precision: 0.1 #optional - default 1.0 float value
supported_modes:
- heat
- cool
- dry
- fan_only
- "off" #Turns the AC off - Should be quoted and should be always included here
supported_fan_speeds:
- low
- medium
- high
- auto
supported_swing_list:
- "off"
- vertical #up to down
hvac_model: "1" # string value
celsius_mode: "On" #optional - default "On" string value - you can remove it if you use celsius
- No meu caso, escolhi o card “Termóstato”, seleccionei a entidade acabada de criar, dei o nome que quis, escolhi o tema preferido (no meu caso, mushroom square shadow") e voilá, consigo controlar o ventiloconvector com o HA e criar automatismos! Se usar o comando IR original, o ESP reconhece o comando e atualiza o HA!
Espero ajudar alguém com isto!