SmartIR Climate

Caríssimos,

Venho aqui pedir ajuda porque não consigo perceber como dar a volta a um problema.

Problema: Tenho vários ventiloconvectores Daikin, burros que nem calhaus, que quero tornar inteligentes! Estes ventiloconvectores são de parede, bastante semelhantes a splits de ar condicionado, e trabalham com comando IR.

Tenho também, para testes, um wemos d1 mini com um lolin IR controller ligado. Com este setup, consigo pelo esphome ver que tudo trabalha, aliás, consigo até ligar um ventiloconvector (o da divisão onde estou a fazer testes), mas apenas após copiar o respectivo código Pronto nos logs do remote_receiver.
Já tentei usar as várias plataformas do climate component do esphome, mas nenhuma das plataformas (nem tão pouco as daikin) comunica com os meus ventiloconvectores. Segundo resultados de pesquisa, a daikin faz ventiloconvectores de embutir em tecto falso muito bons, faz também muito bem os de parede ao nível da cintura, mas as unidades split, compra-as a outra marca japonesa (toyotomi) que não tem componente no esphome. Sei isso também porque tinha um Broadlink RM4 Mini que, em conjunto com a integração SmartIR, reconheceu o comando do meu ventiloconvector como tal.

Resumindo, vejo três hipóteses:

  • Criar um “custom climate component” de algum modo, que me permita inserir todos os códigos copiados, e que me permita ficar com um climate component onde possa seleccionar modo de trabalho, temperaturas em “slide button” ou lá como se chama, força da ventilação e afins;
  • Usar um dos ficheiros do SmartIR, inserir lá os códigos todos, e fazer com que a integração SmartIR funcione com o meu wemos d1 mini;
  • Usar a integração SmartIR com o meu wemos, tal como usei com o broadlink rm4 mini, e esperar que esta integração descubra também qual é a codificação.

Preciso de ajuda sobre como proceder, visto que nem tão pouco consigo ligar o esphome ao SmartIR!

Mas não utilizas o Broadlink porque exactamente ?

Primeiro porque só tenho um e está aplicado em outras funções.
Segundo, porque é mais caro que os componentes esp.
Terceiro, porque o esp faz a função receiver, logo a patroa pode usar o comando original quando lhe apetecer, e o esp vai transmitir ao HA a informação (com o broadlink, se ela usar o comando para ligar o ventiloconvector, o HA continua a pensar que o mesmo está desligado, e dá barraca nas automações)
Quarto, porque o esp é mais pequeno e fácil de esconder dentro do ventiloconvector.
Quinto, porque o meu ventiloconvector tem uma porta para comando com fio, e ainda quero tentar lá ligar o esp e transmitir os códigos IR por lá a ver se funciona.

Ok, fiquei esclarecido.
Julgo que em outro tópico que por aqui anda não me lembro onde está agora alguem fez algo semelhante.Contudo se avançares, deixa aqui todo o teu progresso.

Sim, é também a minha intenção! E agradeço qualquer ajuda que me dêem!

Então e depois de fazer um bocado de fumo com o cérebro e procurar mais na net, encontrei a resposta aos meus problemas: Tasmota!
Em vez de usar o Esphome para flashar o meu wemos d1 mini com lolin IR Controller, usei o Tasmota. Começou logo a reconhecer o protocolo do meu comando Daikin. E como Daikin! Depois tive que criar um climate component com platform: tasmota_irhvac e protocolo DAIKIN64.
Depois foi só criar o climate card com o climate component criado e ficou a bombar.

1 Curtiu

Mas flashaste a versão normal do tasmota? Eu por acaso também tenho 3 ar condicionado da daikin inverter modelo para aí de 2007 e uso o smartir com o broadlink. Mas isso também é capaz de funcionar para mim. Não conhecia essa platform

Ainda bem que conseguiste uma solução!

Mas, deixo uma pergunta. Porque não a abordagem de ler os códigos dos botões do comando original e criar somente botões no EspHome e passar a parte do “Climate” para o Home Assistant?

Mas flashaste a versão normal do tasmota? Eu por acaso também tenho 3 ar condicionado da daikin inverter modelo para aí de 2007 e uso o smartir com o broadlink. Mas isso também é capaz de funcionar para mim. Não conhecia essa platform

Sim, flashei a versão normal do tasmota para esp8266, com generic platform e GPIO0 como IR transmitter e GPIO2 como IR Receiver. Quando conseguir coloco aqui o tutorial!

Ainda bem que conseguiste uma solução!
Mas, deixo uma pergunta. Porque não a abordagem de ler os códigos dos botões do comando original e criar somente botões no EspHome e passar a parte do “Climate” para o Home Assistant?

Eu ainda andei à procura sobre como o fazer, mas não consegui descortinar o assunto! Pelo que me fui apercebendo, e se forem ler os ficheiros dos códigos IR na integração SmartIR, não basta copiar código para cada botão do comando do AC. Cada valor de temperatura tem o seu código IR, e ainda varia mais conforme a velocidade da ventilação, ter ou não oscilação, etc. Cada vez que se carrega num botão do comando, envia toda a informação! E isso torna quase impossível guardar os códigos todos, aliás, tentei fazer metade com esphome, mas fica-se com uma quantidade absurda de botões.
Sendo assim, com tasmota e ao contrário do que acontecia com esphome, é só seleccionar a plataforma e já envia os dados todos, sem ter que copiar os códigos do comando original!

Ah, ok. É dos comandos mais completos. Se fosse daqueles comandos que só tem “meia duzia” de botões, tipo ligar, temp +, temp - , … ainda daria. Reproduzir tantos códigos, seria penoso de mais!

Boa , depois deixa aqui partilhado sff

estive agora a ver, tu usaste isto certo?

é engraçado isto ainda funcionar, pois se for isto já não é actualizado há bastante tempo.

Foi exactamente isso. Porque não haveria de funcionar? E pelos vistos foi actualizado há cerca de 8 meses… é assim tanto tempo? E desde que os códigos funcionem, irá funcionar sempre, não? Comigo, pelo menos, está a trabalhar!
Eu tenho é isso mais simples e compacto em termos de dispositivo, agora é só arranjar alimentação!
O que tenho é isto:





O pins são todos soldados de uma placa para a outra, mas fica bastante pequeno. E consegue emitir a pelo menos 3m de distância, mas ainda não experimentei de mais longe. Mas a ideia é colocar dentro do próprio ventiloconvenctor, com a alimentação do mesmo.

sendo um custom componet, pode vir a falhar com alguma actualização, ,mas a partida poderá ser resolvido caso haja alguem com interesse, caso o autor não resolva, contudo boa partilha não conhecia e está na calha para fazer.

E acabei de descobrir outra coisa porreira! Se usar o comando original, o wemos apanha o sinal e muda o estado no HA!

Sim, mas isso é o que faz deste projecto interessante.

Tens link dessas placas

No Aiiexpress se procurares por “d1 mini ir controller shield” aparecem a bom preço. Juntando uma encomenda de 10€ até chega rápido.

Ex:

+

Olha muito fixe obrigado.
Realmente eu conhecia essas shields mas com IR sender e receiver nunca tinha visto .
E não é nada caro, para este projecto aquilo falado é TOP.
Acho que vou mandar vir 3 para os meus ACs.
Há uns anos atrás fizemos nisto aqui na comunidade


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade