Caríssimos,
Venho aqui pedir ajuda porque não consigo perceber como dar a volta a um problema.
Problema: Tenho vários ventiloconvectores Daikin, burros que nem calhaus, que quero tornar inteligentes! Estes ventiloconvectores são de parede, bastante semelhantes a splits de ar condicionado, e trabalham com comando IR.
Tenho também, para testes, um wemos d1 mini com um lolin IR controller ligado. Com este setup, consigo pelo esphome ver que tudo trabalha, aliás, consigo até ligar um ventiloconvector (o da divisão onde estou a fazer testes), mas apenas após copiar o respectivo código Pronto nos logs do remote_receiver.
Já tentei usar as várias plataformas do climate component do esphome, mas nenhuma das plataformas (nem tão pouco as daikin) comunica com os meus ventiloconvectores. Segundo resultados de pesquisa, a daikin faz ventiloconvectores de embutir em tecto falso muito bons, faz também muito bem os de parede ao nível da cintura, mas as unidades split, compra-as a outra marca japonesa (toyotomi) que não tem componente no esphome. Sei isso também porque tinha um Broadlink RM4 Mini que, em conjunto com a integração SmartIR, reconheceu o comando do meu ventiloconvector como tal.
Resumindo, vejo três hipóteses:
- Criar um “custom climate component” de algum modo, que me permita inserir todos os códigos copiados, e que me permita ficar com um climate component onde possa seleccionar modo de trabalho, temperaturas em “slide button” ou lá como se chama, força da ventilação e afins;
- Usar um dos ficheiros do SmartIR, inserir lá os códigos todos, e fazer com que a integração SmartIR funcione com o meu wemos d1 mini;
- Usar a integração SmartIR com o meu wemos, tal como usei com o broadlink rm4 mini, e esperar que esta integração descubra também qual é a codificação.
Preciso de ajuda sobre como proceder, visto que nem tão pouco consigo ligar o esphome ao SmartIR!