Smart Fechadura Positivo - Tuya

Smart Fechadura Positivo - Abrindo Pelo Home Assistant

Fala Pessoal, beleza.

Recentemente instalei uma Smart Fechadura Positivo em um apartamento alugado. Não queria ter de comprar outra porta por causa dos furos que outros modelos causam na instalação.

A fechadura, apesar de ser Tuya, não se conecta com o Home Assistant, ficando com status de Smart Fechadura (unsupported).

Fiz um esquema para poder abrir e fechar com um botão no meu HA.

Abaixo o Passo a Passo.

1º - Adicione a sua Fechadura no seu APP Alexa, depois crie a senha em Destrancar por voz.

2º - Crie uma Entidade Auxiliar (input_boolean), com o nome de sua Fechadura. Com ela que vai disparar a abertura ou fechamento.

3º - No Node-RED

1º - Add um events:state

2º - Add três call service

No events:state, em Entity, adicione o input_boolean que criou.

Em if state coloque on.

Clique em Done.

No primeiro call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:“abrir Nome_da_sua_Fechadura”,“media_content_type”:“custom”}

Lembrando de substituir o Nome_da_sua_Fechadura pelo nome dado a sua fechadura no App Alexa.

Clique em Done.

No segundo call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:“Senha_do_APP_Alexa”,“media_content_type”:“custom”}

Onde, Senha_do_APP_Alexa, é a senha que você criou para abrir sua fechadura pelo APP Alexa.

No terceiro call service

Em Domain, coloque media_player

Em Service, coloque play_media

Em Entity, coloque escolha sua Alexa

Em Data, use a seguinte sentença:

{“media_content_id”:"Fechar Nome_da_sua_Fechadura ",“media_content_type”:“custom”}

Espero poder ajudar. Abraço a todos.

Segue abaixo o json do código:

[{“id”:“5b103315e63337c6”,“type”:“tab”,“label”:“Fechadura”,“disabled”:false,“info”:"",“env”:},{“id”:“2588c7f27bbabc62”,“type”:“comment”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechadura”,“info”:"",“x”:80,“y”:100,“wires”:},{“id”:“f3d0107b52c47090”,“type”:“server-state-changed”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechadura da Sala”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:4,“exposeToHomeAssistant”:false,“haConfig”:[{“property”:“name”,“value”:""},{“property”:“icon”,“value”:""}],“entityidfilter”:“input_boolean.fechadura”,“entityidfiltertype”:“exact”,“outputinitially”:false,“state_type”:“str”,“haltifstate”:“on”,“halt_if_type”:“str”,“halt_if_compare”:“is”,“outputs”:2,“output_only_on_state_change”:true,“for”:“0”,“forType”:“num”,“forUnits”:“minutes”,“ignorePrevStateNull”:false,“ignorePrevStateUnknown”:false,“ignorePrevStateUnavailable”:false,“ignoreCurrentStateUnknown”:false,“ignoreCurrentStateUnavailable”:false,“outputProperties”:[{“property”:“payload”,“propertyType”:“msg”,“value”:"",“valueType”:“entityState”},{“property”:“data”,“propertyType”:“msg”,“value”:"",“valueType”:“eventData”},{“property”:“topic”,“propertyType”:“msg”,“value”:"",“valueType”:“triggerId”}],“x”:150,“y”:200,“wires”:[[“d4ba4ed79900bd19”],[“ccb2b246cd3c4508”]]},{“id”:“d4ba4ed79900bd19”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Abrir Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:"{“media_content_id”:“abrir Nome_da_sua_Fechadura”,“media_content_type”:“custom”}",“dataType”:“json”,“mergeContext”:"",“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:360,“y”:160,“wires”:[[“24b003e6c313f7ab”]]},{“id”:“24b003e6c313f7ab”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Abrir Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:"{“media_content_id”:“Senha_do_APP_Alexa”,“media_content_type”:“custom”}",“dataType”:“json”,“mergeContext”:"",“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:540,“y”:160,“wires”:[]},{“id”:“ccb2b246cd3c4508”,“type”:“api-call-service”,“z”:“5b103315e63337c6”,“name”:“Fechar Fechadura”,“server”:“57069e4b.216a4”,“version”:5,“debugenabled”:false,“domain”:“media_player”,“service”:“play_media”,“areaId”:,“deviceId”:,“entityId”:[“media_player.echo_dot_hybrid_tech”],“data”:"{“media_content_id”:“Fechar Nome_da_sua_Fechadura “,“media_content_type”:“custom”}”,“dataType”:“json”,“mergeContext”:”",“mustacheAltTags”:false,“outputProperties”:,“queue”:“none”,“x”:370,“y”:240,“wires”:[]},{“id”:“57069e4b.216a4”,“type”:“server”,“name”:“Home Assistant”,“addon”:true}]

1 Curtiu

Isto funciona para qualquer fechadura Tuya quer utilize a aplicação smartlife ou TTlock?

Obrigado pela partilha

Funciona para fechaduras Tuya que o HA não suporte.

Ok obrigado pela resposta.

Neste tipo de fechaduras tuya que não tenham integração direta com o HA, existe forma de conseguirmos saber sempre que a porta é aberta ou fechada e por qual utizador?

Queria meter uma fechadura destas mas tinha como objectivo fazer automação com o alarme.
Sempre que fosse eu ou a minha esposa a abrir a porta, o alarme desligava automaticamente…

É possível?

Até tem como fazer sim. Mais é um pouco mais complicado.
Aqui em casa uso uma central de alarme e pelo App Tuya fiz duas rotinas, uma quando eu desabilito o alarme e outra quando minha esposa desabilita. Nossa central tem controle remoto RF433, isso facilita muito.
Acredito que se for por esta linha de raciocínio vá conseguir.

A central de alarme que estou a pensar colocar é da Ajax que confesso que ainda não explorei se integra no HA…

Sendo a fechadura da tuya, teria que o HA fazer a comunicação destes dois ecossistemas comunicarem entre si, coisa que não sei se é possível…

Para além de receber notificação no telemóvel aquando da abertura/fecho da porta, queria que o alarme desligasse quando fosse eu ou a minha esposa a abrir a porta mediante a sua impressão digital/código pin ou mesmo rf…

Já agora, alguém que tenha o alarme AJAX integrado no HA?

Obrigado

Existem diversas maneiras de se fazer isso.
Mas recomendo que sua central seja Tuya, facilita muito.
Com relação a fechadura, pode criar códigos diferentes para você e sua esposa, assim, ela saberá quem é quem.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade