Sistema para controlo de luzes LED

Boa tarde,

Existem enumeros tutoriais de como controlar lâmpadas e fitas de LED, RGB, RGB-W, Addressable LEDs, etc, mas tudo wireless.

Sou mais apologista de ter o maior número de sistemas controlados por fios. Contudo, há muito pouca informaçâo disponível na Internet. Há opção de se usar drivers para controlo da intensidade da luz (dimmer) com controlo de 0-10V. Há o DMX e dali que dâo para controlar dimmer e RGB.

Na parte de controlar apenas on/off, vou utilizar telerruptores que serão acionados pelo HA e pelo interruptor no quarto. Assim fica-se com um sistema redundante.

Alguém tem implementado sistemas com fio de controlo das luzes LED pelo Home Assistant? Conhecem algum tutorial para se conseguir isso?

Já pesquisaste por projectos que envolvam wled? De momento diria que é um dos melhores firmwares para controlo de fitas led.
Ve no youtube.

@RodolfoVieira, mas o sistema wled é wireless. O que pretendo é que todo o sistema seja com fios.

Tens razão entendi mal a tua questão.
Mas tens Dali em casa?

A casa está em fase de projeto. Neste momento estou a desenvolver a domótica. Mas quase tudo com fios.

Estou inclinado para DALI ou DMX. Mas sobre Dali e Home Assistant há muito pouca informação por aí.

Há alguns utilizadores aqui da Comunidade que usam KNX talvez te possam dar alguma informação.
@Luis_Andrade

Diogo Gomes tem algo sobre dali para mqtt.

Não percebi como é a questão do hardware.

@dgomes Podes dar uma ajuda neste assunto?

É com o Hasseb Master dali controller via ethernet?

Com esse sistema é possível controlar dali dimmers, dali RGB e dali RGB-W? É possível também ligar ao sistema interruptores dali RGB e para dimmers?

Onde posso encontrar exemplos do Home Assistant?

Tenho um hasseb DALI master http://hasseb.fi/shop2/index.php?route=product/product&product_id=50

Está ligado a um RPi3 que tenho no meu CATI e onde tenho o par de fios do bus DALI que me chega às lâmpadas.

Uso para fazer dimming apenas (lâmpadas não são RGB)

No RPi3 corro o dali2mqtt que faz interface com o Home Assistant (foi feito à semelhança do zigbee2mqtt, com tudo a ser descoberto e configurado via MQTT no HA)

Ou seja, o Raspberry pi está dedicado a isso. Certo?

E ao nível do home assistant funciona como qualquer dispositivo MQTT? Consegues dar um exemplo? É só on/off? Com essq solução não dá para RGB e dimmers?

O RPi não precisa de estar dedicado… inclusive ja la correu o HA durante muito tempo.

O dali2mqtt expoe os balastros DALI ao HA através de MQTT. Isto quer dizer que para o HA as lâmpadas DALI são MQTT Light e fazem tudo que uma MQTT pode fazer e o DALI suporta.

O meu setup tem dimming, e em teoria pode suportar RGB (eu é que não tenho)

Diogo, obrigado pela explicação. Agora já percebi como funciona.

Já estive a ver também outras opções, que posso resumir:

Opção 01 - Hasseb dali master + Raspberry Pi com dali2mqtt + dali led driver + HA MQTT Light
Opção 02 - Olimex ESP32-POE + 0-10V PWM led driver + HA MQTT Light
Opção 03 - Arduino Modbus RTU + 0-10V PWM led driver + HA Modbus

Estou mais inclinado para a opção 2, que deverá ser mais económica.

Ainda sobre a Opção 01 - Hasseb dali master + Raspberry Pi com dali2mqtt + dali led driver + HA MQTT Light:

Que tipo de lâmpadas LED podem ser controladas pelos dali LED drivers? Existem lâmpadas E27 de LED reguláveis? Ou só podemos usar paineis e fitas LED?

@dgomes Já encontrei alguns drivers DALI da Lunatone que dá para regular lâmpadas LED 230V AC.

E quanto custam :slight_smile: ?

À volta de 60eur.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade