Sistema de rega por meteorologia - Shelly

Bom dia, basicamente sou leigo a respeito a Shelly, porém possuo uma tarefa de criar um sistema de rega automatizado por meteorologia que consistia em dias com probabilidade de 50% de chover, os regadores desligavam e em dias com até 49% de propensão de chuva, os regadores ligavam e efetuavam sua obrigação em seu horário padrão! - Se alguém tiver alguma ideia para me ajudar, estarei todo disponível! Obrigado a todos.

Bom dia, dois comentários:

  1. A minha experiência em basear o sistema de rega apenas nas previsões meteorológicas não está a ser boa (o grau de humidade do terreno depende de irrigação e de evaporação, torna-se difícil calcular essa humidade com base em previsões que estão muitas vezes erradas). No inverno tudo bem, o meu sistema quase não rega. Porém no Verão rega menos do que o necessário e ainda não consegui calibrar a rega dado que no jardim tenho zonas mais húmidas e outras com maior evaporação
  2. No meu caso a pressão da água só dá para activar dois aspersores de cada vez, tenho assim várias bombas que vou activando em sequência. E como as bombas funcionam a 24V o relé pelo qual optei foi um Sonoff 4CH Pro, dado que este relay (e outros que há no mercado) é alimentado a 220V mas pode cortar qq tensão (já os Shelly’s, de um modo geral, só cortam 220V, excepto, creio, o Shelly UNI)

Vou assim comprar sensores de humidade de solo e usar um critério de rega onde combinarei a humidade de solo medida com a previsão de chuva.

No meu caso, não sou permitido de utilizar sensores de humidade! Tenho que utilizar apenas um Shelly mesmo que não tão eficiente e no momento não sei bem como fazer!

E que tal usar um sistema de medição de pluviosidade?

Com base na pluviosidade, regam ou não…

É mais certo que a suposta probabilidade de chuva.

Portanto precisas de um trigger com base numa humidade, mas não podes usar um sensor de humidade para te dar essa leitura. Essa leitura serve para dar ordem a uma electrovalvula através do Shelly, que liga e depois desliga por tempo ou através da leitura de humidade?

Vou tentar explicar basicamente aquilo que me foi pedido: Existe um site de meteorologia chamada IPMA e nele possui uma informação de porcentagem de probabilidade de chuva no dia e com esta variável acima de 50% os regadores seriam desativados naquele dia e a baixo, ativados e tudo isso com o Shelly automático 24h! - Não posso usar sensores, arduino e nada além do Shelly! - Sou estudante de programação no 11° e não sei como vou fazer isso!

OK, então podes usar a integração do IPMA que tem um atributo humidade, e por sua vez podes programar uma automação para ligar os regadores à hora que pretendes.

Porem, uma automação feita com base nos dados da humidade do IPMA não são de fiar, pois o valor nunca bate certo com o valor real…

Para te dar um exemplo, no momento que estou a escrever esta mensagem, o IPMA diz que a humidade na minha zona é de 86% de humidade, porem a humidade medida à mesma hora no local é de 74,64%, tendo a humidade mínima sido de 37,76% às 15h53, tendo estado sempre abaixo dos 50% entre as 11h00 e as 19h00…

Pelo que entendo o nível de humidade só activa ou desactiva o sistema de rega de acordo com esse nível. Não dá qualquer ordem de arranque é isso? Isto é, coloca em standby o sistema rega logo que a humidade seja inferior a 50%. O arranque da programação de rega é dado por um programador independente. Acima dos 50% de humidade inibe completamente a rega, podendo existir ordem de arranque neste período mas está inibido. Será isto? Assim parece-me ser possivel usar apenas o shelly 1.

O problema é que o IPMA muitas vezes dá valores de humidade relativa para uma zona que estão muito acima dos valores reais nessa zona, o que vai levar a que o sistema não dispare em dias que a humidade real esteja abaixo dos 50%, mas a humidade relativa do IPMA esteja acima dos 50%.

Quando tens uma diferença de mais de 10% de humidade entre os valores do IPMA e os valores de um sensor de humidade, alguma coisa não vai funcionar corretamente…

O problema não é do Shelly, mas sim da fonte onde obténs os dados para acionar o Shelly.

Primeiramente não tem que funcionar ao 100% da perfeição, mas ao menos ativar e desativar recorrendo ao IPMA! - E agora tenho que estar utilizando um Shelly especifico que é o Shelly 2.5 e que me parece não possuir as opções para alterar o script dentro da aplicação do próprio!

Tens o plugin Smart irrigation aqui, que faz os calculos de evapotranspiração com base em sensores locais ou remotos. Inclusivamente, este plugin ajusta o tempo de irrigação dos sectores em função da humidade do solo, calculada com base nos referidos sensores.

Espero que ajude.

Usas Home Assistant certo? Para que queres alterar o firmware do prorio Shelly?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade