Foi neste forum que tomei conhecimento do Shelly UNI e das suas capacidades para “IoTizar” equipamentos antigos.
Já uso Shelly1 e Shelly1PM numa rede IoT, geridos via MQTT. Para os colcar na rede IoT comecei, se bem me lembro, por:
- Ligar os equipamentos à rede Home (2.4Hz)
- Aceder ao UI da Shelly e fazer as parametrizações necessárias, entre as quais o ssid e password da rede IoT
- Fazer as restantes parametrizações noutros sistemas (router, para fixar o IP, sistema de domótica)
Tentei pois fazer o mesmo como o Shelly UNI. No que diz respeito a 1) tudo bem, porém quando tentei mudar o ssid e password para os da rede IoT o Shelly nem sequer liga à mesma (o que confirmei na App da Unifi que gere os APs cá em casa). E o mesmo se passa se tentar fazer o passo 1) com a rede IoT. Em que é que difere a rede IoT da rede Home ?
- A rede Home não está associada a nenhuma vlan, mas a rede IoT está
- A rede IoT tem uma password mais comprida que a rede Home
- A rede IoT não tem acesso à internet (mas posso abri-lo na firewall sempre que quizer)
- O ssid da rede IoT está oculto
Também tentei parametrizar o Shelly UNI para a rede Guest. Esta difere da Home no seguinte:
- Tem uma pw mais curta
- Combina 2.4GHz e 5GHz na mesma rede
- Tem vlan associada
Aqui passa-se o mesmo que na rede IoT. O que parece ser o “denominador comum” é a existência de vlan em todas as redes wifi cá em casa, à excepção da Home.
Ando mesmo baralhado, e a pensar seriamente em flashar os UNIs com Tasmota. Alguém me pode ajudar ?
Obrigado