Shelly UNI numa rede IoT

Foi neste forum que tomei conhecimento do Shelly UNI e das suas capacidades para “IoTizar” equipamentos antigos.

Já uso Shelly1 e Shelly1PM numa rede IoT, geridos via MQTT. Para os colcar na rede IoT comecei, se bem me lembro, por:

  1. Ligar os equipamentos à rede Home (2.4Hz)
  2. Aceder ao UI da Shelly e fazer as parametrizações necessárias, entre as quais o ssid e password da rede IoT
  3. Fazer as restantes parametrizações noutros sistemas (router, para fixar o IP, sistema de domótica)

Tentei pois fazer o mesmo como o Shelly UNI. No que diz respeito a 1) tudo bem, porém quando tentei mudar o ssid e password para os da rede IoT o Shelly nem sequer liga à mesma (o que confirmei na App da Unifi que gere os APs cá em casa). E o mesmo se passa se tentar fazer o passo 1) com a rede IoT. Em que é que difere a rede IoT da rede Home ?

  1. A rede Home não está associada a nenhuma vlan, mas a rede IoT está
  2. A rede IoT tem uma password mais comprida que a rede Home
  3. A rede IoT não tem acesso à internet (mas posso abri-lo na firewall sempre que quizer)
  4. O ssid da rede IoT está oculto

Também tentei parametrizar o Shelly UNI para a rede Guest. Esta difere da Home no seguinte:

  1. Tem uma pw mais curta
  2. Combina 2.4GHz e 5GHz na mesma rede
  3. Tem vlan associada
    Aqui passa-se o mesmo que na rede IoT. O que parece ser o “denominador comum” é a existência de vlan em todas as redes wifi cá em casa, à excepção da Home.

Ando mesmo baralhado, e a pensar seriamente em flashar os UNIs com Tasmota. Alguém me pode ajudar ?

Obrigado

Experimenta expor o SSid em vez de o teres oculto…

Obrigado, mas quero mesmo ter o ssid escondido. Entretanto o UNI “brickou” (o led acende mas já não pisca), acho que tenho mesmo de o flashar, senão devolvo.

Uma coisa é quereres.ter o SSID escondido, outra completamente diferente é muitos equipamentos de IoT não gostarem de se ligar a redes com o SSID escondido.

Os equipamentos até se podem ligar mas se houver uma falha no WiFi ou a rede dor fraca não se vão tornar a ligar.

Obrigado pelo alerta. Recorda-me as unidades de ar condicionado Daikin, que só emparelham com o wifi se o WPS estiver activo, mas mesmo essas, depois de emparelhadas, funcionam bem sem WPS e com o ssid escondido, mesmo após falhas de energia.

Se o UNI não suportar o ssid escondido terei de o trocar… entretanto vou experimentar Tasmota dado que neste momento (não sei porquê) o led está aceso mas não pisca.

1 Curtiu

Flashei o UNI com Tasmota 9.4.0 e agora já não tenho problemas em ligar à rede IoT (ssid escondido, vlan tag). Nos Shelly1/1PM tenho o MongoOse v1.10.1 e funciona bem, no UNI tinha a v1.10.4, deve ser um problema da versão do MongoOse.

Não vou nem tentar actualizar os Shelly 1/1PM, não me apetece andar a desmontar interruptores caso deixe de funcionar como eu quero…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade