Shelly Plug S - atualização de estado

Shelly Plug S.
Já está no HA.
Mas se ligar no HA e depois desligar no botão da tomada não reflete o estado no HA. No HA pensa que está ligado, carrego uma vez e passa a desligado, carregou outra vez e passa a ligado e liga a tomada.
Ou, se esperar cerca de 20 segindos, o HA já atualiza o estado e a partir daí tudo bem.

É sempre uma questão de atualizar o estado.

Sou novato. Este é o primeiro dispositivo que estou a usar.

Olá.

Como é que tens a tomada integrada no HA?

É uma Shelly. A integraçãp foi automática. O HA descobriu novo dispositivo:
image
image


Logo à partida não percebo porque estão 5 inativas (indisponíveis)…

Estranho isso demorar tanto tempo.

Quanto às entidades inativas, podes ativar.

Verifica sff no log do HA se tens alguns erros relacionados com essa tomada. Se tiveres coloca aqui sff.

Tens a tomada na mesma rede do HA? Ou noutra VLAN?
Tem boa receção de WiFi?

P: Quanto às entidades inativas, podes ativar.
R: OK. Já agora, porque aparecem inativas “automaticamente”?
São entidades pouco usadas? São entidades irrelevantes?

Pelo pouco que percebo o log (Configuração / COntrolo do Servidor / Logs) não tem nada relativo a esta tomada.

P: Tens a tomada na mesma rede do HA? Ou noutra VLAN?
R: Mesma rede

P: Tem boa receção de WiFi?
R: Pois… isso pode ser uma boa questão… vou trocá-la de sítio para testes

Não sei a lógica das entidades inativas.
Mas se necessitar delas eu ativo.

Para veres o sinal wi-fi do Shelly podes aceder no browser ao IP dele. Nós Setings - device info podes ver o sinal wi-fi. ( Este é o meu pior: WiFi RSSI: -93 dBm).

Boa ideia de mudar para testes.

Mudei de lugar a tomada.
Agora está a menos de 2 metros do router, na mesma divisão.
E deixou de lhe conseguir aceder no HA e por IP.
Antes acedia calmamente por IP. Agora não.
A tomada perde definições ao ser desligada e trocada de local??? Isso não faz sentido nenhum…
Está a piscar azul lentamente (segundo o manual está em STA mode).

Tenho bastantes Shelly. No entanto não tenho nenhuma tomada dessas.
Não costuma ser normal perder as configurações.
Tens IP fixo na tomada e reserva de IP no router?
Fixar IP ajuda.

Caso seja necessário podes sempre fazer reset e ligar de novo à rede.

Tornei a ligar a tomada no sitio inicial e funcionou logo. sem problemas.

Voltei a ligar na mesma divisão do router, e até noutra tomada de parede, e o problema mantém-se.

Não fiz ainda as reservas no DHCP, mas o IP manteve-se. Se não quando a coloquei no lugar original não funcionava, e não a via por IP no browser

Reiniciei o HA.
Está na nova localização.
Já aparece no HA. Mas continuo a não ter acesso por IP.
E a questão da lentidão do update do estado mantem-se.
E o IP tem de ser o mesmo, ou então o HA não a encontrava.

Afinal parece que não… O IP mudou mesmo.

Quando o HA cria uma nova integração, refere-se ao IP dessa integração para adicionar, mas pelos vistos depois não se chateia se o IP mudar, desde que reinicie o HA…

Sempre que recebo um Shelly, a primeira coisa que faço é atribuir IP fixo e reservar no router o mesmo IP.
Defino umas quantas outras coisas (NTP server, tome zone, etc - apenas faço isto porque os meus estão isolados da NET) e só depois é que começo a utilizar o mesmo.no HA.

Isso não será uma redundancia denecessária ?
O que costumo fazer é só atribiur IP fixo nos devices (shelly, wemos, sonoff…), qd os devices não permitem (e.g. algumas cameras wifi que tenho, nest mini …etc ) só nesses casos vou ao router e defino o IP , pelo menos até agora tem resultado.

É redundante ou não. A vantagem de fazer a reserva no router é que assim dificilmente atribuo o mesmo IP a dois dispositivos. O router dá logo aviso a dizer para atribuir outro porque aquele já está em uso.
É tipo duplo check.

ok, double check é tb double work , mas uma maior segurança :wink:
Mesmo com os devices listados no excel às vezes pode acontecer, nunca me aconteceu , mas que pode pode e considerando a lei de Clark que segundo ele, o Murphy era um optimista …

Ora bem… já aprendi bastante sobre IP fixo vs DHCP.
Obrigado a todos.

Mas a questão inicial mantem-se…
Se alterar o estado no próprio device, só atualiza no HA cerca de 20 segundos depois. Mesmo estando o device na mesma divisão do router.

Experimenta configurar isso por mqtt.

Ainda não faço ideia de qual é o conceito e objetivo do MQTT, mas já percebi que muita coisa passa por aí.
Acho que tenho de estudar isso…

O protocolo MQTT existe desde 1999 e foi criado pela IBM para a comunicação entre máquinas. O protocolo foi certificado pela ISO) e é hoje em dia um protocolo bastante utilizado em equipamentos de IoT.

https://mqtt.org/


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade