Shelly EM valores negativos

Olá a todos, tenho me perdido por aqui a ler vários tópicos, obrigado pela informação que deixam ao dispor de todos, 5* ajudou bastante para conseguir instalar o HA, fazer uns gráficos e tal
Adquiri o Shelly EM para medir os consumos cá de casa e assim ter mais informação sobre o que vou precisar de potência para painéis fotovoltaicos. Mas estou a ter um problema com o Shelly, alguns valores aparecem a negativo, o Power Factor e o Reactive, já tentei encontra informação sobre isso mas não encontro, alguém sabe a razão de isto acontecer?

Podes ter o CT montado ao contrario, experimenta inverter a posição e vê se os valores aparecem positivos.

Se inverter o CT fico com esse valores positivos mas o consumo a negativo.

Então volta a colocar o CT como estava. Agora que li melhor a tua questão, ofacto de o factor de potencia ser negativo não tem problema. A energia reactiva estar a negativo, desde que os valores sejam baixos, também não há problema excepto se for um tarifário industrial.

Não sei se são valores altos, em reactive chego a ter ~900 VAR negativos no power factor 0.99 negativos, no caso do resctive o valor muda com o consumo.

Esses são valores normais para uma residência, não tens de te preocupar com isso.

Ok obrigado por tudo :wink:

Boa noite.

Aproveito este tópico visto o meu problema ser semelhante.
Tenho um Shelly EM a monitorizar o circuito que uso para carregar o meu EV ( Nissan Leaf). Sei que o carregador original do carro carrega a 10A/2300W no entanto na app do Shelly durante o carregamento apresenta sempre cerca de 7000W.

Reactive: -736VAR
Power Factor: 0.99

Pode ser do CT? Eu coloquei-lhe um CT que tinha aqui num PZEM.

Obrigado

De que forma é que tens isso integrado no HA?

Já está resolvido. Tanto no HA como na app do Shelly dava valores absurdos. Era do CT que estava a utilizar. Coloquei o CT do shelly e ficou ok.

Obrigado

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade