Shelly EM - produção fotovoltaica

Boas. Tenho uns painéis fotovoltaicos que estão ligados a uma tomada. Estou a pensar adquirir um Shelly EM e ligá-lo às saída do disjuntor principal. Se os painéis não estiverem a produzir, consigo ver na APP o consumo de energia. Se os painéis estiverem a produzir energia, o valor que vai aparecer no consumo será a diferença do consumo menos o da produção? Se não estiver a consumir nada e a produzir ao mesmo tempo, o valor que vai aparecer na APP será negativo? Caso contrário, como posso saber com o Shelly EM, os valores de consumo e de produção?
Obrigado

Em princípio o consumo aparecerá a positivo e a produção a negativo. Mas o melhor a fazer é usar dois Shellys, um para medir a produção à saída dos painéis e outro a medir o consumo à entrada do disjuntor geral. Depois é só fazer contas.

Obrigado, é isso que vou tentar fazer.

Boa noite eu vou fazer isso com 1 Shelly EM e duas sondas ligadas a ele. 1 no geral de entrada fornecedor e a outra na entrada da tomada onde os painéis injetam. Penso que a entrada irá contar a positivo e a injeção a negativo a negativo (inverter 180º a posição da sonda se der valor positivo). Mas melhor que eu os mestre poderão confirmar. Cumprimentos JF

Vai ser essa a configuração que vou fazer com o Shelly EM. Só tenho de descobrir, o que não vai ser difícil, qual o disjuntor onde está instalada a tomada que tem a ficha que vem dos painéis. Mas pronto, para começar vou fazer deste modo. Realmente é estranho a E-Redes não fornecer os dados de uma maneira clara. Toda esta área dos fornecedores e distribuidor é muito sombria…

Essa abordagem é errada. Se vão medir no disjuntor do QE vão estar a medir a produção dos painéis e simultaneamente de TODOS os equipamentos que estiverem ligados a esse circuito!

A unica medição fiável é logo à saída dos painéis, antes de ligar na tomada. Podem até usar uma tomada com medição de consumo desde que esteja dentro da capacidade da produção dos paineis.

É verdade. Estive a pensar nisso e acabei por colocar uma tomada com wifi que me dá instantaneamente os valores de produção dos painéis. Assim sei o que estão a produzir ou não, num dado momento.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade