Shelly EM em quadro trifásico

Boa noite,
Sou novato nestas andanças e estou a precisar da vossa ajuda.

Tenho um contador trifásico de 13,8 kVa, bi-horário, semanal.
Instalei um Shelly EM, não sabia que existia um próprio para trifásico…
Estou a “medir” 2 fases, as que julgo sejam as mais carregadas, mas os valores são muito confusos, ora estão a dar valores positivos ora passam para negativos.
Fiz a instalação conforme manda o manual e tive o cuidado de ver a orientação da pinça, a mesma é de 50.
Será que algum entendido pode ajudar-me a ver o que pode estar mal?

Obrigado.

O EM só consegue medir uma fase, que é a fase que está a alimentar o dispositivo.

Se colocamos uma pinça noutra fase não vai dar valores correctos pois a corrente está desfasada (explicação de nabo no que diz respeito a electricidade).

Não existem Shellys específicos para trifásico, existe sim um Shelly com três pinças. Sendo isso um QE trifásico resta saber se é industrial ou doméstico para perceber se da facto alguma coisa está mal.

É um quadro doméstico e estou a usar 2 pinças, uma em cada uma das fases, ficando uma por controlar…

Nesse caso o melhor é mudar mesmo para o 3EM porque a a medida é feita com mais precisão devido a medir individualmente a tensão de cada fase. No EM tens apenas a medição da tensão de uma fase o que gera erros na leitura se estiveres a medir fases diferentes. Independentemente disso, consumos “negativos” são relativamente normais devido a equipamentos que consomem muita recativa (placas elétricas de indução por exemplo).

https://shelly.cloud/products/shelly-3em-smart-home-automation-energy-meter/

Exxplica-me o que são esses quatro disjuntores que estão em baixo do lado direito. É que na fila de cima todos os disjuntores têm uma fase em comum…

image

Embora depois aparece isto a entrar nos ultimos 3 da direita…

Segundo o que o electricista explicou, os dijuntores de cima sao todos tomadas e os 4 de baixo sao iluminação.