Shelly EM em quadro trifásico

Boa noite,
Sou novato nestas andanças e estou a precisar da vossa ajuda.

Tenho um contador trifásico de 13,8 kVa, bi-horário, semanal.
Instalei um Shelly EM, não sabia que existia um próprio para trifásico…
Estou a “medir” 2 fases, as que julgo sejam as mais carregadas, mas os valores são muito confusos, ora estão a dar valores positivos ora passam para negativos.
Fiz a instalação conforme manda o manual e tive o cuidado de ver a orientação da pinça, a mesma é de 50.
Será que algum entendido pode ajudar-me a ver o que pode estar mal?

Obrigado.

O EM só consegue medir uma fase, que é a fase que está a alimentar o dispositivo.

Se colocamos uma pinça noutra fase não vai dar valores correctos pois a corrente está desfasada (explicação de nabo no que diz respeito a electricidade).

Não existem Shellys específicos para trifásico, existe sim um Shelly com três pinças. Sendo isso um QE trifásico resta saber se é industrial ou doméstico para perceber se da facto alguma coisa está mal.

É um quadro doméstico e estou a usar 2 pinças, uma em cada uma das fases, ficando uma por controlar…

Nesse caso o melhor é mudar mesmo para o 3EM porque a a medida é feita com mais precisão devido a medir individualmente a tensão de cada fase. No EM tens apenas a medição da tensão de uma fase o que gera erros na leitura se estiveres a medir fases diferentes. Independentemente disso, consumos “negativos” são relativamente normais devido a equipamentos que consomem muita recativa (placas elétricas de indução por exemplo).

https://shelly.cloud/products/shelly-3em-smart-home-automation-energy-meter/

Exxplica-me o que são esses quatro disjuntores que estão em baixo do lado direito. É que na fila de cima todos os disjuntores têm uma fase em comum…

image

Embora depois aparece isto a entrar nos ultimos 3 da direita…

Segundo o que o electricista explicou, os dijuntores de cima sao todos tomadas e os 4 de baixo sao iluminação.
Os dijuntores de cima fazem da direita para a esquerda fase 1, fase 2 fase 3 e depois voltam a repetir o mesmo mais 2 vezes.

O SHELLY 3EM é trifásico e tb pode ser configurado / ligado como medidor de 3 fases em monofásico.
ver esquemas em: https://shelly.cloud/knowledge-base/devices/shelly-3em/

1 Curtiu

Para os demais interessados, deixo aqui um template para medir trifásico com três pinças num shelly 3EM:

configuration.yaml

template: !include template.yaml

template.yaml

- sensor:
    - name: "Energy Total"
      unique_id: energy_total
      state: >-
        {{ states('sensor.3em_channel_a_energy')|float + 
           states('sensor.3em_channel_b_energy')|float + 
           states('sensor.3em_channel_c_energy')|float }}
      unit_of_measurement: "kWh"
      device_class: energy
      state_class: measurement
      attributes:
        last_reset: "1970-01-01T00:00:00+00:00"
    - name: "Power Total"
      unique_id: power_total
      state: >-
        {{ (states('sensor.3em_channel_a_power')|float + 
            states('sensor.3em_channel_b_power')|float + 
            states('sensor.3em_channel_c_power')|float) }}
      unit_of_measurement: "W"
      device_class: power
      state_class: measurement

A entidade criada por este template irá ficar disponível no painel de energia e pode ser utilizada no “Grid Consuption”.

2 Curtiram

Pronto, acabei de comprar um Shelly 3EM.

@Luis_Andrade , depois se poderes explicas isso, era optimo.

A configuração não é nada de especial com a integração da shelly. A parte mais importante foi a que coloquei mais acima para poderes utilizar no Energy… qualquer das formas, estamos aqui para ajudar no que for necessário se tiveres alguma dificuldade.

Já é possível usar o state_class: total_increasing no novo template:

2 Curtiram

@Luis_Andrade , Utilizar no energy!!! Estou mesmo a leste disto tudo…

O meu EM por defeito, se ligasse as duas pinças de forma igual, dava uma com valor positivo e outra com valor negativo. (calculo que o suposto seria ligar a pinça do valor negativo a uma fonte de energia e não medir mais um consumo.) resolvi invertendo.

Se o seu gráfico está a somar os 2 valores e a fazer a média é normal essa apresentação.

Não sei se poderá ser esse o problema mas são os 2 cêntimos que tenho da minha experiência.

Cumprimentos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade