Shelly e Broadlink deixaram de funcionar

Boas pessoal,
depois do último update, fiquei sem acesso aos meus switches da Broadlink e da shelly.
Tenho este erro no log: “Setup failed for switch: No setup function defined.” e aparece me “Entity not available”.

Para os shelly, uso um componente (já tentei seguir a estrutra de pastas novas com o manifest.json e o init.py) “https://gist.github.com/ispiropoulos/90a5f215e71f4dde635e3e3407fb5804” e depois tenho um ficheiro switch.yaml onde estão definidas as configurações.

  - platform: shelly
    switches:
      shelly_switch:
        name: "Sala - Luzes"
        path: /relay/0 (optional, defaults to /relay/0)
        host: xxx.xxx.xxx.xxx
        username: xxxxxx
        password: xxxxxx

Para os broadlink, nesse mesmo ficheiro tenho esta configuração:

  - platform: broadlink
    host: xxx.xxx.xxx.xxx
    mac: 'xxxxxxxxx'
    timeout: 15
    switches:
      ac_corredor:
        friendly_name: "AC Corredor"
        command_on: 'xxxx=='
        command_off: 'xxxx=='
        

Já perdi horas nisto e não consigo por a funcionar, alguma ajuda possível?
Obrigado

Já conseguiste resolver? Ainda não actualizei o Hassio por causa do broadlink.

Ainda não, não consigo perceber…

Penso que houve alterações na configuração do broadlink.
Agora é necessário usar o smartir.
Será esse o problema?

Tenho de ver o smartir, e em relação ao Shelly, alguém sabe alguma coisa?

Quanto ao Shellly não consigo ajudar.

Para o smartir, talvez este link ajude: https://github.com/smartHomeHub/SmartIR

obrigado, vou ver…

Porquê não usas o mqtt do shelly?

Eu também tenho firmware original shelly e sinceramente, desde que possibilitaram integração via mqtt nem vejo necessidade de flashar.

Tenho interruptores e estores com shelly 1. 2 e 2.5 e todos a funcionar impecável e sem a necessidade de dependeres de componentes custom.

Se precisares de ajuda na configuração avisa por mqtt avisa.

Broadlink passou a ser smartir e ainda requer bastantes alterações na configuração. Presumo que seja esse o caso.

Já agora, dei uma vista de olhos no github e de facto é um problema do componente shelly que aparenta não ter a estrutura certa e há algumas pessoas com o mesmo problema. Havendo uma solução certamente sera aqui:

Mas volto o insistir no mqtt para não ficares com estas preocupações e porque ao ler o git este componente parece ter pouco suporte.

Mas para configurar como mqtt tenho de flashar os shelly, certo?

Em relação aos shelly, alterei a estrutura das pastas e já funciona, deixa um prtscreen se ajudar alguém.
57621202-5be98000-757a-11e9-89ba-b458046a77e4

Não precisas de flashar. Basta assegurar que tens os updates com um firmware relativamente recente.

Depois basta acederes à configuração via interface web ou aplicação shelly e configurar o servidor mqtt, username e pssword e já está!

Não tenho nenhum dos shelly flashados com outros firmwares e não vejo mesmo necessidade no meu caso de o fazer.

Quando usas o mqtt perdes o acesso via cloud da shelly, mas isso até são boas noticias para nao deixar esse buraco aberto.

Se precisares avisa que faco uns prints e um exemplo com um interruptor. Se tiveres hassio a instalação do mqtt broker também é simples e ficas com algo muito mais robusto.

É o minimo que posso fazer por ti depois de ter usado todos os teus esquemas shelly como base para ligar os meus interruptores. :smile:

Lol, temos de ser uns para os outros. A verdade é que estes shelly são um achado!
Vou tentar Mqtt broker, vou estudar isso amanhã, se tiver dúvidas aviso. Obrigado.

Bom, aqui estou eu então pedir ajuda para configurar com o Mqtt. Já instalei o Mosquitto broker, configurei com um novo utilizador, configurei o shelly para Mqtt e acrescentei estas linhas no yaml:

  - platform: mqtt
    name: "Factory Shelly2 MQTT 1"
    state_topic: "shellies/shellyswitch-XXXXXX/relay/0"
    command_topic: "shellies/shellyswitch-XXXXXX/relay/0/command"
    payload_on: "on"
    payload_off: "off"
    retain: false

Obrviamente, alguma coisa correu mal. Alguma sugestão?

Afinal, já consegui :slight_smile:
Estava mal o nome, em vez de shellyswitch, coloquei shelly1 e já funciona. E era de facto simples. Fazes mais alguma coisa com o Mqtt?

Tenho nos shelly todos e também uso com o zigbee (no zigbee2mqtt).
A resposta super rápida e muito fiável. Estou muito satisfeito!

Nice! Obrigado pela dica.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade