Shelly 2pm não sobe nem desce os estores

Bom dia pessoal,

Comprei recentemente um shelly 2pm para controlar um estore do quarto.
A parte das ligações tenho a certeza que estou a ligar bem, porque funciona assim que lhe dou energia.

O meu problema é:
Faço a calibração do estore normalmente pela aplicação, mas o que me acontece a seguir é que é estranho. Ao comandar a subida, o estore sobe bem, mas ao comandar a descida ele fica parado a cerca de 20cms do chão e nunca mais mexe, nem se premir os botões (que eu já tinha testado antes e funcionavam).
Tento fazer vários comandos e oiço os relés do shelly a atracar, mas o estore não mexe uma palha.

Pensei ter queimado o motor, mas se repuser a instalação que estava antes, funciona (mas tenho de esperar uns 10 minutos para que torne a funcionar) - Parece-me que poderá ser relacionado com o facto de ser uma carga indutiva (motor).

Numa 2a abordagem, não fiz a calibração do shelly e defini os valores máximos de movimento para o máximo (300s), mas passado algum tempo a fazer movimentos, o estore tornou a ficar parado a 20cms do chão e nunca mais mexeu.

Alguém sabe o que poderá ser? Teve algum caso idêntico?
Poderá ser necessário instalar os RC snubbers da Shelly?

Desde já obrigado

se ouves os reles do shelly a ligar e o motor não mexe é porque tens um problema mecânico no teu estore… ainda mais para parar sempre a 20cm do fim parece algo muito estranho…
o shelly está ligado a um interruptor duplo, simples com encravamento mecânico? os cabos vão do shelly directo ao motor?

os RC snubbers são necessários para teres mais longevidade dos reles, os mesmos sempre que abrem e fecham geram arco eléctrico(devido á carga indutiva) e o RC vai reduzir o arco eléctrico o que significa mais ciclos de fecho abertura até á falha do mesmo. resposta simples, sim deverias aplicar os filtros.

Obrigado @Duarte_Santos

Eu acho que a questão de ter um problema mecânico no motor do estore não se aplica. Digo isto, porque com a instalação elétrica base (sem o shelly), o estore funciona sem qualquer problema - abre e fecha totalmente.

O shelly está ligado a um interruptor duplo.

Os cabos do shelly saem para um ponto de apoio intermédio, mas é uma ligação 1 para 1 e aí não há
problemas que eu já medi com um multímetro.

Acho que o “truque” está na introdução do shelly, pois sem o shelly o estore funciona bem.

no site que te indiquei onde tem os filtros RC indica que o shelly sem os filtros pode apresentar anomalias deste tipo… não é de todo incomum acontecer defeitos por causa de back EMF.

Se tens mesmo a certeza que está tudo ok na instalação eléctrica e não existe um bloqueio mecânico no estore, experimenta aplicar os filtros e depois testa tudo novamente.

Deixa o teu Feedback depois aqui para eu saber.

Aqui tenho uma ilustração da montagem que deixa de subir/descer com o shelly (nok)

Penso estar tudo em conformidade.

1 Curtiu

parece tudo OK! não vejo erros nas ligações assumindo que está tudo ligado como está aqui e todos os cabos estão com bom contacto.

Avança para os Filtros e testa isso, o preço deles não é exagerado e pode resolver o teu problema, no mínimo prolongas o tempo de vida do shelly.

Eh páh, a nível de instalação estou tranquilo.

Com a instalação base (imagem acima), funciona tudo bem.

O meu problema está no shelly. Deve haver alguma definição que deve estar a provocar o mau funcionamento.

Em todo o caso, no próximo fim de semana já tento meter os RC snubbers e vê se acontece alguma coisa diferente (para melhor espero)

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade