Shelly 2.5 temperatura

Boas

Hoje fiz uma instalação de um shelly 2.5 numa caixa de derivação. A ideia era controlar uma luz da casa de banho (14w) e um extrator (5w se bem me lembro).

A instalação correu bem. Usei conectores wago 2273 e fio unifilar de 1.5mm H07V-U (creio ser o típico para iluminação).

Após a instalação e, sem carga, a temperatura reportada pelo shelly era de 52ºC o que só por si me deixou um pouco apreensivo…

Depois fiz o teste com os aparelhos ligados (estamos a falar de ~20W) e passado 15 min a temperatura atingiu os 73ºC

A questão que me coloco é se este aparelho é sequer seguro para instalar quer em caixas de derivação, quer em caixas de interruptor…bem sei que haverá diferença entre a temperatura da caixa do shelly e a temperatura reportada pelo controlador…mas não estou à espera de uma redução significativa num ambiente fechado.

Depois olhando para as especificações dos componentes que tinha à volta…o cabo aparenta estar projetado para temperaturas máximas de 70ºC… e os wago para 60ºC…

Gostaria de saber a vossa opinião acerca do assunto e se têm utilizado este aparelho em situações identicas…

Isso é o normal no Shelly 2.5

Aos 90ºC eles desligam-se.

Estás a registar esses dados com o Home Assistant?

Obrigado pela resposta. Sim registei os tempos com o HA.

Outra coisa que reparei no manual foi a recomendação de usar cabo unifilar com PVC 105°C … não faço ideia onde se arranja isso…mas trocar os cabos da caixa só por isto não me agrada muito…

Na tua análise, não estás a ter em consideração o fator de proporção que a temperatura exterior venha afetar o aumento da interior. Só o oposto. Ou seja, caso a temperatura exterior venha a subir (até com origem na interior), a interior irá subir rapidamente ou proporcionalmente (no mínimo) ao ponto em que vai entrar em acção a protecção interna para desligar o equipamento.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade