Shelly 2,5 tasmotizado para controlar estore

Boas.
Tenho um shelly 2.5 com o Tasmota instalado a controlar um estore. Pelo IP consigo controlar o estore sem qq problema mas não consigo fazer a integração no HA a não ser com o setoption 19 mas desse modo não consigo configurar como controlo de estore.
Tenho o hassio correr num RPi 3b. Tenho o addon mosquito. Envio a porção do configuration.yaml do estore para me darem uma ajuda sff.
Nota: com o MQTT Explorer consigo abrir e fechar o estore sem problemas.

cover:
  - platform: mqtt
    name: "Estore suite"
    availability_topic: "estore_suite/tele/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    position_topic: "estore_suite/stat/Shutter1"
    position_open: 100
    position_closed: 0
    set_position_topic: "estore_suite/cmnd/ShutterPosition1"
    command_topic: "estore_suite/cmnd/Backlog"
    payload_open: "ShutterOpen1"
    payload_close: "ShutterClose1"
    payload_stop: "ShutterStop1"
    retain: false
    optimistic: false
    qos: 1 digite ou cole aqui o código

Tenta seguir este tutorial: 📑 MadBlinds v2 - Como Controlares os estores eléctricos e "estimares" a sua posição (Desactualizado)

Posso perguntar porque é que instalou Tasmota no Shelly?

Tenho um total de 15 estores em casa (sim, sim, eu sei) com Shelly 2 ou Shelly 2.5 e com software original (que leva updates regulares publicados pela Shelly).

Só tive que calibrar cada um deles (via interface web) e activar o modo mqtt (again, via interface web) e a integração com o HA foi directa:

- platform: mqtt
  name: Office Shutter
  command_topic: "shellies/shellyswitch-XXXXXX/roller/0/command"
  position_topic: "shellies/shellyswitch-XXXXXX/roller/0/pos"
  set_position_topic: "shellies/shellyswitch-XXXXXX/roller/0/command/pos"
  qos: 1
  retain: false
  payload_open: "open"
  payload_close: "close"
  payload_stop: "stop"
  position_open: 100
  position_closed: 0
  optimistic: false

Tirando uns Sonoff que tenho parados nunca brinquei a sério com Tasmota e acredito que seja muito muito bom, mas não percebo a necessidade de alterar o software quando, para o original faz tudo o necessário (não é uma critica, mas uma observação pessoal).

Existem diversos motivos. Contudo, depende das necessidades individuais de cada um como: ter regras, serem controlados/controlar por knx por ip,… e, obviamente, conhecer o que está no código a correr no equipamento.

Se os shelly estiverem isolados da internet e não existir necessidade de algo específico, o firmware de origem será o suficiente.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade