Shelly 2.5 "estore" com sensor

Boa tarde,

Tenho vários shelly2.5 a funcionar com estores elétricos mas estou a tentar controlar a cobertura da piscina que de momento utiliza um interruptor chave com 2 posiçōes. A piscina em causa tem um gradeamento a toda a volta por isso a automatização não irá por a segurança em causa.

Pensei que o esquema de ligação seria semelhante aos estores no entanto existe uma placa controladora onde as sondas ligam que detetam se a cobertura está totalmente aberta ou fechada. Devido a isto acho que näo posso utilizar as saìdas O1 e O2 do Shelly para ligar ao motor pois desta maneira iria estar a ignorar os sensores que se encontram ligados ao controlador.

Uma alternativa seria remover a chave e substituir pelo shelly mas gostaria de manter ambas as opçõs.
Uma outra coisa estranha é o facto de com o busca polos só me acusa corrente no fio castanho de entrada (lado direito) e em mais lado nenhum mesmo que o motor esteja em funcionamento.
Alguém sabe se é possível utilizar o shelly para este efeito?

Link para esquemas de ligaçäo


A alimentaçäo é o cabo do lado direito, o do meio é do interruptor e o da esquerda é o que vem do motor.

O modelo é unicum an1072f

Obrigado pela ajuda.

Nunca vi esse circuito ao vivo. Mas penso que funciona tal e qual um interruptor… Se for esse o caso é ligar lá o shelly 2.5. Mas estou só a especular. Espera por mais opiniões. O esquema não dá para abrir.

Pelo esquema não será que isso funciona a 30V AC?

Sugiro que verifiques com um multímetro essas ligações.
O Shelly 2.5 apenas funciona entre 110-230V AC ou
24-60 DC.

Medi tudo com um multímetro e de facto funciona tudo a 30V DC (daí que não dava leitura no busca polos).
O shelly suporta DC no entanto continuo com umas dúvidas, visto que o motor tem que ser operado através do controlador (para utilizar os sensores) nunca poderei utilizar os outputs do shelly para ligar directamente ao motor como num estore convencional. Será que é possível ligar a saída da shelly ao input do interruptor no controlador? Ou existe outra alternativa?

Se a chave liga e desliga o motor da cobertura podes ligar o Shelly em paralelo e assim funciona das duas maneiras.

Tens a certeza que isso é DC? Pelo símbolo do esquema tenho dúvidas…

Sim, acho q o esquema tem um erro pois devia dizer 230 e não 30 na entrada. Olhando para os reles no controlador consigo ver que dizem 30v DC


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade