Shelly 2.5 a interagir com sensor de contacto

Boa noite a todos,

Conforme sugerido pelo Rodolfo Vieira, passei este tópico do Facebook para este forum…

A minha dúvida é a seguinte, tenho um Shelly 2.5 que controla o blackout da minha janela, mas quero que fique inativo (tecla física e HA) sempre que a janela estiver aberta (sensor de contacto). Sugerem alguma automação no HA ou até mesmo em Node-Red? Obrigado

Conta mais um pouco do cenário que pretendes alcançar…
Pelo o que entendi, pretendes que ninguém feche a cortina tanto no HA como no botão fisico é isso?

Certo, a janela abre 90° para o interior da habitação, se estiver aberta e alguém acionar o fecho do blackout o mesmo fica danificado, toda a casa está assim é tenho filhos :wink:.

Tenho instalado Shelly 2.5 e sensores de porta ZigBee da Aqara, todos eles integrados com HA.

Sim podes fazer uma automação em NR caso queiras para evitar o fecho…Mas julgo que se houver insistência a clicar no interruptor não será muito bom…o que a automação vai fazer é dar um pedido “off” a seguir ao pedido “on”…

Quanto ao UI eles (teus filhos) também tem acesso fácil ao HA?

1 Curtiu

A solução para o teu problema é simples. Flashas Tasmota no Shelly, metes em modo detached para o botão não accionar os reles e crias no HA um input boolean que fica activo quando a janela está aberta. Depois usas esse input boolean como condição para impedir o blackout de descer se a janela estiver aberta.

1 Curtiu

Creio que não será necessário “flashar” o Tasmota. O firmware original do shelly tem a opção “Detached Switch” no input button mode.

1 Curtiu

Bom dia, os miúdos não têm acesso ao HA, mas podemos não saber que a janela está aberta e acionar o mecanismo pela SIRI ou Alexa :grimacing:

Bom dia Jorge,
Obrigado pelo feedback, flashar tasmota apenas para ter acesso ao “detached mode”? A rotina bolean criava em automação no HA, script ou NR?

@danyps o user @Nuno.Cardoso disse que o shelly tem essa opção de origem, eu não conheco os shellys na sua configuração, mas é uma ideia.

1 Curtiu

Aqui está a opção. Estou a aceder ao shelly 2.5 configurado para estores via browser (IP do Shelly).

1 Curtiu

Podes criar a automação onde quiseres mas a Alexa ou a SIRI actuam directamente no Shelly ignorando o HA por isso disse para flashar Tasmota.

Se estiver em detached mode julgo que não deve atuar diretamente sobre o shelly sem passar pelo HA, mas vou testar esta semana. Obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade